CUIABÁ

MATO GROSSO

Sesp envia equipes das Polícias Militar e Civil para Lucas do Rio Verde

Publicados

MATO GROSSO

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) enviou, nesta segunda-feira (04.11), equipes de policiais civis e militares de Cuiabá para reforçar a segurança na cidade de Lucas do Rio Verde (a 330 km de Cuiabá), após atentado a um escritório de advocacia ocorrido no último sábado (02).

Dois homens em uma motocicleta foram flagrados efetuando disparos contra o local. Até o momento, sete pessoas foram detidas, das quais duas confessaram ser o autor e o passageiro da moto que realizaram o atentado ao escritório.

Ao todo, foram deslocadas duas equipes da Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam) e uma do motopatrulhamento do Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (Raio), da Polícia Militar, além de duas do Grupo de Operações Especiais (GOE) e uma da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO) da Polícia Civil, para intensificar as rondas ostensivas e repressivas, assim como os procedimentos de investigação.

O secretário de Segurança Pública, coronel PM César Roveri, destacou que as forças policiais iniciaram uma operação integrada voltada para apuração do atentado e para garantia da segurança da população de Lucas do Rio Verde.

“Desde o primeiro momento, as polícias Civil e Militar entraram em ação e, ao longo desta semana, realizaremos uma operação contínua, que abrange tanto a investigação do atentado, quanto a repressão a outras ações criminosas envolvendo os suspeitos detidos”, afirmou.

Leia Também:  Secretaria de Saúde realiza primeira distribuição do programa Remédio em Casa

Investigação e prisões

A Polícia Civil de Lucas do Rio Verde, assim que tomou conhecimento dos fatos, iniciou as investigações para apurar a motivação e identificar os autores dos crimes. Foram abertos os procedimentos com solicitações de perícia aos locais atingidos, escuta da vítima e outras testemunhas, além de realizar diligências constantes para esclarecer a motivação dos ataques.

A Polícia Militar, por meio do 13º Batalhão e da Cavalaria de Lucas do Rio Verde, iniciou diligências para localizar os envolvidos. Na noite de sábado, por volta das 21h, uma equipe da Cavalaria abordou um veículo Fiat Uno, que saía de uma residência no bairro Jaime Seiti Fuji de forma suspeita.

Durante a revista pessoal e a vistoria no carro, os policiais encontraram R$ 6,3 mil em dinheiro e porções de maconha e cocaína. Questionado pela PM, o suspeito afirmou ser integrante de uma facção criminosa responsável pela distribuição de drogas e recolhimento do dinheiro proveniente do tráfico de entorpecentes.

Para a PM, o criminoso também afirmou possuir mais drogas dentro da casa de onde havia saído. Os policiais retornaram ao local e encontraram mais quatro tabletes de maconha e outras porções de entorpecentes.

Leia Também:  Coleta seletiva e reaproveitamento no TCE-MT viram tema de projeto que concorrerá a prêmio nacional

Também na casa, foram localizadas oito munições de calibre .40. Ao ser perguntado sobre o material, o suspeito confessou que teria sido o autor dos tiros que atingiram o escritório de advocacia. O homem ainda afirmou que o crime foi a mando da mesma facção a qual pertence, por conta de um suposto desacordo comercial.

Na manhã de domingo (03), a residência do advogado foi novamente alvo de disparos. Na mesma noite, por volta das 21h, um segundo suspeito foi preso em uma residência e confessou ter participado do atentado ao escritório junto ao primeiro suspeito detido. No local, a polícia prendeu mais dois homens e apreendeu 34 porções de maconha e três de cocaína, todas prontas para venda. Os três suspeitos foram encaminhados para averiguação na delegacia.

Mais tarde, outra equipe da Cavalaria avistou um homem correndo para o interior de uma casa ao perceber a aproximação da viatura, carregando uma camiseta nas mãos. Os policiais fizeram acompanhamento e no imóvel, encontraram mais dois suspeitos .

A camiseta que o suspeito segurava tinha caraterísticas semelhantes as utilizadas pelos autores dos disparos ao escritório de advocacia. Diante dos fatos, o trio foi encaminhado para Delegacia de Polícia para averiguação.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

ALMT aprova em 1ª votação projeto que destrava emendas

Publicados

em

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou em primeira votação, na sessão desta quarta-feira (21), o Projeto de Lei nº 546/2026 , de autoria do deputado estadual Gilberto Cattani (PL), que altera a Lei Estadual nº 10.587/2017 para permitir que emendas parlamentares sejam destinadas de forma direta e simplificada às Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) e a outras entidades sem fins lucrativos que atendem pessoas com deficiência.

Pelo texto, as emendas individuais e de bancada poderão ser repassadas por meio de termo de fomento, sem chamamento público quando os recursos forem provenientes de emendas parlamentares, possibilidade já prevista na legislação federal (Lei nº 13.019/2014). A indicação do parlamentar deverá conter a identificação da entidade, a finalidade pública, o valor e o órgão estadual responsável pela execução.

Para Gilberto Cattani, o excesso de burocracia tem dificultado o direcionamento de emendas às instituições e impedido que os recursos cheguem a quem precisa.

“Temos tentado mandar emendas para as Apaes e temos conseguido, mas a burocracia é gigantesca. Muitas vezes a gente tem que mandar para uma secretaria da Prefeitura para que ela faça o repasse, e isso muitas vezes inviabiliza. Existem situações em que as emendas foram, inclusive, devolvidas porque não conseguiram chegar ao destino final”, disse o deputado.

Leia Também:  Projeto do MPMT prevê capacitação de 1,8 mil servidores

O projeto também determina que o governo adote um rito simplificado e prioritário, exigindo apenas os documentos indispensáveis. Pendências meramente formais não poderão impedir o andamento do processo, e a entidade deverá receber notificação e prazo para corrigir eventuais falhas, além de orientação do órgão estadual sobre o plano de trabalho, a documentação e a prestação de contas.

Questionado sobre o projeto, o parlamentar reafirmou a importância das associações para os municípios. “As Apaes têm um papel fundamental de acolhimento a pessoas com alguma deficiência, mas também para as famílias dessas pessoas. Nós queremos que elas recebam esse recurso sem burocracia, de forma simples e direta. O nosso projeto faz com que a emenda possa ser direcionada diretamente para a instituição, de maneira muito simplificada. E isso vai trazer um benefício enorme para essas pessoas que precisam das Apaes em todo o estado”.

Os recursos poderão ser utilizados na manutenção das entidades, na aquisição de equipamentos e veículos adaptados, além da realização de obras e reformas. A proposta mantém a exigência de plano de trabalho, fiscalização e prestação de contas. O órgão estadual também não poderá recusar a execução da emenda com base em exigências burocráticas sem amparo legal.

Leia Também:  Presidente do TCE-MT recebe contas anuais do governo do estado

Na justificativa, o deputado destaca que as Apaes têm papel histórico na assistência, na educação, na habilitação e na inclusão de pessoas com deficiência e que, em muitos municípios mato-grossenses, suprem lacunas na atuação do poder público. Segundo o texto, o excesso de exigências, a demora na análise e a insegurança quanto à execução dificultam a chegada dos recursos às instituições que prestam atendimento.



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA