CUIABÁ

MATO GROSSO

Convocados do programa SER Família CNH Social têm até sexta-feira (1º) para apresentar documentos no Detran

Publicados

MATO GROSSO

Os convocados do sexto lote do programa SER Família CNH Social têm até sexta-feira (1º de novembro) para comparecer nas unidades do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e fazer a abertura do processo de obtenção da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Os candidatos devem apresentar documento pessoal com foto (em bom estado de conservação) e o CPF. A relação dos 1.576 convocados está disponível no Diário Oficial do Estado do dia 21 de outubro de 2024. Clique aqui para conferir o edital.

Foram convocados 704 candidatos do cadastro de reserva, 730 candidatos da segunda chamada, que não compareceram ao Detran no primeiro chamamento público, e 142 pessoas de municípios que ainda não haviam sido contemplados em sua totalidade pelo programa.

O SER Família CNH Social, idealizado pela primeira-dama do Estado, Virginia Mendes, vai fornecer a primeira Carteira Nacional de Habilitação gratuitamente para 10 mil pessoas de baixa renda em Mato Grosso.

Até o momento, mais de 600 beneficiários já concluíram o processo de primeira habilitação e receberam suas Carteiras Nacionais de Habilitação em todo o Estado.

Leia Também:  Secel abre inscrições para o Fórum de Bibliotecas Públicas

Os candidatos convocados devem comparecer aos seguintes locais de atendimento, sem necessidade de agendamento:

  • Em Cuiabá, o atendimento será de terça a sexta-feira, das 8h às 16h, na sede do Detran-MT, localizada na Avenida Doutor Hélio Ribeiro, nº 1.000, Centro Político Administrativo.
  • Em Várzea Grande, será de terça a sexta, das 10h às 18h, no Centro Estadual de Cidadania do Várzea Grande Shopping.
  • No interior do Estado, o atendimento será de terça a sexta, das 8h às 16h.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

ALMT aprova em 1ª votação projeto que destrava emendas

Publicados

em

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou em primeira votação, na sessão desta quarta-feira (21), o Projeto de Lei nº 546/2026 , de autoria do deputado estadual Gilberto Cattani (PL), que altera a Lei Estadual nº 10.587/2017 para permitir que emendas parlamentares sejam destinadas de forma direta e simplificada às Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) e a outras entidades sem fins lucrativos que atendem pessoas com deficiência.

Pelo texto, as emendas individuais e de bancada poderão ser repassadas por meio de termo de fomento, sem chamamento público quando os recursos forem provenientes de emendas parlamentares, possibilidade já prevista na legislação federal (Lei nº 13.019/2014). A indicação do parlamentar deverá conter a identificação da entidade, a finalidade pública, o valor e o órgão estadual responsável pela execução.

Para Gilberto Cattani, o excesso de burocracia tem dificultado o direcionamento de emendas às instituições e impedido que os recursos cheguem a quem precisa.

“Temos tentado mandar emendas para as Apaes e temos conseguido, mas a burocracia é gigantesca. Muitas vezes a gente tem que mandar para uma secretaria da Prefeitura para que ela faça o repasse, e isso muitas vezes inviabiliza. Existem situações em que as emendas foram, inclusive, devolvidas porque não conseguiram chegar ao destino final”, disse o deputado.

Leia Também:  Período de matrículas na rede estadual termina nesta sexta-feira (14)

O projeto também determina que o governo adote um rito simplificado e prioritário, exigindo apenas os documentos indispensáveis. Pendências meramente formais não poderão impedir o andamento do processo, e a entidade deverá receber notificação e prazo para corrigir eventuais falhas, além de orientação do órgão estadual sobre o plano de trabalho, a documentação e a prestação de contas.

Questionado sobre o projeto, o parlamentar reafirmou a importância das associações para os municípios. “As Apaes têm um papel fundamental de acolhimento a pessoas com alguma deficiência, mas também para as famílias dessas pessoas. Nós queremos que elas recebam esse recurso sem burocracia, de forma simples e direta. O nosso projeto faz com que a emenda possa ser direcionada diretamente para a instituição, de maneira muito simplificada. E isso vai trazer um benefício enorme para essas pessoas que precisam das Apaes em todo o estado”.

Os recursos poderão ser utilizados na manutenção das entidades, na aquisição de equipamentos e veículos adaptados, além da realização de obras e reformas. A proposta mantém a exigência de plano de trabalho, fiscalização e prestação de contas. O órgão estadual também não poderá recusar a execução da emenda com base em exigências burocráticas sem amparo legal.

Leia Também:  Secel abre inscrições para o Fórum de Bibliotecas Públicas

Na justificativa, o deputado destaca que as Apaes têm papel histórico na assistência, na educação, na habilitação e na inclusão de pessoas com deficiência e que, em muitos municípios mato-grossenses, suprem lacunas na atuação do poder público. Segundo o texto, o excesso de exigências, a demora na análise e a insegurança quanto à execução dificultam a chegada dos recursos às instituições que prestam atendimento.



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA