CUIABÁ

MATO GROSSO

Evento “Movimento Paz e Conciliação” será realizado em Rondonópolis de 4 a 8 de novembro

Publicados

MATO GROSSO

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da Comarca de Rondonópolis, sob coordenação do juiz Wanderlei José dos Reis, promove de 4 a 8 de novembro o evento “Movimento Paz e Conciliação”, realizando várias ações e projetos entregues à sociedade local no âmbito do sistema autocompositivo e da Justiça restaurativa, em parceria com o Núcleo Gestor da Justiça Restaurativa (NugJur) e Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), do Tribunal de Justiça. 
 
O evento contará com a participação da presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargadora Clarice Claudino da Silva, do desembargador Mário Roberto Kono de Oliveira, coordenador do Nupemec, do juiz coordenador do Cejusc de Rondonópolis, Wanderlei José dos Reis e do prefeito José Carlos do Pátio.
 
 A programação começa no dia 4, às 8h, com a solenidade de certificação dos facilitadores dos círculos de construção de paz do município, que será realizada no Tribunal do Júri do Fórum de Rondonópolis. 
 
Às 10h, será realizada a premiação do Projeto “Prêmio Acadêmico de Conciliação”, iniciativa do Cejusc local, seguida da solenidade de assinatura dos Termos de Cooperação Técnica sobre mutirão fiscal e colaboração com o Procon municipal, entre o Nupemec, Cejusc e o Município de Rondonópolis, também no Tribunal do Júri. 
 
No período da tarde, às 15h, será ministrada a palestra “Judiciário e Lojistas: entenda o papel do Poder Judiciário de Mato Grosso em reaver, de forma simples, ativos de lojistas”, pelo desembargador coordenador do Nupemec, Mário Kono. A palestra será realizada no auditório da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Rondonópolis.
 
Ainda no mesmo dia, às 19h, o desembargador coordenador do NUPEMEC ainda ministrará palestra aos acadêmicos da universidade Anhanguera, no auditório do prédio Ministério Público, tratando do seguinte tema: “Métodos Autocompositivos na Resolução de Conflitos”. 
 
Também, no dia 7 de novembro, às 19h, será ministrada uma palestra sobre o sistema multiportas e a autocomposição a acadêmicos da Faculdade Fasipe, pelo juiz coordenador do Cejusc Rondonópolis, Wanderlei José dos Reis, na própria faculdade. 
 
O “Movimento Paz e Conciliação em Rondonópolis” coincide com a 19ª Semana Nacional de Conciliação em todo o Poder Judiciário brasileiro e, só no Cejusc local, estão ainda previstas mais de 300 audiências de conciliação e de mediação, englobando também um mutirão de audiências com a Cooperativa Sicredi Integração. 
 
O juiz coordenador do CEJUSC, Wanderlei José dos Reis, sintetizou a importância do movimento para a comarca: “trata-se de um grande movimento em que o Poder Judiciário de Mato Grosso e Cejusc local reúnem esforços para implementação de novas políticas de pacificação para Rondonópolis, somando àquilo que vem sendo se consolidando em todo Estado. Teremos a implantação da Justiça Restaurativa em toda a rede pública local e várias outras ações. Temos a certeza de que essas iniciativas serão benéficas e estamos satisfeitos em poder colaborar com essa tarefa”. 
 
#Paratodosverem 
Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Descrição de imagem: arte gráfica digital vertical com a logo da gestão, fundo terracota e uma planta germinando na terra. Ao centro, o nome do evento “Movimento Paz e Conciliação”, acima, a logo Semear a Paz, Fortalecer a Justiça 2023|2024. Uma faixa preta escrito “em Rondonópolis/MT De 4 a 8 de novembro de 2024. Realização: Nugjur, Cejusc e Nupemec. 
 
Mylena Petrucelli 
Coordenadoria de Comunicação do TJMT 
imprensa@tjmt.jus.br
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Politec realiza a última Reunião Gerencial do ano
Propaganda

MATO GROSSO

Coronel Roveri destaca investimentos e redução de crimes durante passagem pela Sesp-MT

Publicados

em

Reprodução

O coronel César Roveri voltou a destacar, nas redes sociais, ações e resultados relacionados ao período em que esteve à frente da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT).

Em uma publicação no Instagram, Roveri reuniu registros de iniciativas desenvolvidas durante sua gestão e mencionou investimentos no fortalecimento das forças de segurança, uso de tecnologia, integração entre as instituições e estratégias de enfrentamento à criminalidade.

Entre as ações citadas está o programa Vigia Mais MT, que ampliou o uso de câmeras de monitoramento em municípios do Estado. A tecnologia passou a ser utilizada como ferramenta de apoio às forças policiais, além de auxiliar em operações e no monitoramento de áreas estratégicas.

Dados divulgados pela Segurança Pública também apontaram redução em determinados indicadores criminais no período. Em 2024, os roubos de veículos em Mato Grosso registraram queda de 28% em relação ao ano anterior. Os furtos de veículos também apresentaram redução no mesmo intervalo.

Roveri também mencionou investimentos em equipamentos, tecnologia e efetivo como parte das medidas adotadas para reforçar a estrutura da segurança pública estadual.

Leia Também:  Polícia Civil prende cinco pessoas com 42 quilos de pasta base de cocaína na região de fronteira

Cenário eleitoral

A publicação ocorre em meio à movimentação política do coronel, que é cotado para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026.

Apesar do contexto eleitoral, a publicação analisada concentra-se na divulgação de ações e resultados atribuídos ao período em que Roveri comandou a Sesp-MT.

As informações sobre indicadores criminais e resultados apresentados na reportagem têm como base dados divulgados por órgãos públicos e informações atribuídas ao próprio coronel.

A legislação eleitoral estabelece regras para a divulgação de conteúdos relacionados a candidatos e pré-candidatos. A propaganda eleitoral na internet será permitida a partir de 16 de agosto, conforme o calendário das Eleições 2026. Até o início do período permitido, conteúdos jornalísticos devem manter caráter informativo, sem pedido explícito de votos ou elementos que possam caracterizar propaganda eleitoral antecipada.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA