CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

Fórum Regional em Cuiabá discute avanços na Educação municipal, com destaque para Várzea Grande

Publicados

VÁRZEA GRANDE

A União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) promoveu nos dias 21 e 22 de outubro, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá, o Fórum Regional Centro-Oeste. O evento reuniu dirigentes municipais dos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal para discutir temas fundamentais e propor avanços para as redes municipais de educação nos próximos cinco anos.

A abertura do fórum foi conduzida pelo presidente da UNDIME Nacional, Alessio Costa Lima, que destacou as atividades realizadas em 2024 e as perspectivas para os próximos anos. Entre os principais temas abordados, estavam a formação dos dirigentes municipais e a busca por soluções que atendam às necessidades regionais em todo o país.

Com papel de destaque, o secretário municipal de Educação, Cultura, Esportes e Lazer de Várzea Grande, Silvio Fidelis, que também preside a UNDIME-MT e é vice-presidente da UNDIME Nacional, ressaltou a relevância do evento para o fortalecimento das pautas educacionais municipais. Segundo Fidelis, “este fórum encerra um ciclo de encontros regionais em todo o Brasil e reforça a importância da formação contínua dos dirigentes, visando a melhoria da educação pública, principalmente nas questões que impactam diretamente a educação básica em cada município.”

Leia Também:  Prazo para solicitação da isenção termina no dia 29 de setembro em Várzea Grande

A participação de Silvio Fidelis no fórum reforça o protagonismo de Várzea Grande no cenário educacional, uma vez que ele destacou que muitas das discussões realizadas, como o fortalecimento da gestão democrática e o enfrentamento das desigualdades educacionais, servirão de base para a elaboração e revisão de políticas educacionais que podem impactar diretamente o município e toda a região. “Estamos empenhados em propor mecanismos que assegurem uma educação de qualidade, com foco na universalização do ensino e na valorização da escola pública”, acrescentou.

Entre os temas debatidos no Fórum Regional estavam questões centrais para a educação, como o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, a importância do Censo Escolar para a qualificação da colaboração federativa, a implementação das Leis 10.639/03 e 11.645/08 que promovem o ensino da ‘História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena’, e os desafios das políticas de conectividade e educação digital no ambiente escolar.

Com a liderança de Silvio Fidelis, Várzea Grande continua se destacando na busca por soluções inovadoras e eficazes para a educação municipal, reafirmando seu compromisso com o futuro educacional de seus jovens e contribuindo decisivamente para as discussões de âmbito nacional.

Leia Também:  Proerd vai atender 32 escolas da rede municipal de Várzea Grande no primeiro semestre de 2022

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

VÁRZEA GRANDE

Wender Madureira busca informações sobre proposta de remanejamento antes da votação na Câmara

Publicados

em

Foto: Assessoria parlamentar

Na manhã desta quinta-feira (23), o vereador Wender Madureira esteve na Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão Fazendária para uma reunião com a secretária da pasta. O encontro teve como principal objetivo buscar informações sobre a proposta de alteração da taxa de remanejamento orçamentário, que será apreciada pela Câmara Municipal nesta sexta-feira (24), durante sessão extraordinária convocada a pedido do Poder Executivo.

Durante a visita, o parlamentar apresentou um ofício com questionamentos sobre o planejamento da administração municipal para a utilização dos recursos, caso a proposta seja aprovada. Entre os pontos levantados, Wender busca compreender quais áreas serão contempladas e como os valores remanejados deverão ser aplicados.

Para o vereador, o acesso a essas informações é fundamental para que os parlamentares possam analisar a matéria com responsabilidade e exercer plenamente o papel fiscalizador do Legislativo.

“Nosso compromisso é com a transparência e com a boa aplicação dos recursos públicos. Antes de votar uma proposta que trata do orçamento do município, é importante conhecer o planejamento da administração e entender como esses recursos serão utilizados em benefício da população”, destacou Wender Madureira.

Leia Também:  Várzea Grande vai realizar neste fim de semana o "Xô Corona" para atrair pais e crianças

A iniciativa reforça a atuação fiscalizadora do parlamentar, que tem acompanhado de perto os assuntos relacionados à gestão orçamentária do município. A expectativa é que as informações solicitadas contribuam para ampliar o debate sobre a proposta que será apreciada pelos vereadores durante a sessão extraordinária desta sexta-feira (24).

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA