MATO GROSSO
Seciteci divulga programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
MATO GROSSO
A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) divulgou a programação completa da 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). O evento será realizado de 22 a 24 de outubro no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá, e é aberto ao público em geral.
A programação contará com diversos parceiros e exposições científicas, palestras, premiações, mostras, lançamento de revista científica, shows, oficinas e competições que visam aproximar o conhecimento científico e a população, como a disputa de confecção de foguetes fabricados com garrafas recicláveis.
“Essa é uma oportunidade de a sociedade conhecer o trabalho de várias instituições e pesquisadores que desenvolvem projetos nas áreas de ciência, tecnologia e inovação apresentando soluções para as demandas regionais”, afirma Allan Kardec, secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação de Mato Grosso.
O tema da edição deste ano da SNCT é “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais”, destacando a importância dos biomas brasileiros e a riqueza de biodiversidade e culturas tradicionais.
A Semana Nacional é realizada sob coordenação do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e conta com diversos parceiros, como Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapemat), Serviço de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), entre outros.
Confira a programação completa:
22 de outubro | Terça-feira
8h30| Abertura oficial
9h30| Apresentação do Grupo Ciência em Show
14h| Palestra Profª Selma Nunes – Jovens na Pesquisa da Reserva da Biosfera do Pantanal
15h30| Comadre Nhenho – Área Externa
23 de outubro| Quarta-feira
8h30| Palestra Profº Mattheus Hainner – A Tecnologia Pode Mudar a Sua Vida: Minha Jornada
9h30| Apresentação Písico-Ciência – Área Externa
14h| Roda de Conversa – Ciência, Tecnologia e Inovação da Ecologia no enfrentamento da seca e incêndios na Reserva da Biosfera do Pantanal
15h30| Comadre Nhenho – Área Externa
24 de outubro| Quinta-feira
8h30| Palestra Profª Karina de Cassia – Morcegos dos Biomas Brasileiros: Conhecer para Conservar
9h30| Apresentação de Hip Hop da organização ACAMIS – Área Externa
14h00| Palestra Profº Vanderlei Lima – Carreiras do Amanhã: explorando o mundo da inovação
15h30| Apresentação de Siriri do grupo Arara Azul – Área Externa
16h| Apresentação dos Ganhadores da XVI Mostra Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (MECTI); Lançamento da 3ª Edição da Revista C&T; Divulgação dos finalistas do Grand PRIX do Senai e entrega do Prêmio do Edital Fapemat/Seciteci
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Coronel Roveri destaca investimentos e redução de crimes durante passagem pela Sesp-MT
O coronel César Roveri voltou a destacar, nas redes sociais, ações e resultados relacionados ao período em que esteve à frente da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT).
Em uma publicação no Instagram, Roveri reuniu registros de iniciativas desenvolvidas durante sua gestão e mencionou investimentos no fortalecimento das forças de segurança, uso de tecnologia, integração entre as instituições e estratégias de enfrentamento à criminalidade.
Entre as ações citadas está o programa Vigia Mais MT, que ampliou o uso de câmeras de monitoramento em municípios do Estado. A tecnologia passou a ser utilizada como ferramenta de apoio às forças policiais, além de auxiliar em operações e no monitoramento de áreas estratégicas.
Dados divulgados pela Segurança Pública também apontaram redução em determinados indicadores criminais no período. Em 2024, os roubos de veículos em Mato Grosso registraram queda de 28% em relação ao ano anterior. Os furtos de veículos também apresentaram redução no mesmo intervalo.
Roveri também mencionou investimentos em equipamentos, tecnologia e efetivo como parte das medidas adotadas para reforçar a estrutura da segurança pública estadual.
Cenário eleitoral
A publicação ocorre em meio à movimentação política do coronel, que é cotado para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026.
Apesar do contexto eleitoral, a publicação analisada concentra-se na divulgação de ações e resultados atribuídos ao período em que Roveri comandou a Sesp-MT.
As informações sobre indicadores criminais e resultados apresentados na reportagem têm como base dados divulgados por órgãos públicos e informações atribuídas ao próprio coronel.
A legislação eleitoral estabelece regras para a divulgação de conteúdos relacionados a candidatos e pré-candidatos. A propaganda eleitoral na internet será permitida a partir de 16 de agosto, conforme o calendário das Eleições 2026. Até o início do período permitido, conteúdos jornalísticos devem manter caráter informativo, sem pedido explícito de votos ou elementos que possam caracterizar propaganda eleitoral antecipada.
-
Sinop5 dias atrásFesteja Sinop: Festival de Praia segue neste domingo (6) e nesta segunda-feira (7) na Praia do Cortado
-
Sinop6 dias atrásFesteja Sinop: 6ª edição do Torneio de Pesca Esportiva premia categoria caiaque na Praia do Cortado
-
Sinop4 dias atrásFesteja Sinop segue hoje (7) com Festival de Praia, desfile, Marcha para Jesus e show de Maria Marçal
-
Sinop6 dias atrásFesteja Sinop: passeio ciclístico Ciclo Festeja será realizado nesta segunda-feira (7)
-
Sinop6 dias atrásFesteja Sinop: Banho Assistido proporciona lazer e interação a idosos e PCDs no 1º dia de Festival de Praia no Cortado
-
Primavera do Leste7 dias atrásPrimavera do Leste recebe 11ª edição do Encontro de Carros Antigos neste fim de semana
-
Sinop4 dias atrásFesteja Sinop: Previ Sinop realiza Feira do Empreendedor e lança Sala de Inclusão Digital para aposentados
-
Sinop5 dias atrásFesteja Sinop: Segundo dia do 6º Torneio de Pesca reúne competidores na Praia do Cortado e revela vencedor da categoria barco


