Sorriso
Eleição unificada para Associações de Moradores de Bairros será em novembro
Sorriso
A Prefeitura, por meio da Casa dos Conselhos, instituição ligada à Secretaria de Governo, promove, em novembro, o processo eleitoral para a escolha de presidentes de Associações de Moradores de Bairros (AMBs) por dois anos. Além dos presidentes e vices, as eleições também devem resultar na escolha de outros integrantes da Diretoria e do Conselho Fiscal. Ao todo, cada chapa deve ser composta por seis componentes: presidente, vice-presidente, secretário, tesoureiro, dois membros titulares e um suplente para o Conselho Fiscal.
Para integrar as chapas é preciso ter mais de 18 anos, e, para poder votar, 16 anos ou mais, portar documento com foto e um comprovante de endereço, seja residencial ou comercial. O trabalho para escolher, democraticamente, os representantes de cada bairro não se resume somente à apresentação de chapas que disputarão o pleito, mas igualmente designar a Comissão Geral Eleitoral (CGE), que deve contar com a participação de três membros que não estejam disputando cargos eletivos.
As eleições serão realizadas no dia 24 de novembro, das 7h às 11h, em locais também designados pelas próprias Associações.
Tem interesse? Quer fazer compor a associação do seu bairro? Seu bairro ainda não tem uma associação? Então, anote aí: as inscrições precisam ser feitas, de 21 de outubro a 14 de novembro, das 7h às 12h, na Casa dos Conselhos, de acordo o edital que define o processo. O edital, que está disponibilizado no site da Prefeitura, também lista todos os documentos necessários para a eleição.
A Casa dos Conselhos existe em Sorriso desde 2011, como um suporte administrativo não apenas às AMBs, como a todos os demais conselhos sorrisenses. Atualmente, ela funciona das 7h às 13h, na Rua Marechal Cândido Rondon, n.º 2311, no Bairro Bela Vista. O telefone da unidade é o 3544 8369 e o WhatsApp é o 66 99654 5520. Também é possível entrar em contato pelo e-mail casadosconselhos@sorriso.mt.gov.br.
Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT
Sorriso
Casos de perturbação de sossego têm leve queda em março
Caixa de som potente e você tem certeza de que todo mundo ama a mesma música que você tá ouvindo! Volume no talo, afinal, ainda não são 22 horas. Tudo certo, então, confere? Não. Tá tudo errado e pessoas com este tipo de conduta são fortes candidatos a receberem uma visita da Guarda Municipal de Trânsito (GMT), junto com representantes da Polícia Militar (PM) e do Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF).
“Há uma cultura estabelecida que é possível manter o som alto até as 22 horas e isso é totalmente equivocado”, explica o coordenador da GMT, Márcio Pires. Neste ano, até agora, já foram registrados 528 atendimentos a denúncias de perturbação do sossego. Janeiro foi o recordista de ocorrências, com 193 registros, sendo 179 em residências e 14 em empresas.
Já nos 28 dias de fevereiro, foram registradas 158 ocorrências, sendo 141 em residências e 17 em empresas. Em março, com 31 dias, a GMT registrou uma leve redução: 145 ocorrências, sendo 140 em residências e cinco em empresas.
O trabalho da GM é integrado ao da Polícia Militar (PM) e ao do Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF) e tem como meta não apenas agir de maneira corretiva, mas principalmente educativa. “A perturbação do sossego pode ser tratada como crime ambiental, quando auferido por equipamento, mas também podemos atender com o Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO)”, destacou, ainda na semana passada, o comandante do 12.º Batalhão da Polícia Militar de Sorriso, tenente-coronel Jorge Almeida, complementando que os aparelhos de som são recolhidos e os casos seguem para tramitação como processo judicial.
Secretário de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), Nerci Adriano Denardi lembrou que não é preciso que o som seja de “tremer as paredes” para que seja configurada a perturbação do sossego, nem mesmo há um horário permitido para que o barulho esteja “lá nas alturas”. Ou seja: o som passou dos limites do muro e pode ser ouvido pelos vizinhos, mesmo que seja pela manhã, por exemplo? Já é perturbação do sossego. Nestes casos, a orientação é acionar a GMT pelo 66 99668-2034.
-
MATO GROSSO3 dias atrásPrimeiro Encontro de Fibromiálgicos marca nova era de reconhecimento e inclusão em Mato Grosso
-
Poxoréu1 dia atrásPais denunciam alimentação precária e falta de colchões em creche municipal de Poxoréu
-
CUIABÁ5 dias atrásAikido conquista espaço em Cuiabá e atrai praticantes em busca de equilíbrio e disciplina
-
POLÍCIA6 dias atrásPolícia Civil desarticula esquema de roubo de entorpecentes entre facções criminosas
-
POLÍCIA1 dia atrásPolícia Civil e PRF apreendem caminhão carregado de alimentos pertencente a facção criminosa em Cáceres
-
POLÍCIA6 dias atrásPolícia Militar resgata casal mantido em cárcere e prende cinco faccionados
-
POLÍCIA2 dias atrásPolícia Civil mira grupo de traficantes que transportava drogas ocultadas em eletrodomésticos
-
ESPORTES6 dias atrásTV Brasil transmite Flamengo X São Paulo


