CUIABÁ
Prefeitura apresenta projeto para manejo dos resíduos sólidos regulados e realiza tratativas para inauguração da estátua de Gandhi em Cuiabá
CUIABÁ
A Prefeitura de Cuiabá participou de agendas socioambientais importantes nesta semana em São Paulo. Representando o Executivo Municipal, o gestor de Desenvolvimento Sustentável da Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (ARSEC), Alex de Deus, tratou de assuntos relacionados a saneamento básico, bem como fiscalização e regulação do manejo de resíduos de construção civil.
Na reunião, foi apresentado o “Novo Manejo dos Resíduos Sólidos Regulados de Cuiabá”, projeto que está sendo desenvolvido pela Prefeitura de Cuiabá por meio da ARSEC. Os eventos ocorreram entre os dias 16 e 17 de abril.
“A cidade de São Paulo foi o maior caso de sucesso na criação de mecanismos de controle e fiscalização dos RCC’s e RGG’s. Essa troca de conhecimento é necessária para entendermos como outras cidades lidaram com situações semelhantes às nossas. Tratando-se da maior cidade do país, essas contribuições têm um peso ainda maior”, explicou Alex de Deus.
Os servidores elogiaram o projeto e trouxeram importantes contribuições, advindas da experiência que vivenciaram quando implementaram o então novo sistema de fiscalização, utilizado até hoje pela cidade de São Paulo.
“Mais uma vez Cuiabá é elogiada e reconhecida como um exemplo de excelência em saneamento básico. Esse é um motivo de grande orgulho, pois é fruto de um trabalho árduo, incansável. Continuaremos avançando, trabalhando para fazer da capital cada vez mais um lugar melhor para se viver. Estou imensamente orgulhoso, estamos promovemos uma verdadeira revolução subterrânea, o que traduz nosso respeito à população, saúde e ao meio ambiente”, disse o prefeito Emanuel Pinheiro.
Alex ainda realizou tratativas para a inauguração da estátua de Gandhi em Cuiabá. A reunião contou com a presença de representantes de instituições públicas e privadas para discutirem sobre a fase final do projeto de relações internacionais do município, que irá instalar uma estátua de Mahatma Gandhi no Parque das Famílias, como parte das tratativas de aproximação entre Índia e Cuiabá.
“Instalar uma estátua do grande líder pacifista indiano, Mahatma Gandhi, em Cuiabá, é um grande e complexo projeto, que busca não apenas oferecer um ambiente seguro e agradável para a visitação ao monumento presenteado pelo Governo da Índia, mas principalmente, trazer à população cuiabana o significado que essa estátua representa”, esclareceu o gestor de Desenvolvimento Sustentável.
A agenda incluiu uma reunião com a cofundadora do Instituto Palas Athenas, professora Lia Diskin, responsável pela criação do Espaço Gandhi na Praça Túlio Ferreira, na cidade de São Paulo. O local tem o objetivo de acolher as ações comprometidas com os ideais da Cultura de Paz, que buscam promover a ética solidária e a cidadania responsável, além da arte do convívio e da participação na gestão do bem-comum e do espaço público.
“Recebi com grande satisfação a notícia de que a estátua de Mahatma Gandhi será instalada em Cuiabá no mês de maio próximo. Sem dúvida, o impacto que provocará na cidade, e até no estado, será altamente benéfico e transformador”, pontuou Lia Diskin.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
PBR volta a Cuiabá após nove anos e reúne milhares no Mato Grosso AgroFestival
Após nove anos longe de Cuiabá, a Professional Bull Riders (PBR), considerada a maior liga de montaria em touros do mundo, voltou a realizar uma etapa oficial na Capital mato-grossense. A competição foi um dos destaques da abertura do Mato Grosso AgroFestival, realizada nessa sexta-feira (7), no Parque Novo Mato Grosso.
O retorno da PBR levou milhares de fãs do rodeio ao parque e contribuiu para um público de aproximadamente 50 mil pessoas na primeira noite do evento.
A etapa de Cuiabá integra o Campeonato Brasileiro de Montaria em Touros e corresponde à 31ª etapa da temporada nacional. A competição tem premiação de R$ 100 mil e transmissão pelo BandSports, reunindo alguns dos principais competidores do país.
Com a volta da PBR, Mato Grosso retorna ao circuito de uma das principais competições de montaria em touros do mundo.
Evento movimenta economia
Promovido pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, o Mato Grosso AgroFestival segue até domingo (9). A organização estima que o evento movimente aproximadamente R$ 15 milhões na economia da Capital.
Além das montarias da PBR, a programação de abertura contou com provas do tradicional Rodeio Cutiano e apresentações musicais, que também contribuíram para o grande público no Parque Novo Mato Grosso.
As competições continuam neste sábado (8), com novas montarias da PBR e do Rodeio Cutiano. As finais estão previstas para domingo (9).
Para o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, o evento reforça a relação da Capital com a cultura do agronegócio e contribui para movimentar diferentes setores da economia.
“Cuiabá não é só uma cidade metropolitana, urbana. É uma cidade que interage com a cultura do agro, com o sertanejo, e traz o rodeio para dentro de casa. Isso fortalece muito a nossa economia. Os hotéis estão lotados, tem gente vendendo, patrocinando. É um grande investimento e Cuiabá só tem a ganhar com isso”, afirmou.
-
POLÍTICA MT6 dias atrásJanaina Riva classifica Osvaldinho Amorim como “diamante a ser lapidado” na política de Leverger
-
Primavera do Leste3 dias atrásPrefeitura de Primavera do Leste reforça combate a incêndio na região das Furnas
-
Primavera do Leste4 dias atrásAmbulatório de Feridas de Primavera do Leste registra 21 atendimentos e cinco altas por cicatrização completa
-
Primavera do Leste4 dias atrásPrimavera do Leste avança na revisão do Plano Diretor com primeira reunião do Núcleo Gestor
-
Sinop2 dias atrásDia da Árvore: cerca de 560 pessoas participam de programação especial no Parque Florestal de Sinop
-
Sinop3 dias atrásParque Florestal de Sinop recebe programação especial neste sábado (19) em comemoração ao Dia da Árvore
-
Primavera do Leste3 dias atrásPrimavera do Leste recebe noite especial de música e cultura com o “Primavera In Concert”
-
Sinop6 dias atrásSinop amplia oferta habitacional com entrega de 796 casas; novo bairro será entregue nesta quarta (16)


