CUIABÁ

MATO GROSSO

Bombeiros combatem incêndio causado por acidente entre uma carreta e um caminhão em Confresa

Publicados

MATO GROSSO

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) foi acionado, nesta quarta-feira (27), para atender uma ocorrência de um acidente envolvendo uma carreta e um caminhão, na MT-430, nas proximidades de Confresa (1049 km de Cuiabá).

Durante o deslocamento até o local do acidente, a equipe do 2° Núcleo Bombeiro Militar (2° NBM) recebeu informações de que um policial militar já estava prestando auxílio a uma das vítimas. Foi relatado que a mesma tinha sido transportada por populares e entregue aos cuidados da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).
Ao chegarem ao local, os bombeiros encontraram os automóveis que colidiram já em chamas. 
A equipe do CBMMT iniciou os procedimentos de combate ao incêndio, empregando aproximadamente 12 mil litros de água para extinguir as chamas. Além disso, também realizaram a limpeza da pista, removendo o óleo derramado e os resíduos provenientes da queima dos veículos. 
 

Após extinguirem completamente o incêndio, os bombeiros realizaram o trabalho de rescaldo, eliminando possíveis focos remanescentes.

Uma pá carregadeira foi utilizada para desobstruir a pista e normalizar o tráfego, permitindo a retomada segura das atividades na área.
 

O acidente deixou dois mortos, que foram encaminhadas à Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) para os procedimentos legais necessários, incluindo a identificação formal das mesmas.

Leia Também:  Retificação do Censo Escolar da Educação Básica termina nesta terça-feira (15)

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

ALMT aprova em 1ª votação projeto que destrava emendas

Publicados

em

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou em primeira votação, na sessão desta quarta-feira (21), o Projeto de Lei nº 546/2026 , de autoria do deputado estadual Gilberto Cattani (PL), que altera a Lei Estadual nº 10.587/2017 para permitir que emendas parlamentares sejam destinadas de forma direta e simplificada às Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) e a outras entidades sem fins lucrativos que atendem pessoas com deficiência.

Pelo texto, as emendas individuais e de bancada poderão ser repassadas por meio de termo de fomento, sem chamamento público quando os recursos forem provenientes de emendas parlamentares, possibilidade já prevista na legislação federal (Lei nº 13.019/2014). A indicação do parlamentar deverá conter a identificação da entidade, a finalidade pública, o valor e o órgão estadual responsável pela execução.

Para Gilberto Cattani, o excesso de burocracia tem dificultado o direcionamento de emendas às instituições e impedido que os recursos cheguem a quem precisa.

“Temos tentado mandar emendas para as Apaes e temos conseguido, mas a burocracia é gigantesca. Muitas vezes a gente tem que mandar para uma secretaria da Prefeitura para que ela faça o repasse, e isso muitas vezes inviabiliza. Existem situações em que as emendas foram, inclusive, devolvidas porque não conseguiram chegar ao destino final”, disse o deputado.

Leia Também:  Diretor do Foro de Cuiabá publica portaria com calendário de correições em cartórios da Comarca

O projeto também determina que o governo adote um rito simplificado e prioritário, exigindo apenas os documentos indispensáveis. Pendências meramente formais não poderão impedir o andamento do processo, e a entidade deverá receber notificação e prazo para corrigir eventuais falhas, além de orientação do órgão estadual sobre o plano de trabalho, a documentação e a prestação de contas.

Questionado sobre o projeto, o parlamentar reafirmou a importância das associações para os municípios. “As Apaes têm um papel fundamental de acolhimento a pessoas com alguma deficiência, mas também para as famílias dessas pessoas. Nós queremos que elas recebam esse recurso sem burocracia, de forma simples e direta. O nosso projeto faz com que a emenda possa ser direcionada diretamente para a instituição, de maneira muito simplificada. E isso vai trazer um benefício enorme para essas pessoas que precisam das Apaes em todo o estado”.

Os recursos poderão ser utilizados na manutenção das entidades, na aquisição de equipamentos e veículos adaptados, além da realização de obras e reformas. A proposta mantém a exigência de plano de trabalho, fiscalização e prestação de contas. O órgão estadual também não poderá recusar a execução da emenda com base em exigências burocráticas sem amparo legal.

Leia Também:  Secel doa livros a 22 bibliotecas públicas de Mato Grosso

Na justificativa, o deputado destaca que as Apaes têm papel histórico na assistência, na educação, na habilitação e na inclusão de pessoas com deficiência e que, em muitos municípios mato-grossenses, suprem lacunas na atuação do poder público. Segundo o texto, o excesso de exigências, a demora na análise e a insegurança quanto à execução dificultam a chegada dos recursos às instituições que prestam atendimento.



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA