CUIABÁ

MATO GROSSO

“Olhar sensível da primeira-dama e do governador é muito importante para as crianças”, destaca mãe sobre a Páscoa Abençoada do SER Família

Publicados

MATO GROSSO

“É importante esse olhar sensível da primeira-dama e do governador para as crianças e suas famílias. Não é todo Estado que oferece lazer como esse”. Foi assim que a líder de produção Edilene Rodrigues, moradora de Várzea Grande, resumiu a noite de lançamento da Páscoa Abençoada do SER Família, neste domingo (24.03). 

Idealizada e capitaneada pela primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, e executada pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), com apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), a ação conta com cenários e shows com temas da Páscoa. O investimento foi viabilizado via emenda parlamentar do deputado estadual Beto Dois a Um.

“Esse é um momento que esperamos que fique marcado para as crianças, a exemplo do que o Governo e a primeira-dama já fazem no Natal e com tudo que estão proporcionando agora na Páscoa”, afirmou Edilene. 

Filha de Edilene, Emanuella Rodrigues, de 12 anos, contou que as atrações musicais foram o que mais gostou. “Eu estou achando tudo lindo. Gostei de tudo. Mas os personagens cantando e a decoração estão lindos. Realmente, estão de parabéns. Obrigada por esse momento especial”, agradeceu a jovem.

Leia Também:  Trânsito no trecho da MT-251 no Portão do Inferno foi liberado às 14h nesta quinta-feira (04)

Recém-chegada em Cuiabá, Jaqueline da Silva, mãe de Gael e Isaac, de cinco anos, destaca que com a realização do evento vê um diferencial do papel do Estado nas políticas sociais. “Eu sou nova na cidade, cheguei há 15 dias e é o primeiro evento que visito aqui. Nós ficamos felizes, pois as crianças carentes são as mais beneficiadas. Elas são lembradas, e é muito legal que o governo proporcione atividades como essa para quem precisa”, disse.

Patrícia Pinheiro, mãe da pequena Heloisa Vitória, falou que além de alegria, a iniciativa busca passar o verdadeiro significado da Páscoa às famílias mato-grossenses. “A Heloisa está perdida, ela não sabe onde quer tirar foto. Esperamos que tenham muitas outras comemorações, porque é uma opção de lazer para a criançada. É incrível ver a reação deles ao conhecerem o coelhinho e ao assistirem os shows. Além de lembrar o verdadeiro espírito da páscoa, que é a ressurreição de Jesus. Estamos ansiosos para as próximas datas festivas”, disse Patrícia, entre risos.

Leia Também:  Turismo gerou mais de 6 mil novos empregos em MT em dois anos; Governo do Estado investiu R$ 151,4 milhões

A visitação da Páscoa Abençoada do SER Família segue aberta até o próximo sábado (30.03), na Arena Pantanal, com atividades das 18h às 22h. A entrada é gratuita.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

ALMT aprova em 1ª votação projeto que destrava emendas

Publicados

em

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou em primeira votação, na sessão desta quarta-feira (21), o Projeto de Lei nº 546/2026 , de autoria do deputado estadual Gilberto Cattani (PL), que altera a Lei Estadual nº 10.587/2017 para permitir que emendas parlamentares sejam destinadas de forma direta e simplificada às Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) e a outras entidades sem fins lucrativos que atendem pessoas com deficiência.

Pelo texto, as emendas individuais e de bancada poderão ser repassadas por meio de termo de fomento, sem chamamento público quando os recursos forem provenientes de emendas parlamentares, possibilidade já prevista na legislação federal (Lei nº 13.019/2014). A indicação do parlamentar deverá conter a identificação da entidade, a finalidade pública, o valor e o órgão estadual responsável pela execução.

Para Gilberto Cattani, o excesso de burocracia tem dificultado o direcionamento de emendas às instituições e impedido que os recursos cheguem a quem precisa.

“Temos tentado mandar emendas para as Apaes e temos conseguido, mas a burocracia é gigantesca. Muitas vezes a gente tem que mandar para uma secretaria da Prefeitura para que ela faça o repasse, e isso muitas vezes inviabiliza. Existem situações em que as emendas foram, inclusive, devolvidas porque não conseguiram chegar ao destino final”, disse o deputado.

Leia Também:  Dicas do Professor Germano - adéquo ou adequo

O projeto também determina que o governo adote um rito simplificado e prioritário, exigindo apenas os documentos indispensáveis. Pendências meramente formais não poderão impedir o andamento do processo, e a entidade deverá receber notificação e prazo para corrigir eventuais falhas, além de orientação do órgão estadual sobre o plano de trabalho, a documentação e a prestação de contas.

Questionado sobre o projeto, o parlamentar reafirmou a importância das associações para os municípios. “As Apaes têm um papel fundamental de acolhimento a pessoas com alguma deficiência, mas também para as famílias dessas pessoas. Nós queremos que elas recebam esse recurso sem burocracia, de forma simples e direta. O nosso projeto faz com que a emenda possa ser direcionada diretamente para a instituição, de maneira muito simplificada. E isso vai trazer um benefício enorme para essas pessoas que precisam das Apaes em todo o estado”.

Os recursos poderão ser utilizados na manutenção das entidades, na aquisição de equipamentos e veículos adaptados, além da realização de obras e reformas. A proposta mantém a exigência de plano de trabalho, fiscalização e prestação de contas. O órgão estadual também não poderá recusar a execução da emenda com base em exigências burocráticas sem amparo legal.

Leia Também:  Desenvolve-MT liberou R$ 8 milhões em créditos para empreendedores de Cuiabá no 1º trimestre deste ano

Na justificativa, o deputado destaca que as Apaes têm papel histórico na assistência, na educação, na habilitação e na inclusão de pessoas com deficiência e que, em muitos municípios mato-grossenses, suprem lacunas na atuação do poder público. Segundo o texto, o excesso de exigências, a demora na análise e a insegurança quanto à execução dificultam a chegada dos recursos às instituições que prestam atendimento.



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA