CUIABÁ

MATO GROSSO

SES-MT investe R$ 11,8 milhões na aquisição de microscópios cirúrgicos para hospitais estaduais

Publicados

MATO GROSSO

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) investiu R$ 11,8 milhões na aquisição de sete novos microscópios direcionados à realização de procedimentos cirúrgicos nos hospitais administrados pelo Estado. Os novos equipamentos vão aprimorar o serviço prestado pelo Hospital Estadual Santa Casa, em Cuiabá, Hospital Metropolitano, em Várzea Grande, e Hospitais Regionais de Rondonópolis, Cáceres e Sinop.

Além dessas unidades, o Hospital Central, que está em fase final de construção e será entregue em 2025, também será contemplado com o moderno equipamento cirúrgico.

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, comemorou a aquisição dos equipamentos e reafirmou o compromisso de investir em tecnologia e capacitação profissional. 

“A compra desses equipamentos representa a melhora na assistência em saúde oferecida à população usuária do Sistema Único de Saúde (SUS) em Mato Grosso, garantindo eficiência no serviço e, consequentemente, mão de obra qualificada. Esse investimento vai permitir que mais pessoas tenham acesso aos procedimentos cirúrgicos, devido à alta precisão alcançada nesses equipamentos e à realização de cirurgias avançadas e complexas”, destacou.

Leia Também:  Trânsito no Portão do Inferno está bloqueado das 9h às 11h

O secretário Adjunto de Gestão Hospitalar da SES, Oberdan Lira, explicou que a entrega dos equipamentos integra uma série de ações que visam fortalecer o atendimento na rede estadual. 

“Executamos um conjunto de ações que, somadas aos demais investimentos realizados pela SES, objetivam o aperfeiçoamento na prestação de serviços à população. É um investimento que também engloba a formação dos profissionais que vão operar esse instrumento cirúrgico, já que é ofertado treinamento dentro da unidade para o seu manuseio”, disse.

No Hospital Regional de Rondonópolis, onde o novo equipamento já está operando, a diretora Milena Polizel disse que a aquisição do equipamento vai favorecer o núcleo e dinamizar as ações na unidade. 

“Em 2022, nós realizamos mais de 5.747 cirurgias e chegamos no quantitativo de 6.628 em 2023, um aumento significativo. Com essa aquisição, a tendência é continuar atendendo cada vez mais pacientes e proporcionar mais qualidade com equipamentos de última geração”, avaliou.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

ALMT aprova em 1ª votação projeto que destrava emendas

Publicados

em

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou em primeira votação, na sessão desta quarta-feira (21), o Projeto de Lei nº 546/2026 , de autoria do deputado estadual Gilberto Cattani (PL), que altera a Lei Estadual nº 10.587/2017 para permitir que emendas parlamentares sejam destinadas de forma direta e simplificada às Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) e a outras entidades sem fins lucrativos que atendem pessoas com deficiência.

Pelo texto, as emendas individuais e de bancada poderão ser repassadas por meio de termo de fomento, sem chamamento público quando os recursos forem provenientes de emendas parlamentares, possibilidade já prevista na legislação federal (Lei nº 13.019/2014). A indicação do parlamentar deverá conter a identificação da entidade, a finalidade pública, o valor e o órgão estadual responsável pela execução.

Para Gilberto Cattani, o excesso de burocracia tem dificultado o direcionamento de emendas às instituições e impedido que os recursos cheguem a quem precisa.

“Temos tentado mandar emendas para as Apaes e temos conseguido, mas a burocracia é gigantesca. Muitas vezes a gente tem que mandar para uma secretaria da Prefeitura para que ela faça o repasse, e isso muitas vezes inviabiliza. Existem situações em que as emendas foram, inclusive, devolvidas porque não conseguiram chegar ao destino final”, disse o deputado.

Leia Também:  Relatório do CNJ: TJMT registra taxa de congestionamento abaixo da média nacional

O projeto também determina que o governo adote um rito simplificado e prioritário, exigindo apenas os documentos indispensáveis. Pendências meramente formais não poderão impedir o andamento do processo, e a entidade deverá receber notificação e prazo para corrigir eventuais falhas, além de orientação do órgão estadual sobre o plano de trabalho, a documentação e a prestação de contas.

Questionado sobre o projeto, o parlamentar reafirmou a importância das associações para os municípios. “As Apaes têm um papel fundamental de acolhimento a pessoas com alguma deficiência, mas também para as famílias dessas pessoas. Nós queremos que elas recebam esse recurso sem burocracia, de forma simples e direta. O nosso projeto faz com que a emenda possa ser direcionada diretamente para a instituição, de maneira muito simplificada. E isso vai trazer um benefício enorme para essas pessoas que precisam das Apaes em todo o estado”.

Os recursos poderão ser utilizados na manutenção das entidades, na aquisição de equipamentos e veículos adaptados, além da realização de obras e reformas. A proposta mantém a exigência de plano de trabalho, fiscalização e prestação de contas. O órgão estadual também não poderá recusar a execução da emenda com base em exigências burocráticas sem amparo legal.

Leia Também:  Sinfra divulga resultado final de processo seletivo para contratação de profissionais

Na justificativa, o deputado destaca que as Apaes têm papel histórico na assistência, na educação, na habilitação e na inclusão de pessoas com deficiência e que, em muitos municípios mato-grossenses, suprem lacunas na atuação do poder público. Segundo o texto, o excesso de exigências, a demora na análise e a insegurança quanto à execução dificultam a chegada dos recursos às instituições que prestam atendimento.



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA