Sinop
Mês da mulher: em março, prefeitura e BPW realizarão evento entre mulheres de Sinop
Sinop
Preparado em conjunto entre Prefeitura Municipal e Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais de Sinop (BPW), o evento “Elas por Elas”, em celebração ao mês das mulheres, será realizado no dia 06 de março, a partir das 19h, no Centro de Eventos Dante de Oliveira. A proposta do encontro é reunir, em um só lugar, mulheres integrantes de entidades do município voltadas ao público feminino.
O trabalho conjunto entre o Departamento de Cultura, a secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação e BPW foi criado para destacar o potencial de cada uma das organizações do município atuantes na causa da mulher. Entre as entidades convidadas está a ACES Mulher, OAB Mulher, Agroligadas e REFECCS, as quais devem mobilizar seus integrantes a participarem.
A secretária de Assistência Social, Trabalho e Habitação, Scheila Pedroso considera que o “Elas por Elas” será mais um encontro de sucesso. “Todos os anos nós trabalhamos programações especiais para o mês da mulher, inclusive já estamos com um evento preparado pelo departamento de Trabalho, voltado ao empreendedorismo feminino, uma semana inteira de capacitação. Com certeza estamos empolgadas por termos firmado também essa parceria entre as secretarias e a BPW, para tratar das pautas de interesse às mulheres de Sinop por uma nova perspectiva”, declarou.
Para a presidente da BPW, Sinop Cristina Ferri, este será o momento ideal para estabelecer conexões entre as organizações e proporcionar um momento de interações entre as mulheres. “Queremos fugir do óbvio e dos estereótipos das celebrações do ‘Dia Internacional da Mulher’, reunindo todas as organizações que atuam em prol da mulher, com pautas diferentes, mas um só propósito: acolher, apoiar e valorizar a mulher”, considerou.
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT
Sinop
Ação educativa da Prefeitura de Sinop reforça combate ao trabalho infantil em semáforos de Sinop
A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Assistência Social e da equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), realizou uma importante ação de conscientização e mobilização sobre o combate ao trabalho infantil em pontos estratégicos da região central do município. A ação ocorreu na manhã de hoje (1º) nos semáforos dos cruzamentos da Avenida das Sibipirunas com a Avenida Governador Júlio Campos e da Avenida das Sibipirunas com a Avenida das Embaúbas, locais de grande fluxo de veículos e pedestres.
Durante a mobilização, equipes realizaram panfletagem e orientações à população sobre a importância do enfrentamento ao trabalho infantil e da proteção integral dos direitos de crianças e adolescentes. O principal objetivo da iniciativa foi sensibilizar motoristas, pedestres e toda a comunidade sobre os impactos negativos da exploração do trabalho infantil, além de reforçar o papel da sociedade no combate a essa violação de direitos.
Durante a ação, a equipe do Creas distribuiu materiais informativos e orientou a população sobre a realidade enfrentada por crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, especialmente aqueles expostos a atividades inadequadas em vias públicas e semáforos.
A coordenadora de Proteção Social Especial, Marilene Pereira, destaca a importância da mobilização como ferramenta de conscientização e fortalecimento da rede de proteção. “Essa é uma ação muito importante, em que a equipe do Creas está nos semáforos realizando a entrega de material informativo sobre o combate ao trabalho infantil. Em nossa cidade, temos observado crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade em espaços públicos. Por isso, estamos intensificando esse trabalho de enfrentamento e conscientização junto à população”, ressaltou.
A mobilização reforçou ainda a principal mensagem da campanha: lugar de criança é na escola, no convívio familiar, no lazer e vivendo plenamente a infância. A informação e a conscientização são ferramentas fundamentais para prevenir violações de direitos e fortalecer as políticas públicas de proteção.
A ação contou com apoio da Guarda Civil Municipal, por meio do Departamento de Educação para o Trânsito (DET) e da equipe operacional, que atuaram diretamente na organização e segurança viária durante toda a mobilização. A participação da Guarda Civil Municipal de Sinop foi fundamental para garantir a segurança tanto das equipes da Secretaria de Assistência Social quanto dos cidadãos durante a panfletagem nos cruzamentos de maior movimento.
Além de conscientizar a população, a ação também orientou sobre a importância de não incentivar o trabalho infantil por meio da oferta de dinheiro, compra de produtos vendidos por crianças ou contratação de menores para atividades proibidas pela legislação. A recomendação é que casos de violação de direitos sejam comunicados aos órgãos competentes para que as famílias recebam acompanhamento adequado e crianças e adolescentes tenham acesso à rede de proteção.
A Prefeitura de Sinop reforça que o enfrentamento ao trabalho infantil é uma responsabilidade compartilhada entre poder público, famílias e sociedade. Por meio da conscientização e da atuação integrada, o município segue fortalecendo políticas públicas que garantam proteção, dignidade e desenvolvimento pleno para crianças e adolescentes.
-
Cidades5 dias atrásTCE aponta indícios de irregularidades em credenciamento do Hospital Amo a Vida no programa Fila Zero
-
POLÍCIA7 dias atrásPolícia Civil cumpre mandados contra grupo investigado por esquema de influência em decisões judiciais
-
POLÍCIA6 dias atrásPM prende homens por provocar princípio de incêndio e pichar shopping em Cuiabá
-
POLÍCIA6 dias atrásPolícia Civil MT deflagra operação e atinge núcleo de facção criminosa em Rondonópolis
-
POLÍCIA3 dias atrásPolícia Civil combate membros de facções criminosas rivais responsáveis por homicídios e tráfico
-
CURIOSIDADES7 dias atrásAMIKA Kart movimenta julho com etapas e torneio em SP
-
POLÍCIA7 dias atrásPolícia Civil cumpre 90 mandados para desarticulação de esquema de lavagem de capitais de facção criminosa
-
POLÍCIA2 dias atrásPolícia Civil MT cumpre mandados contra investigados por furtar uma fazenda em Confresa


