VÁRZEA GRANDE
Formatura da primeira turma de residência médica eleva padrões no HPSMVG de Várzea Grande
VÁRZEA GRANDE
Evento destacou a transformação do hospital, agora referência em formação médica. Autoridades elogiaram o comprometimento dos formandos e a eficácia do programa. Parceria entre o Univag e a Prefeitura foi ressaltada, assim como a importância da residência médica para a sociedade
Uma noite de celebração e emoção marcou a conclusão da primeira turma de Residência Médica em Clínica Médica do Hospital e Pronto-Socorro Municipal de Várzea Grande (HPSMVG). O evento histórico contou com a formatura e entrega de diplomas a dois médicos residentes, Alice Aparecida Moraes Santos e João Marcos Alê da Conceição, que agora seguem para se especializarem em oncologia e nefrologia, respectivamente.
A cerimônia, realizada no auditório do Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM-MT), foi presidida por Sebastião Ney Provenzano, sub-secretário de Saúde de Várzea Grande e diretor do HPSMVG, que representou o prefeito Kalil Baracat e o secretário de Saúde, Gonçalo de Barros. Em sua fala, destacou não apenas a conclusão bem-sucedida da residência, mas também a aprovação dos formandos em programas de subespecialidades em instituições renomadas.
“A jornada desses médicos residentes foi marcada por desafios, mas também por conquistas extraordinárias. É um orgulho ver profissionais tão dedicados prontos para fazer a diferença em áreas tão cruciais como oncologia e nefrologia”, afirmou Provenzano, ressaltando o comprometimento da gestão municipal em transformar o hospital em um centro de excelência médica.
O coordenador da Comissão de Residência Médica (Coreme) do HPSMVG, Dr. Glen Carlo de Arruda, expressou sua satisfação com os resultados alcançados pela turma. Com 100% de aprovação, os residentes demonstraram não apenas sólido conhecimento em clínica médica, mas também a capacidade de se destacar em áreas especializadas. Dr. Arruda enfatizou o papel crucial da residência médica na formação de profissionais altamente qualificados para enfrentar os desafios da prática médica.
“Essa conquista notável reflete a qualidade do ensino oferecido, destacando o comprometimento com a excelência educacional. O HPSMVG agora se encaminha para se tornar um hospital escola, fortalecendo ainda mais seu papel na formação médica de qualidade”, afirmou o coordenador que também agradeceu a toda equipe de trabalho.
A noite também marcou a recepção dos novos alunos de residência médica, sendo Dalba Gabriela Barros Borges e Lucas Vinícius Magalhães Fraga para a residência em cirurgia geral, e Mariana Fonseca Vilela e Luana Clementino Matiniano para a residência em clínica médica.
Sebastião Ney Provenzano, em sua fala, destacou as dificuldades enfrentadas para atender às exigências do Ministério da Saúde, legislações e do Conselho de Medicina, reafirmando a determinação do prefeito Kalil Baracat em valorizar e humanizar o atendimento no pronto-socorro. “Esta formatura representa não apenas a conclusão de uma etapa na vida desses médicos, mas também o compromisso com a saúde e a vida humana, valores fundamentais para nossa gestão”, ressaltou Provenzano.
Dr. Paulo Nogueira, coordenador médico do Centro Universitário Univag, destacou a importância da parceria entre o Univag e a prefeitura, tanto no programa de residência médica quanto nos estágios na clínica médica, oferecendo diversas especialidades à sociedade.
Adriano Pinho, vice-presidente do Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso (CRM-MT), enfatizou a relevância da residência médica, beneficiando não apenas os médicos, mas também as instituições, tutores, alunos e, principalmente, a sociedade.
A cerimônia contou com a presença de familiares dos formandos e importantes figuras, incluindo Gilene Cristiane Ferreira Lima, superintendente do HPSMVG, José Mário Podanosque, supervisor da Residência Médica, e Gunther Pimenta, supervisor da Residência Médica em Cirurgia Geral.
Nos discursos emocionantes dos formandos, Alice Aparecida Moraes Santos e João Marcos Alê da Conceição destacaram a gratidão pela jornada desafiadora e o aprendizado adquirido. “A residência médica não é apenas uma fase de estudos, mas uma experiência que molda não apenas a nossa carreira, mas a nossa humanidade”, ressaltou João Marcos Alê da Conceição.
A médica Alice Aparecida Moraes Santos compartilhou sua gratidão e emoção. Visivelmente emocionada, expressou sua jornada desafiadora e alegrias alcançadas.
“Este momento representa não apenas o fim de uma etapa acadêmica, mas o início de uma jornada dedicada à medicina especializada. Agradeço imensamente à equipe do HPSMVG, aos meus colegas de turma, aos professores e preceptores que foram guias essenciais nessa jornada. Cada desafio superado, cada plantão, cada aprendizado, tudo contribuiu para moldar quem sou hoje como profissional de saúde. Agradeço à minha família pelo apoio incondicional e aos meus colegas que compartilharam comigo risos, lágrimas e conhecimento”, disse a formanda.
A conclusão da primeira turma de Residência em Clínica Médica no HPSMVG é mais do que um marco educacional; é um testemunho do comprometimento da gestão municipal em proporcionar educação médica de excelência e melhorar constantemente os padrões de atendimento no pronto-socorro. A noite foi encerrada com votos de sucesso aos formandos e com a promessa de um futuro ainda mais brilhante para a formação médica em Várzea Grande.
Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT
VÁRZEA GRANDE
Prefeita aciona Justiça para obrigar Câmara a votar projetos em sessão extraordinária
A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), ingressou com um mandado de segurança para que a Justiça determine ao presidente da Câmara Municipal, Wanderley Cerqueira (MDB), a convocação de uma sessão extraordinária para votar projetos considerados urgentes pela administração.
Na ação, o Executivo alega que a ausência da sessão impede a apreciação de propostas essenciais para a gestão financeira do município, entre elas um projeto que amplia o limite para abertura de créditos suplementares e outro que autoriza o parcelamento de débitos previdenciários. Segundo a Prefeitura, a situação pode comprometer a execução de recursos destinados à Saúde e a outras áreas da administração.
O município também afirma que 14 dos 23 vereadores assinaram requerimento favorável à convocação da sessão e pede que a Justiça fixe multa diária ao presidente da Câmara em caso de descumprimento de eventual decisão.
Em nota, a Câmara Municipal negou omissão e afirmou que a sessão extraordinária só pode ser convocada após a conclusão da tramitação das matérias nas comissões permanentes. O Legislativo também argumentou que a própria Prefeitura retirou projetos anteriores durante a tramitação e destacou que já aprovou mais de R$ 155,6 milhões em remanejamentos orçamentários solicitados pelo Executivo em 2026.
A Câmara informou ainda que apresentará sua defesa caso a Justiça determine o prosseguimento da ação.
-
POLÍCIA7 dias atrásPolícia aponta que pastores integravam esquema de apoio à facção; filha é presa em Cuiabá
-
POLÍTICA MT5 dias atrásPodemos adia convenção e amplia prazo para definir alianças em Mato Grosso
-
POLÍTICA MT5 dias atrásGoverno lança Regula MT para dar mais transparência às filas do SUS em Mato Grosso
-
TECNOLOGIA5 dias atrásIA e sensores transformam decisões da arbitragem na Copa do Mundo de 2026
-
VÁRZEA GRANDE5 dias atrásPivetta diz que Estado aguarda decisão da Justiça sobre possível intervenção no DAE
-
ECONOMIA6 dias atrásMarcas chinesas avançam e já respondem por 44% das vendas de carros premium no Brasil
-
POLÍTICA MT5 dias atrásProjeto de Beto Dois A Um permite trocar multa de trânsito por doação de sangue em Mato Grosso
-
SAÚDE7 dias atrásProjeto que cria campanha sobre uso consciente do Mounjaro avança na ALMT


