CUIABÁ

Sinop

Em Cuiabá, secretária se reúne com representantes da Caixa Econômica e da construtora para cobrar soluções e agilidade no Nico Baracat

Publicados

Sinop

A secretária de Assistência Social, Trabalho e Habitação de Sinop, Scheila Pedroso, está em Cuiabá, se reunindo com os representantes da Caixa Econômica Federal, gestora do Residencial Nico Baracat e também da Construtora responsável, com o objetivo cobrar providências e agilidade na solução de todas as situações identificadas pelas famílias do empreendimento. Nesta semana, antes da visita, a Prefeitura de Sinop também notificou formalmente a Caixa Econômica Federal, solicitando um posicionamento e cobrando o devido suporte da construtora responsável pela obra, além de montar um ponto de atendimento da pasta dentro do empreendimento para auxiliar as famílias.

“Essa agenda na Caixa Econômica foi com a equipe técnica responsável pela aprovação dos projetos. Me reuni com o engenheiro que esteve presente na obra na terça-feira, para verificar as condições dos apartamentos, porque depois de termos notificado a Caixa, eles mandaram o engenheiro no local para verificar como que estava a real situação e também para orientar a construtora nesse processo”, destacou a secretária.

Durante a reunião em Cuiabá, a secretária recebeu a garantia da Caixa Econômica, de que as providências serão tomadas e que os problemas identificados não representam risco às famílias. “A Caixa se comprometeu que tem total responsabilidade sobre o empreendimento juntamente com a construtora. Informaram também que existe um canal de acompanhamento de qualidade de obra, um programa de qualidade, e eles estão monitorando isso dentro do padrão do empreendimento, que é o da faixa 1. Eles esclareceram que os imprevistos encontrados não prejudicam a parte estrutural dos imóveis e que irão conduzir junto com a construtora os reparos”, continuou.

Leia Também:  Mais de 2,5 mil crianças e adolescentes participaram das escolinhas esportivas em 2023

Além da reunião com a Caixa Econômica Federal, a secretária também esteve com representantes da Construtora responsável pelo empreendimento, na manhã desta sexta-feira (9). “Entendemos o transtorno que ocorre no pós obra, que afeta as famílias, mas pedimos um pouco de paciência, pois estamos presentes no canteiro de obra solucionando os problemas e vamos solucionar 100% dos problemas. É uma obra que tem garantia de 5 anos e vamos estar presentes por um bom tempo, cinco a seis meses no canteiro de obra dando apoio. Depois as famílias terão nosso contato e qualquer problema voltaremos lá”, relatou o diretor da Construtora, Derli Rosa.

Para auxiliar no processo de mudança dos moradores, os atendimentos às famílias foram intensificados com o Plantão Social montado no residencial no começo desta semana. “Nós estamos buscando a ajuda necessária para atender as famílias. Em momento algum o município vai deixar as famílias desamparadas. Nosso objetivo é resolver qualquer situação que venha a acontecer dentro do Nico Baracat”, concluiu a secretária.

Leia Também:  Morador comemora início das obras de fechamento do valetão na avenida dos Ingás

A Prefeitura, por meio da secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação, tem o papel de realizar o cadastramento das famílias beneficiadas com o Residencial Nico Baracat e contribuir com na seleção, conforme critérios estabelecidos pelo Programa Habitacional Minha Casa Minha Vida. Outro trabalho desempenhado pelo município é o acompanhamento às famílias antes e depois da mudança com o Projeto de Trabalho Social (PTS).

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Sinop

Ação educativa da Prefeitura de Sinop reforça combate ao trabalho infantil em semáforos de Sinop

Publicados

em

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Assistência Social e da equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), realizou uma importante ação de conscientização e mobilização sobre o combate ao trabalho infantil em pontos estratégicos da região central do município. A ação ocorreu na manhã de hoje (1º) nos semáforos dos cruzamentos da Avenida das Sibipirunas com a Avenida Governador Júlio Campos e da Avenida das Sibipirunas com a Avenida das Embaúbas, locais de grande fluxo de veículos e pedestres.

Durante a mobilização, equipes realizaram panfletagem e orientações à população sobre a importância do enfrentamento ao trabalho infantil e da proteção integral dos direitos de crianças e adolescentes. O principal objetivo da iniciativa foi sensibilizar motoristas, pedestres e toda a comunidade sobre os impactos negativos da exploração do trabalho infantil, além de reforçar o papel da sociedade no combate a essa violação de direitos.

Durante a ação, a equipe do Creas distribuiu materiais informativos e orientou a população sobre a realidade enfrentada por crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, especialmente aqueles expostos a atividades inadequadas em vias públicas e semáforos.

Leia Também:  Sábado (30) tem ação de vacinação: confira os locais

A coordenadora de Proteção Social Especial, Marilene Pereira, destaca a importância da mobilização como ferramenta de conscientização e fortalecimento da rede de proteção. “Essa é uma ação muito importante, em que a equipe do Creas está nos semáforos realizando a entrega de material informativo sobre o combate ao trabalho infantil. Em nossa cidade, temos observado crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade em espaços públicos. Por isso, estamos intensificando esse trabalho de enfrentamento e conscientização junto à população”, ressaltou.

A mobilização reforçou ainda a principal mensagem da campanha: lugar de criança é na escola, no convívio familiar, no lazer e vivendo plenamente a infância. A informação e a conscientização são ferramentas fundamentais para prevenir violações de direitos e fortalecer as políticas públicas de proteção.

A ação contou com apoio da Guarda Civil Municipal, por meio do Departamento de Educação para o Trânsito (DET) e da equipe operacional, que atuaram diretamente na organização e segurança viária durante toda a mobilização. A participação da Guarda Civil Municipal de Sinop foi fundamental para garantir a segurança tanto das equipes da Secretaria de Assistência Social quanto dos cidadãos durante a panfletagem nos cruzamentos de maior movimento.

Leia Também:  Vacina bivalente de reforço contra COVID está disponível para pessoas com comorbidades e acima de 12 anos

Além de conscientizar a população, a ação também orientou sobre a importância de não incentivar o trabalho infantil por meio da oferta de dinheiro, compra de produtos vendidos por crianças ou contratação de menores para atividades proibidas pela legislação. A recomendação é que casos de violação de direitos sejam comunicados aos órgãos competentes para que as famílias recebam acompanhamento adequado e crianças e adolescentes tenham acesso à rede de proteção.

A Prefeitura de Sinop reforça que o enfrentamento ao trabalho infantil é uma responsabilidade compartilhada entre poder público, famílias e sociedade. Por meio da conscientização e da atuação integrada, o município segue fortalecendo políticas públicas que garantam proteção, dignidade e desenvolvimento pleno para crianças e adolescentes.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA