CUIABÁ

Rondonópolis

Sempras promove, amanhã (19), eleição para integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Publicados

Rondonópolis

Organizada e supervisionada pela Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social (Sempras) a escolha dos representantes da sociedade civil para compor o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência acontece nesta sexta-feira (19), entre 13h e 16h, no Núcleo de Conselhos.

Responsável pelos assuntos e decisões que garantam o respeito e a proteção aos direitos das pessoas com deficiência, além de estabelecer o Fundo Municipal e a Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência é órgão colegiado com funções permanentes, consultivas e fiscalizadoras e vinculado à Sempras.

“Esse conselho tem um papel fundamental no nosso município porque ele dialoga com todas as políticas públicas para a inclusão, seja na área da habitação, seja na área do transporte ou da educação, por exemplo. E é a partir de discussões desse grupo colegiado, onde a gente tem representações da sociedade civil e também do governo, que estruturamos as demandas para o Executivo. Então é um conselho de suma importância. E amanhã estamos fazendo o processo da eleição de seus membros”, observa a secretária de Promoção e Assistência Social, Fabiana Rizati Perez, sobre o senso de pertencimento que esse conselho garante aos deficientes, assegurando-lhes ocuparem seu lugar como indivíduos que integram a sociedade.

Leia Também:  Prefeitura de Rondonópolis avança na modernização dos atendimentos na Saúde

Composto por 32 membros, entre titulares e suplentes, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência possui 16 vagas preenchidas por representantes do governo e da Sociedade Civil em distribuição paritária. Entre os membros da sociedade civil aptos a ocupar um lugar nesse conselho estão um representante de cada entidade, quais sejam, da área de deficiência auditiva, de deficiência física, de deficiência intelectual ou múltipla, de pessoas com transtorno mental, de pessoas com transtornos globais do desenvolvimento, de sindicatos ou coselhos de classe ou entidades de trabalhadores sediados em Rondonópolis. Ocupam duas vagas representantes de instituições da área de deficiência visual.

Indicadas pelo Poder Público, as outras oito vagas são preenchidas por representantes da Sempras e, também, das Secretarias Municipais de Saúde, de Cultura, de Educação, de Transporte e Trânsito, de Habitação e Urbanismo, de Ciência, Tecnologia e Inovação, além da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR).

Podem votar nesse pleito pessoas com deficiência credenciadas às entidades que concorrem a uma vaga no conselho. Para tanto, devem apresentar a ficha de credenciamento e, ainda, documentos de comprovação da deficiência e RG ou CPF.

Leia Também:  Número de atividades dispensadas de alvarás ou licenças mais que dobra em Rondonópolis

Com mandato de dois anos (biênio 2023/2025), os conselheiros eleitos nesta votação vão tomar posse em 26 de janeiro.

O resultado desta eleição será publicado no Diário Oficial de Rondonópolis (Diorondon) de 23 de janeiro de 2024.

O Núcleo de Conselhos fica na Avenida Tiradentes 1.904, Centro.

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Rondonópolis

Projeto une conhecimento e diversão nas escolas da rede municipal

Publicados

em

Alunos da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Vereador Rozendo Ferreira de Souza receberam nesta quarta-feira (04) a equipe técnica da alimentação escolar e aprenderam ainda mais sobre alimentos saudáveis de forma lúdica e divertida.

Por meio do projeto Educação Alimentar Nutricional, as profissionais da Secretaria Municipal de Educação percorrem as escolas da rede levando conhecimento em forma de diversão.

Reunidos nas próprias salas de aula, nos pátios ou nas quadras das escolas, os alunos são incentivados a participarem da atividade de perguntas e repostas. A cada rodada o grupo campeão ganha pontos acertando o alvo montado e, no final, o time que fizer mais pontos sai vencedor.

A ideia é simples, por meio de perguntas e respostas, levar o conhecimento sobre alimentação saudável para as crianças, especialmente elas que estão se desenvolvendo e em fase de crescimento.

A assessora de apoio a alimentação escolar do Município, Thailiny Mayara Santos de Oliveira, que também é nutricionista, comentou que essa atividade complementa algumas aulas onde o tema é tratado e também estimula as crianças a comerem a merenda, que tem cardápio elaborado especialmente para elas.

Leia Também:  Prefeitura de Rondonópolis avança na modernização dos atendimentos na Saúde

O projeto vai além das escolas e contribui também para que as crianças saibam escolher os alimentos mais saudáveis em casa, levando conhecimento para suas famílias.

A próxima unidade a receber a equipe da alimentação escolar deve ser a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF)Alcides Pereira dos Santos que fica no bairro João de Barro.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA