POLÍCIA
Polícia Militar envia para reciclagem 1,7 toneladas de documentos que perderam a validade
POLÍCIA
A Polícia Militar de Mato Grosso, por meio da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos, realizou o descarte, nesta terça-feira (16.01), de mais de 1,7 tonelada de documentos que já perderam a validade. O ato de eliminação foi realizado em uma empresa de reciclagem, em Várzea Grande.
Foram descartados 51,9 metros lineares de papéis, que foram enviados em viaturas da PM, em 370 caixas box. Os documentos correspondem entre os anos de 1998 e 2018, que perderam a validade até o ano de 2021.
Segundo a cabo Isaídes Vieira Santos, que faz parte da Comissão Permanente de Avaliação de Arquivos, a lista de documentos descartados foi publicada no Diário Oficial do Estado, em novembro do ano passado, e corresponde a Instrução Normativa n.º 003/2023 da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplag).
“A instrução nos orienta a fazer o descarte legal desses documentos, uma vez que eles já perderam o ciclo de guarda específico. Dessa forma, todos os documentos são analisados e nossa comissão realiza a catalogação desses papéis, conferimos aqueles que estão fora de validade e fazemos a destruição correta desses arquivos”, explica.
Outros descartes
No ano de 2023 foram realizados os descartes de 826 quilos de documentos, totalizando cerca de 30 metros lineares, que já estavam sem validade e também passaram pelo mesmo processo.
Uma vez selecionados, a lista de documentos passa pela aprovação da comissão e, posteriormente, para a Superintendência de Arquivo Público de Mato Grosso, que determina a autorização de eliminação.
Fonte: PM MT – MT
POLÍCIA
Polícia Civil realiza operação contra faccionados investigados por homicídios e tráfico em Diamantino
A Polícia Civil realizou, nesta quarta-feira (7.10), a Operação Contra Ataque 2, para cumprir três mandados de busca e apreensão domiciliar e quatro mandado de prisão preventiva a fim de coletar elementos informativos para investigações de homicídios ocorridas nos últimos meses em Diamantino, além do enfrentamento ao tráfico de drogas e às facções criminosas.
A operação é uma continuidade da Operação Contra Ataque 1, deflagrada em maio deste ano para desarticular uma facção criminosa envolvida em uma tentativa de homicídio contra um homem de 29 anos em Diamantino.
Durante o cumprimento dos mandados nesta quarta-feira (7), dois alvos que já estavam presos, um em Diamantino e outro em Cuiabá, tiveram mandados de prisão preventiva, expedidos pela 1ª Vara Criminal de Diamantino, cumpridos.
Outros dois alvos de mandados de prisão não foram localizados e seguem foragidos. Além disso, um homem foi preso em flagrante, no bairro Jardim Alvorada, com 24 pinos de cocaína prontos para a comercialização, além de dinheiro em espécie e aparelhos celulares.
A operação foi realizada em conjunto por equipes das Delegacias de Diamantino e Regional de Nova Mutum.
-
MATO GROSSO3 horas atrásSetasc abre inscrições para sorteio do Camarote dos Autistas no jogo do Cuiabá contra o Avaí
-
POLÍTICA MT4 horas atrásMax Russi lidera coletiva de imprensa em apoio a Flávio Bolsonaro
-
MATO GROSSO3 horas atrásMT Hemocentro divulga calendário de coletas de sangue para outubro
-
AGRONEGÓCIO3 horas atrásMato Grosso lidera produção de grãos no Brasil e concentra 59,7% do gergelim nacional
-
Diamantino22 horas atrásNOTA OFICIAL- 05/10/2026
-
Rondonópolis22 horas atrásSecretaria de Saúde amplia comunicação com a população pelo Instagram
-
ECONOMIA2 horas atrásDesenvolve MT oferece linhas de crédito para empresas antes das vendas de fim de ano
-
MATO GROSSO2 horas atrásMatrículas 2027 da Rede Estadual estão abertas e terminam no dia 16 de outubro


