POLÍCIA
Tecnologia aplicada em análise financeira aprimora investigações e torna Polícia Civil de MT referência
POLÍCIA
O trabalho desenvolvido de análise financeira pelo Laboratório de Tecnologia Contra Lavagem de Dinheiro (LAB-LD), da Polícia Civil de Mato Grosso, chamou a atenção das Polícias Civis de diversos estados que estão adotando as ferramentas desenvolvidas para análise e investigação de lavagem de capitais.
As Polícias Civis de Goiás, Santa Catarina, Pará e Espírito Santo já usam o sistema desenvolvido, Delfos, que faz análise de movimentações financeiras. Outras polícias estão em tratativas com Mato Grosso para o uso das ferramentas e conhecimentos aplicados pelo LAB-LD.
O LAB-LD atua no assessoramento às Delegacias da Polícia Civil mato-grossense com a produção de relatórios de análise financeira que subsidiam investigações de diversos delitos, principalmente, aqueles ligados à lavagem de dinheiro.
Atendimentos
Em 2023, o laboratório recebeu um aumento considerável na demanda, seja no recebimento de denúncias, aberturas de casos Simba, análises bancárias e fiscais. Os relatórios de afastamento bancário comprovam isso, uma vez que subiram de 42 no ano passado para 95 em 2023.
Inteligência financeira
O LAB-LD focou, recentemente, na criação da cultura interna de investigação financeira. Nesse sentido, foi estimulada a utilização dos Relatórios de Inteligência Financeira (RIFs) elaborados pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), do Governo Federal.
“Os relatórios são importantes ferramentas investigativas para subsidiar e demonstrar movimentações atípicas ou suspeitas, que podem estar ligadas ao crime de lavagem de capitais”, explicou o gerente do laboratório, investigador Marcos Monclair.
Capacitações
Neste ano, a Diretoria de Inteligência promoveu diversas capacitações com servidores da Polícia Civil na área de introdução à análise financeira, treinamentos sobre o COAF, sistemas usados pelo LAB-LD, assim como apoio às delegacias para a análise financeira.
O laboratório também promoveu uma campanha orientativa aos servidores da Polícia Civil, com a produção de cartilhas e cards orientativos.
“Toda essa demanda por capacitações e treinamentos dos servidores demonstra uma mudança de cultura que vem ocorrendo entre as unidades policiais para a importância da investigação financeira, que pode embasar e robustecer apurações e inquéritos em relação a diversos delitos, especialmente quando se trata de organizações criminosas”, reforçou o delegado Eduardo Rizzotto de Carvalho, coordenador do LAB-LD.
LAB-LD
Criado em 2013, o LAB-LD faz parte da estrutura da Diretoria de Inteligência e colaborou com diversas investigações de repercussão conduzidas pela Polícia Civil de Mato Grosso ao longo dos últimos anos, cujas operações chegaram a dezenas de prisões de envolvidos em crimes como corrupção na administração pública, organização criminosa, homicídios, roubos, lavagem de capitais e, também, na recuperação de ativos.
O LAB-LD da Polícia Civil de Mato Grosso integra a Rede de Laboratórios de Tecnologia Contra a Lavagem de Dinheiro (Rede-LAB) do Ministério da Justiça, cujo objetivo é a troca de experiências entre os laboratórios e o desenvolvimento da atividade de investigação financeira.
Fonte: Policia Civil MT – MT
POLÍCIA
Polícia Militar prende caminhoneiro com 27 quilos de maconha skank em Água Boa
Equipes do 13º Comando Regional da Polícia Militar e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreenderam 27 quilos de substância análoga à supermaconha (skank), na noite desta sexta-feira (5.6), em Água Boa. As drogas estavam escondidas em compartimentos da cabine de um caminhão e um homem, de 47 anos, foi preso em flagrante por tráfico de drogas.
Na execução da Operação Território Livre, os setores de inteligência do 13º Comando Regional foram informados pela PRF sobre um caminhão que estaria transportando entorpecentes com destino ao Estado de Goiás. Diante das informações, as equipes militares de Ribeirão Cascalheira, Canarana e Água Boa se juntaram para diligências.
Durante o patrulhamento, o caminhão com as mesmas características informadas foi visto entrando no perímetro urbano de Água Boa. O motorista do caminhão foi abordado para parar e questionado se transportava materiais ilícitos, pergunta que respondeu negativamente.
Em seguida, os policiais iniciaram vistoria minuciosa pelo veículo e identificaram um compartimento oculto no teto da cabine, onde foram encontrados cinco tabletes de drogas. Na continuidade das buscas, mais pacotes com os entorpecentes foram encontrados nas portas e na carroceria do caminhão.
O suspeito foi perguntado novamente sobre o transporte da droga e confessou que havia saído da cidade de Juína para levar os entorpecentes até a cidade de Aruanã, em Goiás. Ele ainda afirmou que ganharia uma quantia em dinheiro pelo transporte do material ilícito.
Ele recebeu voz de prisão em flagrante e foi conduzido, com todo o material apreendido, para a Polícia Judiciária Civil para registro da ocorrência e demais providências cabíveis.
-
MATO GROSSO5 dias atrásPrimeiro Encontro de Fibromiálgicos marca nova era de reconhecimento e inclusão em Mato Grosso
-
Poxoréu4 dias atrásPais denunciam alimentação precária e falta de colchões em creche municipal de Poxoréu
-
POLÍCIA4 dias atrásPolícia Civil e PRF apreendem caminhão carregado de alimentos pertencente a facção criminosa em Cáceres
-
POLÍCIA4 dias atrásPolícia Civil mira grupo de traficantes que transportava drogas ocultadas em eletrodomésticos
-
POLÍCIA4 dias atrásPolícia Civil e PRF apreendem caminhão cheio de alimentos pertencente a facção criminosa em Cáceres
-
POLÍCIA3 dias atrásPolícia Civil apreende mais de 900 quilos de pescado irregular e desarticula esquema de pesca predatória em Cuiabá
-
MATO GROSSO5 dias atrásDr. João anuncia implantação em MT da carteira digital durante 1º Encontro de Fibromiálgicos
-
ESPORTES4 dias atrásLula sanciona lei da Copa do Mundo Feminina e reconhece pioneiras


