CUIABÁ

AGRONEGÓCIO

Governo de Minas entrega de 1,8 mil títulos de terras

Publicados

AGRONEGÓCIO

O Governo de Minas celebrou a entrega de 1,8 mil títulos de terras em 2023, estabelecendo um novo recorde consecutivo de pequenos produtores beneficiados pela política de regularização fundiária.

Com esse marco, a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) concluiu a documentação de propriedades em 64 cidades mineiras. O objetivo até 2026 é estender essa regularização para mais 5,4 mil propriedades, proporcionando segurança jurídica e cidadania aos agricultores familiares.

O destaque da Seapa também incluiu o fortalecimento da agroindústria no estado. Além disso, as exportações do agronegócio mineiro atingiram um recorde histórico, mesmo com a redução de 9,1% na receita, devido à queda dos preços das commodities no mercado internacional.

O programa “Irriga Minas” distribuiu mais de 1,9 mil kits de irrigação por gotejamento a agricultores familiares em regiões afetadas pela escassez hídrica, enquanto o projeto “Jaíba” concluiu obras para garantir o abastecimento de água para milhares de habitantes e a produtividade agrícola em 29 mil hectares.

A política pública “Garantia-Safra” beneficia agricultores familiares em situações de perda de safra devido a fenômenos climáticos adversos. Para a safra 2023/2024, mais de 44 mil agricultores estão inscritos no programa.

Leia Também:  Alta no preço do frete pressiona custos do agronegócio e afeta escoamento da produção

O estado, por meio de seus órgãos como a Emater, Epamig e IMA, tem investido em iniciativas que visam ao fortalecimento da agricultura familiar, à melhoria da qualidade genética do rebanho bovino e à preservação ambiental, além de ações voltadas para o agronegócio, como o Concurso Internacional de Queijos Artesanais e o Programa de Revitalização do Rio São Francisco.

Fonte: Pensar Agro

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

AGRONEGÓCIO

Demanda por fertilizantes em MT pode crescer até 39% até 2034

Publicados

em

Assessoria/Sedec

A demanda por fertilizantes em Mato Grosso poderá crescer entre 29% e 39% até 2034, segundo projeções de estudo da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O diagnóstico também aponta caminhos para atender às necessidades futuras da produção agrícola e propõe a criação de um polo de referência em fertilizantes e nutrição de plantas no estado.

Os resultados foram apresentados na quarta-feira (14.10), em reunião com representantes do Governo de Mato Grosso. Desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT) e a Fundação Uniselva, o estudo inclui uma proposta técnica para estruturar um Hub do Centro de Excelência em Fertilizantes e Nutrição de Plantas (CEFENP), com escritório previsto para o Parque Tecnológico, em Várzea Grande.

“A ideia é criar uma estrutura permanente que conecte governo, universidades, empresas e produtores para desenvolver pesquisas e testar tecnologias. Entre os objetivos estão melhorar o aproveitamento dos fertilizantes nas lavouras, buscar alternativas de abastecimento e atrair investimentos para o setor”, explicou a secretária adjunta de Agronegócios, Crédito e Energia da Sedec, Linacis Vogel Lisboa.

Leia Também:  Café brasileiro registra alta de 21,8% nas exportações e anima setor

Além das projeções de consumo, o levantamento analisou oportunidades, dificuldades e o potencial de aproveitamento de resíduos agropecuários na cadeia de fertilizantes. Os pesquisadores também estudaram experiências de centros de excelência em países como Marrocos, Alemanha, Holanda, Austrália, China e Estados Unidos, visitados durante missões técnicas.

Para tirar a proposta do papel, foi discutida a prorrogação do Convênio nº 1807/2025, para estruturação do Hub do CEFENP em Mato Grosso.  A intenção é dar continuidade ao trabalho, passando do diagnóstico para a estruturação do Hub.

Outra agenda, realizada na sede da Sedec, tratou da preparação do Fórum Internacional de Fertilizantes, Nutrição de Plantas e Segurança Alimentar, previsto para 18 de novembro, em Cuiabá. O evento deverá marcar o lançamento do Movimento Mato Grosso Pró-Fertilizantes, voltado à mobilização de instituições públicas, pesquisadores e empresas em torno de projetos para o setor.

“Durante o fórum, está prevista a assinatura de um memorando de entendimento multilateral, documento que deverá registrar o compromisso de cooperação entre as instituições participantes. A articulação pretende apoiar pesquisas, inovação, atração de investimentos e o desenvolvimento de atividades industriais ligadas aos fertilizantes”, comentou Linacis.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA