CUIABÁ

MATO GROSSO

Secel viabiliza exposições de artes e aulas de dança para a população; veja programação

Publicados

MATO GROSSO

Duas exposições de artes ficam abertas para visitação ao público neste mês de dezembro, em Cuiabá, e são opções de cultura e lazer para a população neste fim de ano. As mostras “Intersecções” e “Os Netos D. Maria Apolônia” foram viabilizadas pelo Edital Viver Cultura, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), e apresentam trabalhos de artistas regionais com inspirações na natureza e nas histórias de família. Ambas têm entrada gratuita.

A exposição “Interseções” será aberta neste domingo (17.12), às 9h30, na Galeria Mandala. A mostra traz obras que mesclam a fotografia de Amaury Santos com pinturas de Valques Pimenta, inspiradas na fauna e flora mato-grossense. As telas são resultado de um trabalho colaborativo, no qual Valques pinta sobre as fotografias de Amaury.

“A exposição apresenta uma abordagem inovadora, porque Valques Pimenta pintou sobre as fotografias de Amaury Santos, gerando, assim, obras híbridas que não são apenas fotografias, mas também não são necessariamente pinturas sobre tela”, explica uma das curadoras da exposição, Lilian Barbon. O público poderá conferir o trabalho dos artistas até 14 de janeiro.

A exposição !Os Netos de D. Maria Apolônia – Memória e Arte Pelos Olhos de uma Família de Artistas Cuiabanos” está aberta ao público na Galeria de Artes Lava Pés, em Cuiabá. A mostra reúne o trabalho dos artistas cuiabanos Neide Silva, Sebastião Silva, Júlio César e Wender Carlos, que são da mesma família e se juntaram para fazer uma homenagem à avó Dona Maria Apolônia. Ela era conhecida como Dona Bugra, benzedeira e raizeira, uma mulher simples, descendente de indígenas, que amava a natureza e conhecia o poder curativo das plantas.

Leia Também:  Seduc divulga resultado preliminar de estudantes que participarão de intercâmbio na Inglaterra

Outra exposição aberta ao público é “Por dentro dos corações cuiabanos”, disponível para visitação mediante agendamento, na Casa Silva Freire, em Cuiabá. A mostra é inspirada no olhar das crianças sobre o Centro Histórico, fruto de uma vivência realizada dentro das atividades do curso de educação patrimonial da Casa Silva Freire.

O projeto foi aprovado no Edital Viver Cultura, da Secel, e o curso visa a formação de mediadores culturais. Na capacitação participaram estudantes universitários, historiadores e professores da educação infantil e ensino fundamental. E uma das ações foi a mediação de uma vivência no Centro Histórico, voltada para as crianças. Ao fim, elas fizeram pinturas e desenhos inspirados nas visitas aos prédios históricos e nas memórias afetivas vividas nas casas dos avós.

Projeto Aprenda a dançar o lambadão em casa

Aprovado no Edital Viver Cultura, da Secel, o projeto Aprenda a Dançar o Lambadão em Casa oferece aulas online ministradas pelo professor Vlademir Reis. São 15 aulas de curta duração, em média de cinco minutos, nas quais ele ensina os passos-base do lambadão e da lambadinha, além de movimentos de giro e aéreo.

“Ambos estilos têm a mesma contagem de tempo, mas o diferencial está no gingado. O lambadão é mais rápido, já a lambadinha tem uma forma de pisar que é o diferencial”, explica o professor.

Leia Também:  VI Jornada de Direito da Saúde aprova 14 novos enunciados sobre judicialização da saúde

As aulas podem ser acessadas no canal do Youtube do grupo de dançarinos Lambadeiros de Elite, e até 25 de dezembro todas estarão disponíveis na internet.

“Tenho buscado colaborar com a popularização do lambadão, principalmente para as gerações futuras. É divertido, e é um gênero genuinamente mato-grossense. O lambadão é parte de nossa cultura”, defende Vlademir.

Serviço:
Exposição Intersecções

Período: De 17 de dezembro a 14 de janeiro de 2024, das 8h às 18h
Local: Galeria Mandala – Rua Cel. Neto, 736, Goiabeiras, Cuiabá/MT
Entrada: Gratuita
Mais informações: www.interseccoes.46graus.com ou (65) 9 8405 9683

Exposição Os netos de D. Maria Apolônia – Memória e arte pelos olhos de uma família de artistas cuiabanos
Período: Até 30 de dezembro, de segunda a sexta, das 8h30 às 12h e das 14h às 18h
Local: Galeria de Artes Lava Pés (piso térreo da Secel) – Avenida José Monteiro de Figueiredo, 510, bairro Duque de Caxias, Cuiabá-MT
Entrada: gratuita

Exposição Por dentro dos corações cuiabanos
Visitação mediante agendamento
Local: Casa Silva Freire – Rua Cândido Mariano, Centro de Cuiabá
Mais informações: (65) 981273268 e Instagram @casasilvafreire

Projeto Aprenda a dançar lambadão em casa
Disponível no canal Lambadeiros de Elite no Youtube (https://www.youtube.com/@vlademirreiselite)

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Coronel Roveri destaca investimentos e redução de crimes durante passagem pela Sesp-MT

Publicados

em

Reprodução

O coronel César Roveri voltou a destacar, nas redes sociais, ações e resultados relacionados ao período em que esteve à frente da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT).

Em uma publicação no Instagram, Roveri reuniu registros de iniciativas desenvolvidas durante sua gestão e mencionou investimentos no fortalecimento das forças de segurança, uso de tecnologia, integração entre as instituições e estratégias de enfrentamento à criminalidade.

Entre as ações citadas está o programa Vigia Mais MT, que ampliou o uso de câmeras de monitoramento em municípios do Estado. A tecnologia passou a ser utilizada como ferramenta de apoio às forças policiais, além de auxiliar em operações e no monitoramento de áreas estratégicas.

Dados divulgados pela Segurança Pública também apontaram redução em determinados indicadores criminais no período. Em 2024, os roubos de veículos em Mato Grosso registraram queda de 28% em relação ao ano anterior. Os furtos de veículos também apresentaram redução no mesmo intervalo.

Roveri também mencionou investimentos em equipamentos, tecnologia e efetivo como parte das medidas adotadas para reforçar a estrutura da segurança pública estadual.

Leia Também:  Seduc divulga resultado preliminar de estudantes que participarão de intercâmbio na Inglaterra

Cenário eleitoral

A publicação ocorre em meio à movimentação política do coronel, que é cotado para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026.

Apesar do contexto eleitoral, a publicação analisada concentra-se na divulgação de ações e resultados atribuídos ao período em que Roveri comandou a Sesp-MT.

As informações sobre indicadores criminais e resultados apresentados na reportagem têm como base dados divulgados por órgãos públicos e informações atribuídas ao próprio coronel.

A legislação eleitoral estabelece regras para a divulgação de conteúdos relacionados a candidatos e pré-candidatos. A propaganda eleitoral na internet será permitida a partir de 16 de agosto, conforme o calendário das Eleições 2026. Até o início do período permitido, conteúdos jornalísticos devem manter caráter informativo, sem pedido explícito de votos ou elementos que possam caracterizar propaganda eleitoral antecipada.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA