VÁRZEA GRANDE
Educação encerra Projeto Plantando Lírios em 2023 com a presença da primeira-dama Kika Dorilêo Baracat
VÁRZEA GRANDE
Projeto promoveu conscientização sobre direitos humanos e equidade de gênero em escolas de Várzea Grande impactando mais de 6 mil famílias, semeando paz e amor para um futuro igualitário
A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer concluiu, na manhã de quarta-feira, 13, as atividades do ano de 2023 do Programa Plantando Lírios nas escolas da rede municipal de Várzea Grande. A cerimônia de encerramento teve lugar no Anexo II da Smecel e contou com a ilustre presença da primiera-dama de Várzea Grande e promotora de Justiça, Kika Dorilêo Baracat.
Maria Alice Barros, subsecretária que representou o secretário Silvio Fidelis durante a cerimônia, destacou a importância do projeto Plantando Lírios, concebido para dar efetividade à lei 14.164/21. Essa legislação propõe o destaque nos currículos escolares, em todos os níveis de ensino, para conteúdos relativos aos direitos humanos, equidade de gênero, classe e raça/etnia, além de abordar o problema da violência doméstica e familiar contra a mulher.
O projeto concentra seus esforços na prevenção da violência contra meninas e mulheres, promovendo a paz e o amor por meio de rodas de conversas sobre a temática da não violência contra as mulheres. A abordagem é feita de maneira acolhedora e intersetorial, envolvendo diversos profissionais, incluindo educadoras, psicólogas e assistentes sociais, utilizando uma linguagem pacífica ao interagir com os alunos.
A 1ª dama Kika Dorilêo Baracat, presente na cerimônia, ressaltou a relevância do programa. “Estamos construindo um futuro mais justo e igualitário para as nossas crianças e jovens, promovendo a conscientização e a prevenção da violência”, afirmou.
A subsecretária Maria Alice Barros compartilhou os resultados do ano de 2023, revelando que as ações foram implementadas em 26 escolas municipais e 23 escolas estaduais. Após as rodas de conversas e acolhimentos, os alunos produziram redações sobre o tema abordado. As 10 melhores redações de cada escola foram enviadas à LIRIOS, que, posteriormente, selecionou as 15 melhores do município e 15 melhores do estado para publicação.
O Projeto Plantando Lírios teve início em 11 de maio de 2023 na rede municipal de educação e encerrou em 20 de julho de 2023. Durante esse período, foram realizadas palestras para 2.627 alunos. Posteriormente, 248 alunos foram ouvidos individualmente por psicólogas, e 43 foram encaminhados para instituições a fim de receber acompanhamento psicológico.
A extensão do projeto alcançou também a rede estadual de educação, iniciando em 11 de maio de 2023 e concluindo em 05 de outubro de 2023. Foram palestrados para 3.421 alunos, sendo que 205 foram ouvidos individualmente por psicólogas e 95 foram encaminhados para instituições para acompanhamento psicológico. O Projeto Plantando Lírios impactou diretamente 6.048 famílias e aproximadamente 30.240 famílias indiretamente.
Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT
VÁRZEA GRANDE
Wender Madureira busca informações sobre proposta de remanejamento antes da votação na Câmara
Na manhã desta quinta-feira (23), o vereador Wender Madureira esteve na Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão Fazendária para uma reunião com a secretária da pasta. O encontro teve como principal objetivo buscar informações sobre a proposta de alteração da taxa de remanejamento orçamentário, que será apreciada pela Câmara Municipal nesta sexta-feira (24), durante sessão extraordinária convocada a pedido do Poder Executivo.
Durante a visita, o parlamentar apresentou um ofício com questionamentos sobre o planejamento da administração municipal para a utilização dos recursos, caso a proposta seja aprovada. Entre os pontos levantados, Wender busca compreender quais áreas serão contempladas e como os valores remanejados deverão ser aplicados.
Para o vereador, o acesso a essas informações é fundamental para que os parlamentares possam analisar a matéria com responsabilidade e exercer plenamente o papel fiscalizador do Legislativo.
“Nosso compromisso é com a transparência e com a boa aplicação dos recursos públicos. Antes de votar uma proposta que trata do orçamento do município, é importante conhecer o planejamento da administração e entender como esses recursos serão utilizados em benefício da população”, destacou Wender Madureira.
A iniciativa reforça a atuação fiscalizadora do parlamentar, que tem acompanhado de perto os assuntos relacionados à gestão orçamentária do município. A expectativa é que as informações solicitadas contribuam para ampliar o debate sobre a proposta que será apreciada pelos vereadores durante a sessão extraordinária desta sexta-feira (24).
-
Rondonópolis7 dias atrásExposição “Patrimônio Material e Imaterial – da Arquitetura à Música” ocupa Rosa Bororo até 25 de novembro
-
Primavera do Leste6 dias atrásSérgio Machnic define vereador Herbert Vianna como novo líder do Executivo na Câmara de Primavera do Leste
-
Rondonópolis6 dias atrásCaveiras Moto Festival deve movimentar hotéis, comércio e serviços em Rondonópolis
-
Sinop6 dias atrásFesteja Sinop: Prefeitura disponibiliza transporte gratuito para Praia do Cortado nos dias 5, 6 e 7 de setembro
-
Primavera do Leste6 dias atrásPrimavera do Leste inicia pagamento de R$ 20 milhões em precatórios e garante cumprimento de decisão judicial
-
Sinop7 dias atrásFesteja Sinop: Prefeitura abre 34ª edição dos Jogos Olímpicos e 3ª Paralimpíada no Estádio Gigante do Norte
-
Sinop2 dias atrásFesteja Sinop: passeio ciclístico Ciclo Festeja será realizado nesta segunda-feira (7)
-
Sinop6 dias atrásFesteja Sinop: Prefeitura realiza live orientativa aos inscritos para o Torneio de Pesca


