CUIABÁ

MATO GROSSO

Rede de Proteção participa de capacitação em Rondonópolis

Publicados

MATO GROSSO

Cerca de 120 pessoas participaram do Curso de Formação para Conselheiros Tutelares na modalidade de ensino a distância (EaD) em Rondonópolis (a 212km de Cuiabá), entre conselheiros eleitos, suplentes e outros integrantes da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente. A capacitação foi realizada em três dias, de 27 a 29 de novembro, na sede das Promotorias de Justiça da comarca.

O curso de formação foi elaborado pela Procuradoria de Justiça Especializada na Defesa da Criança e do Adolescente e pelo Centro de Apoio Operacional (CAO) da Infância e da Juventude, e executado pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) – Escola Institucional do MPMT. Ele também já foi aplicado nas comarcas de Juína, Apiacás e São José do Rio Claro e está em andamento em Comodoro.

Conforme a promotora de Justiça Patrícia Eleutério Campos Dower, a capacitação é uma etapa do processo eleitoral para escolha de conselheiros tutelares em Rondonópolis, acompanhado de perto pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). “O processo eleitoral inclui as etapas de inscrição, prova escrita, teste psicológico, eleição e capacitação, para depois disso sair o resultado definitivo para nomeação e posse”, explicou. 

Leia Também:  Secretaria de Saúde abre processo seletivo para Hospitais Estaduais e Regionais

Sobre o curso – Dividido em 20 módulos, o curso tem aproximadamente oito horas de duração e conta com corpo docente formado por membros e servidores do MPMT e parceiros. Além das videoaulas, a plataforma EaD do Ceaf traz material de leitura complementar, modelos de documentos e orientações gerais a título de sugestão para aplicação do treinamento. Os participantes serão certificados pela Escola Institucional. 

A capacitação aborda temas como “Política de Atendimento das Crianças e dos Adolescentes”, “Acolhimento Institucional e Familiar”, “Redes Municipais de Atendimento à Criança e ao Adolescente (CRAS, CREAS, CAPS, CAPS-I e outros)”, “Suspensão e Destituição do Poder Familiar”, “Adoção e Entrega Legal”, “Ato Infracional na Rotina do Conselho Tutelar”, “Violência contra Crianças e Adolescentes e Medidas Protetivas de Urgência”, “Atuação do Conselheiro Tutelar na Rede de Educação”, “Evasão Escolar, Busca Ativa e Ficha de Comunicação de Aluno Infrequente (Ficai)”, entre outros. 

Fonte: Ministério Público MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Após alagamentos, 126 municípios de MT estão sob alerta de novas tempestades

Publicados

em

Reprodução

Mato Grosso está em alerta para a ocorrência de novas tempestades após episódios de chuva intensa provocarem alagamentos em diferentes regiões do estado. Ao todo, 126 municípios estão sob aviso meteorológico, com previsão de chuva forte, rajadas de vento e possibilidade de novos transtornos.

A situação preocupa principalmente moradores de áreas suscetíveis a alagamentos, regiões próximas a córregos e rios e localidades onde o sistema de drenagem enfrenta dificuldades para escoar grandes volumes de água em pouco tempo.

Com a possibilidade de novas precipitações, o risco inclui pontos de alagamento nas cidades, enxurradas, queda de árvores, interrupções no fornecimento de energia elétrica e dificuldades no trânsito. Em áreas rurais, as chuvas intensas também podem comprometer estradas vicinais e dificultar o deslocamento de moradores e o transporte da produção agrícola.

População deve redobrar os cuidados

Durante tempestades, a orientação é evitar áreas alagadas, não atravessar ruas cobertas pela água e manter distância de córregos e rios que apresentem elevação rápida do nível. Motoristas devem reduzir a velocidade e evitar locais onde não seja possível avaliar a profundidade da água.

Leia Também:  Força Tática prende homem monitorado por tornelezeira pelo crime de tráfico de drogas

Também é importante não se abrigar debaixo de árvores durante rajadas de vento e evitar o contato com estruturas metálicas ou equipamentos elétricos em áreas externas durante descargas atmosféricas.

Moradores de regiões com histórico de alagamentos devem acompanhar os avisos meteorológicos e ficar atentos aos sinais de risco, especialmente quando a chuva persistir por períodos prolongados.

Atenção às condições do tempo

A ocorrência de novos temporais reforça a necessidade de acompanhamento das condições meteorológicas nos municípios mato-grossenses. A intensidade e a distribuição das chuvas podem variar de uma região para outra, exigindo atenção redobrada das autoridades e da população.

Em situações de emergência, a recomendação é procurar um local seguro e acionar os serviços de proteção e defesa civil.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA