CUIABÁ

Diamantino

Idosos do Grupo Viver Legal de Diamantino se formam no Programa que incentiva alfabetização

Publicados

Diamantino

A Prefeitura de Diamantino, por meio das secretarias de Educação e Assistência Social, Trabalho e Cidadania, realizou a formatura de 40 idosos do Grupo Viver Legal que participaram do Programa Mais MT Muxirum. A ação é desenvolvida por meio do regime de colaboração entre o Governo do Estado e o município e aconteceu nesta terça-feira (28.11), no Centro de Eventos Juarez de Abreu.

A iniciativa tem como meta diminuir o índice de analfabetismo entre jovens, adultos e idosos. Durante todo o ano os idosos tiveram aulas que possibilitaram o aprendizado e o desenvolvimento na leitura e escrita, assim como conseguir resolver contas matemáticas.

O coordenador do programa em Diamantino, Osvaldo Rodrigues, falou da formatura e explicou sobre o projeto Mais MT Muxirum.

“Realizamos hoje a certificação dos alunos que participaram do programa que tem como objetivo alfabetizar as pessoas que não tiveram a oportunidade do ensino na idade certa, aprender a ler, escrever e fazer as quatro operações matemáticas. Essa é uma ação que continuará no próximo ano para que outras pessoas possam ter a mesma oportunidade de participar.”

Leia Também:  Profissionais da Saúde participam da roda de conversa "Não Sofra em Silêncio"

Dona Maria de Lourdes, de 77 anos, uma das alunas do “Muxirum”, contou com emoção o sentimento de desenvolver sua leitura e escrita e conseguir a partir de agora realizar as quatro operações matemáticas.

“Eu aprendi muitas coisas boas com esse programa, eu até tinha um pouco de conhecimento de leitura, mas agora eu me desenvolvi e sei ler tudo o que me der. Sei também fazer conta de matemática que eu não sabia. Agradeço muito a todos e estou muito feliz que agora sei bastante coisa.”

O coordenador do Grupo Viver Legal, Lucas Gabriel, falou sobre o desenvolvimento dos idosos no programa e parabenizou eles pela perseverança na busca pelo conhecimento.

“Esse é um programa que faz muita diferença na vida dos nossos idosos, eles estão tendo a oportunidade de aprender a ler e escrever, e poder acompanhar de perto esse processo vendo a evolução dele cada um é memorável. Parabéns a todos do nosso Grupo Viver Legal que hoje deram mais um passo em suas vidas e tem autonomia em poder ler e escrever sozinhos.”

Leia Também:  Prefeitura de Diamantino inicia entrega de óculos para estudantes atendidos pela Carreta Sesc Saúde Visão

Outra aluna do “Muxirum” foi a dona Devail Maria de Souza, de 79 anos, que contou a alegria que é conseguir aprender a ler e escrever sem depender de ninguém.

“Eu agora já sei ler um pouquinho, sei escrever também meu nome, algumas continhas de matemática sei fazer sozinha, é muito bom aprender, por isso eu quero mais ano que vem.”

Confira o registro completo desse momento cliclando AQUI

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Diamantino

Em defesa da população, prefeito Chico Mendes cobra respostas da Águas de Diamantino durante audiência pública

Publicados

em

Em audiência pública realizada nesta quarta-feira (14.10), no Mini Centro Olímpico Darcy Capistrano, em Diamantino, foram discutidos os problemas no abastecimento de água e a prestação dos serviços de esgotamento sanitário no município. O encontro reuniu representantes do poder público, da concessionária Águas de Diamantino, da Agência Intermunicipal de Regulação e Fiscalização (AGIRF) e moradores para apresentar demandas, cobrar esclarecimentos e discutir medidas para melhorar os serviços.

Durante a audiência, o prefeito Chico Mendes apresentou o posicionamento da administração municipal em defesa da população diante das reclamações sobre a falta de água e cobrou respostas da concessionária sobre as interrupções no fornecimento. Entre os principais pontos discutidos estiveram as causas dos problemas, os investimentos realizados e as medidas necessárias para garantir a regularidade do abastecimento.

“A falta de água em Diamantino é inadmissível. A população tem razão de cobrar e nós também estamos cobrando. Durante nossa gestão, buscamos compreender as obrigações previstas no contrato, cobramos a concessionária e acionamos a AGIRF para acompanhar a situação. Agora, queremos respostas concretas, com medidas que realmente resolvam os problemas.”

Leia Também:  HCanMT atende 534 pacientes em Diamantino e 55 são encaminhados para tratamento

O contrato de concessão nº 217/2014, firmado entre o Município e a Águas de Diamantino, estabelece as responsabilidades da empresa pela operação, manutenção e execução dos investimentos nos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário. A Prefeitura, como poder concedente, tem a atribuição de acompanhar a execução contratual, enquanto a Agência Intermunicipal de Regulação e Fiscalização (AGIRF) é responsável pela regulação e fiscalização dos serviços.

Os indicadores de desempenho da concessionária também integraram a pauta. Um diagnóstico técnico de setembro de 2026 apontou um índice de perdas de água de 68%, dado que serviu de referência para a discussão sobre o cumprimento das metas previstas no contrato. 

Outro assunto abordado foi a proposta de atualização do contrato de concessão, firmado em 2014. A administração municipal trabalha na revisão de metas e indicadores de desempenho, além da previsão de planos e protocolos para situações emergenciais e da adequação das metas de cobertura do esgotamento sanitário às exigências do Marco Legal do Saneamento Básico.

 

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA