MATO GROSSO
Seduc orienta estudantes que farão Enem sobre prova de língua estrangeira
MATO GROSSO
“Diferente de uma prova de decoreba, o Enem avalia as habilidades intelectuais dos candidatos, com foco na interpretação de texto, argumentação e resolução de situações-problema”, explica.
Segundo ele, a única habilidade cobrada nos componentes de língua inglesa e língua espanhola no Enem é a interpretação de texto.
“Os estudantes devem praticar bastante essa habilidade antes da prova, tanto em português quanto em outros idiomas”, orienta.
Para o professor, dentro da interpretação textual em qualquer idioma, é essencial familiarizar-se com aspectos textuais, como tipos textuais, funções da linguagem, intertextualidade, figuras de linguagem e variação linguística. Esses conhecimentos são fundamentais para responder questões em português, inglês, espanhol ou qualquer outro idioma.
Outra recomendação feita por ele é começar aprendendo em português e, em seguida, aplicar as mesmas estratégias em outros idiomas. Alguns exemplos de técnicas que podem ser utilizadas são o “skimming” (leitura rápida para obter uma visão geral do texto) e o “scanning” (leitura rápida para localizar informações específicas).
“Um exemplo de questão que esteve presente na prova do Enem no componente curricular de língua inglesa foi aquela que envolvia o gênero textual música. Além do conhecimento de interpretação textual, essa questão exigia o uso da técnica de scanning para localizar informações específicas no texto”, completa.
Nesse contexto, é fundamental que os estudantes se preparem adequadamente para a prova de inglês do Enem, dedicando tempo para a prática da interpretação de texto e o desenvolvimento de habilidades cognitivas.
“Com uma preparação sólida, os candidatos estarão mais preparados para enfrentar os desafios da prova e obter um bom desempenho”, finaliza.
O Enem
O Enem é uma oportunidade para os estudantes demonstrarem suas habilidades e conhecimentos, abrindo portas para o ingresso no ensino superior público, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), e em faculdades particulares concorrendo a uma bolsa do Programa Universidade para Todos (Prouni).
Veja aqui um exemplo de questão citada pelo professor.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Coronel Roveri destaca investimentos e redução de crimes durante passagem pela Sesp-MT
O coronel César Roveri voltou a destacar, nas redes sociais, ações e resultados relacionados ao período em que esteve à frente da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT).
Em uma publicação no Instagram, Roveri reuniu registros de iniciativas desenvolvidas durante sua gestão e mencionou investimentos no fortalecimento das forças de segurança, uso de tecnologia, integração entre as instituições e estratégias de enfrentamento à criminalidade.
Entre as ações citadas está o programa Vigia Mais MT, que ampliou o uso de câmeras de monitoramento em municípios do Estado. A tecnologia passou a ser utilizada como ferramenta de apoio às forças policiais, além de auxiliar em operações e no monitoramento de áreas estratégicas.
Dados divulgados pela Segurança Pública também apontaram redução em determinados indicadores criminais no período. Em 2024, os roubos de veículos em Mato Grosso registraram queda de 28% em relação ao ano anterior. Os furtos de veículos também apresentaram redução no mesmo intervalo.
Roveri também mencionou investimentos em equipamentos, tecnologia e efetivo como parte das medidas adotadas para reforçar a estrutura da segurança pública estadual.
Cenário eleitoral
A publicação ocorre em meio à movimentação política do coronel, que é cotado para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026.
Apesar do contexto eleitoral, a publicação analisada concentra-se na divulgação de ações e resultados atribuídos ao período em que Roveri comandou a Sesp-MT.
As informações sobre indicadores criminais e resultados apresentados na reportagem têm como base dados divulgados por órgãos públicos e informações atribuídas ao próprio coronel.
A legislação eleitoral estabelece regras para a divulgação de conteúdos relacionados a candidatos e pré-candidatos. A propaganda eleitoral na internet será permitida a partir de 16 de agosto, conforme o calendário das Eleições 2026. Até o início do período permitido, conteúdos jornalísticos devem manter caráter informativo, sem pedido explícito de votos ou elementos que possam caracterizar propaganda eleitoral antecipada.
-
Rondonópolis6 dias atrásExposição “Patrimônio Material e Imaterial – da Arquitetura à Música” ocupa Rosa Bororo até 25 de novembro
-
Sinop7 dias atrásFesteja Sinop: 3ª Romaria nas Águas do Rio Teles Pires reúne cerca de 90 embarcações e mil pessoas na Santa Missa
-
Rondonópolis6 dias atrásCaveiras Moto Festival deve movimentar hotéis, comércio e serviços em Rondonópolis
-
Primavera do Leste5 dias atrásSérgio Machnic define vereador Herbert Vianna como novo líder do Executivo na Câmara de Primavera do Leste
-
Sinop6 dias atrásFesteja Sinop: Prefeitura abre 34ª edição dos Jogos Olímpicos e 3ª Paralimpíada no Estádio Gigante do Norte
-
Primavera do Leste5 dias atrásPrimavera do Leste inicia pagamento de R$ 20 milhões em precatórios e garante cumprimento de decisão judicial
-
Sinop5 dias atrásFesteja Sinop: Prefeitura disponibiliza transporte gratuito para Praia do Cortado nos dias 5, 6 e 7 de setembro
-
Primavera do Leste6 dias atrásPrimavera do Leste promove projeto de educação socioambiental com arte, criatividade e sustentabilidade


