VÁRZEA GRANDE
Prefeitura e Poder Judiciário assinam convênio para implantação da ‘Justiça Restaurativa’ em Várzea Grande
VÁRZEA GRANDE
A Prefeitura de Várzea Grande e o Poder Judiciário de Mato Grosso estão prestes a assinar um convênio histórico que visa a implantação da “Justiça Restaurativa” nas áreas de educação, saúde e assistência social. O projeto tem como objetivo principal combater casos de violência no ambiente escolar, nos locais de atuação da Secretaria de Assistência Social e da Secretaria de Saúde, através da instituição dos chamados ‘Círculos de Construção de Paz’.
A metodologia da “Justiça Restaurativa” envolve a resolução de conflitos por meio do diálogo e do tratamento humanizado de situações e temas, com a prática da escuta ativa e o poder conciliador do diálogo. Esses princípios serão aplicados de forma estruturada por facilitadores de círculos de paz, promovendo um ambiente propício para a resolução pacífica de conflitos.
O impacto desse convênio vai além das escolas, alcançando toda a família, desde os alunos matriculados em sala de aula até o atendimento prestado aos familiares nos postos de saúde, hospitais e serviços de assistência social. A assinatura do convênio representa um passo importante na promoção da pacificação social e no fortalecimento das relações entre os cidadãos e as instituições públicas.
Participantes da Assinatura: Desembargadora Clarice Claudino da Silva, Presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso; Luiz Otávio Marques, Diretor do Fórum de Várzea Grande; Kalil Baracat, Prefeito de Várzea Grande; Ismael Alves, Secretário Municipal de Governo; Ana Cristina Vieira, Secretária Municipal de Assistência Social; Silvio Fidélis, Secretário Municipal de Educação, Cultura, Esportes e Lazer; e Gonçalo de Barros, Secretário Municipal de Saúde.
SERVIÇO:
O QUÊ: Várzea Grande e Poder Judiciário de Mato Grosso assinam convênio “Justiça Restaurativa”
QUANDO: Segunda-feira, 09 de outubro, às 10h
ONDE: Tribunal de Justiça de Mato Grosso, Rua C, s/n – Centro Político Administrativo, Cuiabá.
Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT
VÁRZEA GRANDE
Wender Madureira busca informações sobre proposta de remanejamento antes da votação na Câmara
Na manhã desta quinta-feira (23), o vereador Wender Madureira esteve na Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão Fazendária para uma reunião com a secretária da pasta. O encontro teve como principal objetivo buscar informações sobre a proposta de alteração da taxa de remanejamento orçamentário, que será apreciada pela Câmara Municipal nesta sexta-feira (24), durante sessão extraordinária convocada a pedido do Poder Executivo.
Durante a visita, o parlamentar apresentou um ofício com questionamentos sobre o planejamento da administração municipal para a utilização dos recursos, caso a proposta seja aprovada. Entre os pontos levantados, Wender busca compreender quais áreas serão contempladas e como os valores remanejados deverão ser aplicados.
Para o vereador, o acesso a essas informações é fundamental para que os parlamentares possam analisar a matéria com responsabilidade e exercer plenamente o papel fiscalizador do Legislativo.
“Nosso compromisso é com a transparência e com a boa aplicação dos recursos públicos. Antes de votar uma proposta que trata do orçamento do município, é importante conhecer o planejamento da administração e entender como esses recursos serão utilizados em benefício da população”, destacou Wender Madureira.
A iniciativa reforça a atuação fiscalizadora do parlamentar, que tem acompanhado de perto os assuntos relacionados à gestão orçamentária do município. A expectativa é que as informações solicitadas contribuam para ampliar o debate sobre a proposta que será apreciada pelos vereadores durante a sessão extraordinária desta sexta-feira (24).
-
Diamantino14 horas atrásNOTA OFICIAL- 05/10/2026
-
Rondonópolis14 horas atrásSecretaria de Saúde amplia comunicação com a população pelo Instagram
-
Rondonópolis13 horas atrásPeças teatrais e musicais marcam encerramento de projeto de leitura na EMEF Alfredo de Castro
-
Rondonópolis13 horas atrásPrefeitura manifesta pesar pelo falecimento da professora Estefânia da Costa
-
Sinop14 horas atrásPrefeitura de Sinop cobra execução do contrato e estabelece prazo para medidas emergenciais
-
Rondonópolis14 horas atrásProjeto do Procon ensina alunos da rede pública sobre direitos do consumidor
-
Rondonópolis13 horas atrásSanear corrige trecho de obra no acesso ao Melchiades Figueiredo após chuva intensa
-
Primavera do Leste13 horas atrásPrefeitura de Primavera do Leste realiza audiência pública para discutir alterações no zoneamento urbano


