Sinop
Divulgado resultado preliminar do pleito eleitoral para escolha dos novos conselheiros tutelares
Sinop
Encerrado o pleito eleitoral para definir os novos membros do Conselho Tutelar de Sinop, profissionais que atuarão em defesa dos direitos de crianças e adolescentes do município, pelo período de quatro anos, a partir de janeiro de 2024. A votação, iniciada às 8h deste domingo (1), no Centro Educacional Lindolfo José Trieweiller, finalizou às 17h e contou com a participação dos eleitores.
Depois de encerrada a votação, a Comissão do Processo de Escolha iniciou o processo de apuração dos votos para chegar ao resultado preliminar da eleição, com a relação dos 10 candidatos mais votados, os quais devem atuar como membros titulares do Conselho Tutelar, outros 30 ficarão como suplentes. Ao todo foram 52 candidatos habilitados ao pleito.
Recursos e denúncias devem ser apresentados entre os dias 4 e 5 (quarta e quinta-feira). O resultado final da eleição será publicado no dia 13. De 28 de novembro a 1° de dezembro os novos membros passarão por treinamento e, no dia 10 de janeiro de 2024, assumem o cargo.
Em caso de questionamentos o cidadão pode procurar a Casa dos Conselhos, localizada na Rua das Aroeiras, nº 1128, Setor Comercial, anexa a Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação, das 7h às 13h, ou no telefone (66) 99656-1631.
Confira a relação dos 10 candidatos mais votados:
1 Débora Watanabe – 401 votos
2 Professor Almir Neto – 389 votos
3 Angélica Gaspari – 368 votos
4 Soraya Cristina – 364 votos
5 David Sales – 353 votos
6 Selma Álvarez – 328 votos
7 Everton Andrei – 281 votos
8 Ana Cordeiro – 250 votos
9 Juliana Candioto – 234 votos
10 Arilce Cruz – 215 votos
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT
Sinop
Pré-conferência: prefeitura leva escuta a diferentes realidades de crianças e adolescentes para orientar políticas públicas
Ao longo da mobilização, as atividades foram desenvolvidas em escolas, projetos sociais, espaços da rede socioassistencial, comunidade rural e também no sistema socioeducativo. A estratégia busca ampliar a representatividade dos participantes, considerando que crianças e adolescentes vivenciam situações distintas e, consequentemente, apresentam necessidades e percepções diferentes sobre os serviços públicos.
Um dos diferenciais da iniciativa foi incluir a escuta de adolescentes atendidos pelo sistema socioeducativo. A participação desse público permite incorporar ao debate experiências que nem sempre estão presentes nos espaços tradicionais de discussão, contribuindo para que a construção das propostas considere diferentes contextos sociais.
O facilitador das atividades, Mário Emmanuel, destaca que a diversidade dos participantes é fundamental para compreender as particularidades de cada grupo. Segundo ele, as demandas identificadas em uma comunidade rural, por exemplo, são diferentes daquelas apresentadas por adolescentes de outros espaços de atendimento.
A proposta também considera a participação de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas, que terão a oportunidade de apresentar suas percepções e contribuir com o debate sobre direitos, serviços e políticas públicas.
Para o diretor-técnico da Secretaria de Assistência Social e conselheiro do CMDCA, Juliano Heberle, a escuta permite avaliar como as políticas públicas estão sendo percebidas por quem utiliza os serviços. “Falar de política pública é também ouvir o público que dela se utiliza”, pontuou.
A secretária de Assistência Social, Sinéia Abreu, destaca que a mobilização foi organizada para alcançar crianças e adolescentes em diferentes espaços de convivência e atendimento. Segundo ela, a metodologia representa uma experiência inédita no município, com a contratação de um profissional especializado para conduzir as atividades.
“É uma maneira moderna de fazer essa busca junto às crianças e adolescentes nos projetos sociais, nas escolas, até em escola rural e em locais onde tem a frequência de crianças e adolescentes. Uma inovação que tenho certeza que vai fazer com que a nossa conferência seja um sucesso”, afirmou.
As contribuições reunidas durante as pré-conferências serão levadas à VIII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, onde poderão subsidiar a discussão e a elaboração de propostas para o fortalecimento das políticas públicas. A iniciativa reforça a participação de crianças e adolescentes como parte do processo de avaliação, planejamento e aprimoramento dos serviços oferecidos pelo município.
A ação é conduzida pelo CMDCA, com apoio da Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social.
-
ECONOMIA5 dias atrás99Food estreia em Florianópolis e amplia mercado de delivery
-
POLÍCIA2 dias atrásPolícia Militar prende suspeita de tentar matar mulher esfaqueada em Confresa
-
ESPORTES4 dias atrásRádio Nacional transmite Botafogo X Atlético-MG pelo Brasileirão
-
CURIOSIDADES7 dias atrásOs intercâmbios culturais entre a China e a Alemanha florescem
-
CURIOSIDADES4 dias atrásFarmacêutica explica quando a alergia exige avaliação
-
ECONOMIA5 dias atrásConsórcio estratégico impulsiona crescimento patrimonial
-
MATO GROSSO7 dias atrásdatas, fatos e feriados de novembro de 2026
-
MATO GROSSO7 dias atrásRecebimento de vales-alimentação e refeição mudam a partir do dia 7


