CUIABÁ

CUIABÁ

Semana Municipal da Pessoa com Deficiência começará na terça-feira (19)

Publicados

CUIABÁ

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, convida a sociedade e as entidades representativas a participar da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, que começa nesta terça-feira (19). O tema escolhido para este ano é “Respeito à Inclusão e à Diversidade: Essa luta é de todos!”.

A abertura está programada para às 7h30, no Ginásio Verdinho. Durante dois dias, 19 e 20 de setembro, no período da manhã, a partir das 7h30, serão debatidos diferentes temas, incluindo saúde, educação, cultura, empregabilidade, acessibilidade, entre outros. No segundo e último dia do evento, quarta-feira, 20 de setembro, as atividades ocorrerão no auditório das Faculdades Integradas Evangélicas Integradas Cantares de Salomão (FEICS), Portão 2 (Anexo ao Grande Templo).

A Semana Municipal da Pessoa com Deficiência é um evento anual que tem como objetivo principal promover a conscientização sobre as questões que afetam as pessoas com deficiência e destacar a importância da inclusão e do respeito às diferenças em nossa sociedade.

O secretário adjunto da Pessoa com Deficiência, Rubens da Silva, conhecido como Rubinho da Guia, ressaltou que o tema deste ano reflete a ideia de que a luta pela inclusão não é responsabilidade de um grupo específico, mas sim uma responsabilidade compartilhada por toda a comunidade. O respeito à inclusão e à diversidade é uma causa que deve unir a todos, independentemente de suas habilidades ou limitações.

Leia Também:  Agentes da Semob recebem sete novos veículos para auxílio nos serviços de orientação e fiscalização do trânsito

A programação da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência em Cuiabá promete ser diversificada e inclusiva, abrangendo diversos aspectos da vida das pessoas com deficiência. A escolha do mês de setembro para a realização deste evento está relacionada ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de setembro.

Rubinho da Guia enfatizou que, juntos, todos podem fazer a diferença e mostrar que o respeito à inclusão e à diversidade é uma luta que pertence a todos os cuiabanos.

Veja a programação do evento:

19/09:

7h30: Abertura – Apresentação de Dança pela Associação Pestalozzi de Cuiabá.

Das 8h às 12h: Atendimento com aferição de pressão arterial, teste glicêmico, orientação sobre tabagismo e suas consequências, teste de visão, jogos como futebol para pessoas com deficiência visual (Goalball), tiro com arco, e bocha. Também haverá atendimento e orientação para a obtenção da Carteira de Passe Livre Cultural.
20/09

7h30: Abertura e Ateliê pela APAE Cuiabá.

Das 8h às 8h15: Apresentação por Daiely Cristina Gomes.

Leia Também:  Presidente Chico 2000 empossa 15ª aprovada em concurso da Câmara

Das 8h30 às 8h50: Palestra do Dr. Wagner Fachone sobre Legislação: O Direito das Pessoas com Deficiência.

Das 9h às 9h20: Palestra do Dr. Sergio Carlos da Silva sobre Educação Inclusiva e Acessibilidade: Desafios e Oportunidades.

Das 9h30 às 9h50: Palestra de Debora Marques Vilar sobre Educação Inclusiva no Município de Cuiabá.

Das 10h às 10h20: Palestra de Túlio Adriano Alves Gontijo, Coordenador do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da UFMT, sobre Desafios da Pessoa com Deficiência no Ensino Superior.

Das 10h30 às 10h50: Palestra da Dra. Christiany Fonseca sobre Diversidade.

Das 11h às 12h: Roda de Conversa com Caroline de Almeida Mendes Lima, Auditora Fiscal do Trabalho; Eliane Julkovski de Araújo, Assistente Social do INSS; Alana Moreira, Psicóloga da APAE Cuiabá, sobre Empregabilidade.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

Prefeitura intensifica fiscalização de ambulantes e trailers irregulares em Cuiabá

Publicados

em

Foto Erlan Aquino

A Prefeitura de Cuiabá realiza nesta quinta-feira (23) mais uma etapa do programa “Ambulantes em Ordem”, com ações de orientação aos comerciantes da Rua 13 de Junho, na região central. O objetivo é manter as calçadas desobstruídas e garantir a circulação de pedestres.

Segundo a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp), a partir desta sexta-feira (24), ambulantes que descumprirem as determinações poderão ter mercadorias apreendidas e sofrer outras sanções administrativas.

A fiscalização também inclui a interdição de trailers irregulares na Avenida dos Trabalhadores, próximos aos bairros Residencial São Carlos e Santa Inês. De acordo com a Prefeitura, os proprietários já haviam sido notificados, e parte das estruturas estava abandonada ou sem funcionamento.

A secretária de Ordem Pública, Juliana Palhares, afirmou que a prioridade é o diálogo, mas destacou que a legislação será cumprida para garantir o ordenamento urbano e a utilização adequada dos espaços públicos.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Presidente Chico 2000 empossa 15ª aprovada em concurso da Câmara
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA