Sinop
Saúde promove ações de conscientização sobre a saúde mental: confira a programação
Sinop
A Secretaria de Saúde de Sinop (SMS) tem desempenhado um papel fundamental na promoção de ações voltadas para a prevenção do suicídio e a promoção da saúde mental ao longo de todo ano, e agora neste mês conhecido como Setembro Amarelo os trabalhos estão intensificados, dando destaque para a campanha com uma série de iniciativas, visando disseminar informações, reduzir estigmas e oferecer apoio à comunidade.
O Setembro Amarelo é uma campanha mundial de prevenção ao suicídio, e neste ano tem como tema “Se precisar, peça ajuda!”. E uma das principais estratégias adotadas pela SMS é a realização de palestras nas salas de espera das Unidades Básicas de Saúde, abordando temas variados em alusão a campanha. Cada UBS preparou o seu cronograma de atividade, visando conscientizar as pessoas sobre a importância da saúde mental e como identificar sinais de alerta. Além disso, são oferecidos serviços de apoio psicológico e psiquiátrico para aqueles que necessitam.
A Secretaria de Saúde Daniela Galhardo, destaca que o intuito é criar um ambiente de diálogo aberto, onde as pessoas se sintam à vontade para buscar ajuda e compartilhar suas preocupações. “Abordar uma questão tão sensível quanto a saúde mental e o suicídio, é essencial, essas ações contribuem para a construção de uma comunidade mais solidária e consciente, onde todos podem encontrar apoio e esperança durante o Setembro Amarelo e ao longo de todo o ano”, pontuou.
Confira o cronograma:
UBS Nações
-
18/09/23 – sala de espera da UBS – período da manhã
Tema: Bullying
-
25/08/23 – Igreja católica do Nações – período da manhã
Tema: Saúde Mental na terceira idade “grupo dos idosos”
-
27/09/23 – sala de espera da UBS – período da manhã
-
Tema: Como identificar as atitudes suicidas
UBS São Francisco
-
20/09 – Sala de espera da UBS – período da tarde
Orientação com grupo de Crianças
-
22/09– Sala de espera da UBS – período da tarde
Orientação com grupo de Hanseníase e Tuberculose
UBS Violetas
-
21/09 – Sala de espera da UBS – período da tarde
Orientações com grupo de pacientes de Saúde Mental
UBS Cidade Jardim
-
18/09 – Sala de espera da UBS – 07h
Tema: Autocuidado, resiliência e emoções positivas
-
18/09- Sala de espera da UBS – 13h
Tema: Ansiedade, depressão e saúde mental durante a gestação e a importância da rede de apoio / Público em geral e Grupo gestantes
-
Todos os dias na sala de espera
Tema: Conscientização da importância da saúde mental e prevenção do suicídio – quadro de mensagens
Tema: Autocompaixão, empatia e autocuidado – Espelho da Alegria
UBS Primaveras
-
18/09 – Sala de espera da UBS – 13h30 às 15h
Tema: “Se precisar, peça ajuda!”
UBS Vitória Régia
-
22/09 – Sala de espera da UBS – 13h30
Tema: Saúde Mental / Grupo gestantes
-
26/09 – Sala de espera da UBS – 13h30
Tema: Saúde Mental e Saúde do Homem
-
Todos os dias na Demanda Espontânea terão alunos Anhanguera/Enfermagem com orientações.
UBS Ibirapuera/São Cristóvão
-
18 e 25/09 – Sala de espera da UBS – 7h30 e as 13h30
Tema: Como surgiu o setembro amarelo; Importância de cuidar da saúde mental; Sinais de alerta e onde procurar ajuda.
-
29/09 – Sala de espera da UBS – 7h30 e as 13h30
Tema: Roda de conversa e dinâmica com a equipe da unidade.
UBS Botânico
-
22/09 – Sala de espera da UBS – 7h30 e as 13h30
Orientações durante todo o mês sobre Setembro Amarelo.
UBS Boa Esperança
-
21/09 Sala de espera da UBS – 7h30
Roda Terapia sobre autoestima
-
27/09 – Sala de espera da UBS – 15h
Roda Terapia comunitária integrativa
-
28/09 Sala de espera da UBS – 7h30
Tema: Valorização da vida / grupo hipertenso e diabéticos
CAPS (Centro de Atenção Psicossocial)
-
25/09 – Orla do bairro Aquarela Brasil – 8h às 11h
Tema: Valorização a vida / apresentação artística com dança circular.
CRASM (Centro de Referência Saúde da Mulher)
-
18 a 22/09 – sala de espera – manhã e tarde
Palestra interativa com as gestantes; Atendimento direcionado e Palestra interativa com a rede intersetorial
-
25 a 30/09 – sala de espera – manhã e tarde
Palestra interativa com as gestantes; Atendimento direcionado; Palestra interativa com a rede intersetorial; tarde recreativa com a equipe
CEM (Centro de Especialidades Médicas)
-
14 e 21/09 – sala de espera – 7h30
Palestras orientativas sobre o Setembro Amarelo.
Fonte: Prefeitura de Sinop – MT
Sinop
Prefeitura de Sinop cobra execução do contrato e estabelece prazo para medidas emergenciais
A reunião ocorre após a Prefeitura receber e acompanhar reclamações de moradores sobre as condições de algumas vias, especialmente em trechos onde as obras de drenagem e pavimentação ainda estão em fase inicial. Com a aproximação de um período de chuvas mais intensas, a Administração Municipal reforçou que, além da continuidade das obras, é necessário garantir condições mínimas de circulação para moradores e serviços essenciais, como ambulâncias e coleta de resíduos.
O vice-prefeito Paulinho Abreu destacou que a Prefeitura de Sinop tem recebido cobranças da população sobre a situação das vias onde a empresa deu início à terraplanagem. Segundo ele, a prioridade neste momento é assegurar a trafegabilidade e evitar que a intensificação das chuvas agrave os problemas já registrados.
“Não é a primeira vez que a Prefeitura chama a empresa que está executando a obra dos 13 bairros para medidas paliativas. A primeira preocupação nossa era a velocidade das obras. Agora, com a iminência do período de chuvas, nós cobramos a empresa que faça as ações mitigatórias para dar trafegabilidade nos bairros e garantir o direito de ir e vir da população”, afirmou.
Paulinho também ressaltou que a Prefeitura está limitada pelas obrigações e responsabilidades estabelecidas no contrato, mas tem utilizado os instrumentos de fiscalização disponíveis para cobrar a execução dos serviços. A empresa deverá apresentar um plano de finalização de ano e um cronograma físico consolidado, além de executar medidas emergenciais nos trechos considerados mais críticos.
Entre os pontos destacados durante a reunião estão as ruas do bairro Planalto, Águas Claras e Adalgisa, consideradas áreas críticas neste momento. Na Águas Claras, por exemplo, a empresa informou que restam aproximadamente 30 metros de drenagem para a conclusão do trecho e que as caixas de visita estão em processo de execução.
Na Planalto, a Prefeitura cobrou medidas para permitir a retomada do tráfego em condições adequadas, incluindo o escoamento da água retida, a conclusão e o nivelamento das caixas de visita e a preparação do trecho para aplicação do Tratamento Superficial Duplo (TSD). A empresa informou que a aplicação do TSD no trecho com drenagem concluída deve começar no início da próxima semana.
Também foi estabelecido que a CTA não deverá avançar para novos trechos a montante antes da conclusão dos serviços atualmente em andamento, evitando a abertura de novas frentes sem a finalização das etapas anteriores.
Prazo de 15 dias
A partir da reunião desta terça-feira (6), a empresa assumiu o compromisso de, em 15 dias, cumprir uma série de medidas definidas no encontro. Entre elas estão o fechamento das valas abertas em Águas Claras, a abertura da rede de drenagem na Rua Alberto Baranjak, a preparação da Planalto para aplicação do TSD e a conclusão das caixas de visita nas ruas consideradas críticas, seguida dos serviços de aterro e reaterro.
Na Planalto, também deverá ser adotada uma solução para dar vazão à água retida junto ao meio-fio, além da instalação de tampas e do nivelamento das estruturas para permitir o trânsito.
A CTA deverá ainda apresentar, dentro do prazo, um cronograma físico consolidado das obras e um plano de finalização para o restante do ano. A empresa informou durante a reunião que já dispõe de material, mão de obra e equipamentos para avançar nos serviços e que pretende concentrar esforços na conclusão dos trechos atualmente em execução.
A Prefeitura de Sinop reforçou que a fiscalização continuará acompanhando diariamente a execução do contrato e que as medidas adotadas têm como principal objetivo reduzir os impactos sobre os moradores enquanto as obras avançam.
O vereador Célio Garcia destacou que o Poder Legislativo também tem recebido as demandas dos moradores e acompanha as providências adotadas pelo Executivo. “Mais uma vez nós estamos aqui na Prefeitura representando os colegas parlamentares, cobrando a empresa CTA, que é responsável pelo pavimento asfáltico em alguns pontos da nossa cidade. A Prefeitura, mais uma vez, chama os representantes dessa empresa e cobra celeridade, resolução para os problemas existentes. Esperamos que nos 15 dias eles já deem uma resposta positiva não para o vereador Célio Garcia ou para a Câmara Municipal, mas sim para a nossa comunidade”, afirmou.
Obra
O pacote de investimentos contempla 13 pontos, com mais de 120 mil metros quadrados de pavimentação asfáltica e investimento superior a R$ 38,2 milhões. As obras contemplam mais de 15,2 quilômetros de vias públicas.
O pacote de obras contempla as seguintes localidades:
Bom Jardim (parcial);
Estrada Dalva (parcial);
Avenida Joaquim Socreppa e Avenida Claudete (parcial);
Comunidade Águas Claras;
Maria Carolina I;
Comunidade Adalgisa (Estrada Ruth e Estrada Cirineu Coan, além da comunidade);
Estrada Cláudia (parcial);
Cidade Jardim III (parcial);
Maria Carolina II;
Rua dos Caxins;
Estrada Áurea;
Chácaras Planalto;
Duplicação da Rua Alberto Baranjak.
-
Rondonópolis12 horas atrásSecretaria de Saúde amplia comunicação com a população pelo Instagram
-
Diamantino12 horas atrásNOTA OFICIAL- 05/10/2026
-
Rondonópolis11 horas atrásPeças teatrais e musicais marcam encerramento de projeto de leitura na EMEF Alfredo de Castro
-
Rondonópolis12 horas atrásPrefeitura manifesta pesar pelo falecimento da professora Estefânia da Costa
-
Sinop13 horas atrásPrefeitura de Sinop cobra execução do contrato e estabelece prazo para medidas emergenciais
-
Rondonópolis12 horas atrásSanear corrige trecho de obra no acesso ao Melchiades Figueiredo após chuva intensa
-
Primavera do Leste12 horas atrásPrefeitura de Primavera do Leste realiza audiência pública para discutir alterações no zoneamento urbano
-
Primavera do Leste13 horas atrásTem dívida com a Prefeitura? Regulariza PVA oferece descontos de até 100% em juros e multas


