AGRONEGÓCIO
Ministério da Agricultura atualiza preços mínimos para a Safra 2023/24
AGRONEGÓCIO
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) atualizou os preços mínimos para a safra de verão e culturas regionais de 2023/24. Os novos valores foram estabelecidos pela Portaria N°612 do Mapa e seguem as diretrizes do Conselho Monetário Nacional (CMN), com base nas propostas da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
A Conab considera diversos fatores na elaboração das propostas, como os custos variáveis de produção e as condições do mercado. As alterações nos preços mínimos variam de -9,38% (no caso do sorgo em Rondônia) a 45,92% (para a saca de 60 Kg de milho nos estados do Pará, Acre, Amazonas, Amapá e Roraima, bem como para o sorgo no Pará).
A Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM) desempenha um papel fundamental ao proporcionar aos produtores rurais uma remuneração mínima e estabilizar suas rendas.
Além disso, a política contribui para manter o abastecimento nacional consistente, incentivando os agricultores a continuarem produzindo. Em caso de preços de mercado inferiores aos mínimos estabelecidos, o governo, por meio da Conab, intervém para garantir uma remuneração mínima aos produtores e estimular ajustes nos preços de mercado.
Aqui a portaria na íntegra com os preços nacionais.
Fonte: Pensar Agro
AGRONEGÓCIO
Demanda por fertilizantes em MT pode crescer até 39% até 2034
A demanda por fertilizantes em Mato Grosso poderá crescer entre 29% e 39% até 2034, segundo projeções de estudo da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O diagnóstico também aponta caminhos para atender às necessidades futuras da produção agrícola e propõe a criação de um polo de referência em fertilizantes e nutrição de plantas no estado.
Os resultados foram apresentados na quarta-feira (14.10), em reunião com representantes do Governo de Mato Grosso. Desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec-MT) e a Fundação Uniselva, o estudo inclui uma proposta técnica para estruturar um Hub do Centro de Excelência em Fertilizantes e Nutrição de Plantas (CEFENP), com escritório previsto para o Parque Tecnológico, em Várzea Grande.
“A ideia é criar uma estrutura permanente que conecte governo, universidades, empresas e produtores para desenvolver pesquisas e testar tecnologias. Entre os objetivos estão melhorar o aproveitamento dos fertilizantes nas lavouras, buscar alternativas de abastecimento e atrair investimentos para o setor”, explicou a secretária adjunta de Agronegócios, Crédito e Energia da Sedec, Linacis Vogel Lisboa.
Além das projeções de consumo, o levantamento analisou oportunidades, dificuldades e o potencial de aproveitamento de resíduos agropecuários na cadeia de fertilizantes. Os pesquisadores também estudaram experiências de centros de excelência em países como Marrocos, Alemanha, Holanda, Austrália, China e Estados Unidos, visitados durante missões técnicas.
Para tirar a proposta do papel, foi discutida a prorrogação do Convênio nº 1807/2025, para estruturação do Hub do CEFENP em Mato Grosso. A intenção é dar continuidade ao trabalho, passando do diagnóstico para a estruturação do Hub.
Outra agenda, realizada na sede da Sedec, tratou da preparação do Fórum Internacional de Fertilizantes, Nutrição de Plantas e Segurança Alimentar, previsto para 18 de novembro, em Cuiabá. O evento deverá marcar o lançamento do Movimento Mato Grosso Pró-Fertilizantes, voltado à mobilização de instituições públicas, pesquisadores e empresas em torno de projetos para o setor.
“Durante o fórum, está prevista a assinatura de um memorando de entendimento multilateral, documento que deverá registrar o compromisso de cooperação entre as instituições participantes. A articulação pretende apoiar pesquisas, inovação, atração de investimentos e o desenvolvimento de atividades industriais ligadas aos fertilizantes”, comentou Linacis.
-
CURIOSIDADES7 dias atrásNoPing explica como testar a conexão no WoW: Forever
-
ECONOMIA7 dias atrásPitney Bowes Brasil e Clique Retire oficializam parceria
-
CURIOSIDADES7 dias atrásFundación Reintegra Vence o F1® Allwyn Global Community Award no México por Transformar a Reintegração Social dos Jovens
-
CURIOSIDADES7 dias atrásEstâncias paulistas preservam marcos da história do Brasil
-
POLÍCIA7 dias atrásDois faccionados são presos em flagrante pela Polícia Militar por tráfico de drogas
-
ECONOMIA7 dias atrásCipriano Ayala leva pauta do terceiro setor ao Paraguai
-
CURIOSIDADES5 dias atrásOs intercâmbios culturais entre a China e a Alemanha florescem
-
CURIOSIDADES6 dias atrásHolafly for Business revela diferenças de velocidade dos Wi-Fi dos aeroportos


