CUIABÁ

Diamantino

Prefeitura de Diamantino realiza Ato Cívico em comemoração a Independência do Brasil

Publicados

Diamantino

A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realiza um Ato Cívico no dia 7 de setembro, quinta-feira. A ação acontece em alusão ao Dia da Independência do Brasil. O evento é aberto ao público e tem início às 7h, na Praça Major Caetano Dias.

O Ato Cívico é um momento importante que incentiva o patriotismo, respeito e o amor pelo povo brasileiro. Durante a cerimônia haverá o hasteamento das bandeiras e a execução dos Hinos Nacional, da Independência do Brasil e o Hino de Diamantino.

No local, ainda terá a apresentação de duas fanfarras e o momento contará com a participação de servidores e gestores municipais. Toda ação faz parte dos 295 de Diamantino.

A secretária Municipal de Educação, Adélia Maria dos Santos, falou sobre a importância do ato cívico e convidou a população a participar.

“Esse ato é um momento importante que buscamos incentivar os alunos da nossa rede municipal de ensino o amor pela pátria. Temos um compromisso com o civismo, portanto não é um ato que acontece apenas no dia 7 de setembro, mas a semana toda nas unidades de educação de Diamantino. Convido as famílias para estarem conosco nesta data.”

Leia Também:  Confira como foi o 1º dia do evento ‘’Desperte sua Líder Interior’’

Todas as unidades municipais de ensino também estão realizando internamente ações que homenageiam a semana cívica, confira algumas:

1º/09 a 06/09 – Escola Municipal Castro Alves
Educação Infantil ao Ensino fundamental
Apresentação: Músicas como ‘eu te amo meu Brasil’, o teatro da independência e poemas ‘minha pátria’ e muito mais

1º/09 a 06/09 – CMEI Carmem Vieira Dias
Pré I e II e creche II e II
Apresentações: Música como ‘meu Brasil’, jogral da independência, dramatização: viva o Brasil, entre outras apresentações

1º/09 a 06/09 – Bras Maimoni
Ensino fundamental
Apresentação: Música amarelo, azul e branco, poesia pátria amada brasil e jogral a independência

1º/09 a 06/09 – EMEI Tia Alair
Creche I, II e III e Pré I e II
Apresentação: Música e apresentações.

04/09 – EMEI Vovó Celina
Pré I vespertino
Apresentação: Música Brasil verde e amarelo.

1º/09 a 06/09 – Escola Municipal Maria Euzébia Ferreira
Educação Infantil e Ensino Fundamental
Apresentação: Músicas ‘Eu te amo meu Brasil’, jogral e desfile.

1º/09 a 06/09 – Escola Municipal Castorina Sabo Mendes
Educação Infantil ao Ensino Fundamental
Apresentações: Músicas, jogral e muito mais.

Leia Também:  Alunos de Deciolândia conquistam medalhas de ouro, prata e bronze durante 2° Campeonato Estadual de Judô

1º/09 a 06/09 – EMEI Criança Feliz
Pré I e II
Apresentação: Músicas ‘aquarela do Brasil’, poesia ‘pátria amada Brasil’, e muito mais.

01/09 a 06/09 – Escola Municipal João Batista de Almeida
Ensino fundamental
Apresentação: teatro, poema ‘sete de setembro’, jogral e músicas.

Fonte: Prefeitura de Diamantino MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Diamantino

Diamantino se despede de Antônia Ferreira da Silva, a Toinha, guardiã da cultura e das tradições populares

Publicados

em

Diamantino perdeu nesta segunda-feira, 31 de agosto, uma mulher cuja história está profundamente ligada com as próprias tradições do município. Antônia Ferreira da Silva, carinhosamente conhecida como Toinha, faleceu aos 86 anos, deixando um legado construído ao longo de décadas de devoção, cultura e amor pelas manifestações populares de nossa terra.

Nascida em 13 de junho de 1940, Toinha fez parte de uma geração que não apenas conheceu as tradições diamantinenses, mas ajudou a mantê-las vivas. Participou das tradicionais Percorridas das Bandeiras do Divino Espírito Santo e da Imaculada Conceição, assumindo, inclusive, a missão de porta-bandeira, gesto carregado de fé, respeito e profundo significado para a comunidade.

Sua presença também marcou, por muitos anos, as rezas, festas de santos e diferentes momentos da vida cultural e religiosa de Diamantino. No projeto municipal Grupo Viver Legal, continuou compartilhando sua alegria, sua experiência e a riqueza de uma vida inteira ligada aos costumes de seu povo.

Toinha carregava consigo saberes que não se aprendem nos livros. Eram conhecimentos transmitidos pela convivência, pela memória e pela tradição. Exímia dançadeira de Siriri e São Gonçalo, ajudou a preservar, com seus passos e sua presença, manifestações que atravessam gerações e fazem parte da identidade cultural de Diamantino.

Leia Também:  Prefeitura de Diamantino anuncia atendimento semanal nas unidades de saúde do Posto Gil e Sumidouro

Mais do que participante da cultura popular, Toinha foi uma de suas guardiãs. Mulheres como ela transformam lembranças em patrimônio e fazem com que aquilo que recebemos dos nossos antepassados encontre caminho para chegar às novas gerações.

Sua partida deixa saudade entre familiares, amigos, companheiros de fé, de dança e de tantas celebrações. Mas deixa também uma história que merece ser lembrada com gratidão.

Diamantino se despede de Toinha com carinho e reconhecimento por tudo o que ela representou. Enquanto nossas bandeiras percorrerem as ruas, enquanto houver uma roda de Siriri, uma dança de São Gonçalo, uma reza ou uma festa tradicional, haverá também um pouco da memória daqueles que, como ela, dedicaram a vida a manter nossa cultura viva.

À família e aos amigos, nossos sentimentos e nossa solidariedade.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA