CUIABÁ

Sinop

Conferência Municipal de Cultura reunirá representantes do setor amanhã (31) em Sinop

Publicados

Sinop

A Prefeitura de Sinop, por meio do departamento de Cultura, realiza nesta quinta-feira (31), a Conferência Municipal de Cultura de Sinop, que tem por principal objetivo mobilizar e articular os diversos setores da Cultura no município e promover seu contato direto com os seis eixos temáticos, da 4ª Conferência Nacional de Cultura. O evento será no Centro de Eventos Governador Dante de Oliveira, e terá início às 7h30 com credenciamento e segue até às 17h30.

O tema geral da Conferência Municipal de Cultura será “Democracia e Direito à Cultura”, como objetivo geral promover o debate sobre as políticas culturais com ampla participação da sociedade, visando o fortalecimento da democracia e a garantia dos direitos culturais em todos os âmbitos da federação, de forma transversal com todas as políticas públicas sociais e econômicas do país.

Durante a Conferência serão abordados temas como a Lei Paulo Gustavo, Fundação Nacional de Artes (Funarte) e seus fomentos, Lei Audi Blanc, entre outros.

Participarão representantes do Ministério da Cultura (MinC), Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel) e o conselho de cultura do estado também estará presente. “As informações sobre o momento cultural serão discutidas, e é de suma importância, que o cidadão faça parte, para que a gente possa avançar com as nossas questões sobre a cultura. A Conferência acontece a cada quatro anos, e nós precisamos levantar as nossas necessidades para estar sendo levada para a nacional que deve ocorrer até março do ano que vem. Precisamos de você, para trazermos o resultado como nós queremos, precisamos trabalhar juntos e caminhar juntos. Esperamos vocês aqui”, destacou a Diretora de Cultura, Professora Branca.

Leia Também:  Provas do processo seletivo para contratação de assistentes sociais e psicólogos serão neste domingo (4)

Os seis eixos temáticos abordados serão:

Eixo 1 – Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura;

Eixo 2 – Democratização do acesso à cultura e Participação Social;

Eixo 3 – Identidade, Patrimônio e Memória;

Eixo 4 – Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural;

Eixo 5 – Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade; e

Eixo 6 – Direito às Artes e às Linguagens Digitais.

Durante a conferência haverá eleição de delegados e suplentes para as próximas etapas do cronograma da 4° Conferência Nacional de Cultura. Podem participar da Conferência Municipal de Cultura cidadãos residentes no município, sociedade civil, poder público, convidados e observadores.

Fonte: Prefeitura de Sinop – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Sinop

Ação educativa da Prefeitura de Sinop reforça combate ao trabalho infantil em semáforos de Sinop

Publicados

em

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Assistência Social e da equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), realizou uma importante ação de conscientização e mobilização sobre o combate ao trabalho infantil em pontos estratégicos da região central do município. A ação ocorreu na manhã de hoje (1º) nos semáforos dos cruzamentos da Avenida das Sibipirunas com a Avenida Governador Júlio Campos e da Avenida das Sibipirunas com a Avenida das Embaúbas, locais de grande fluxo de veículos e pedestres.

Durante a mobilização, equipes realizaram panfletagem e orientações à população sobre a importância do enfrentamento ao trabalho infantil e da proteção integral dos direitos de crianças e adolescentes. O principal objetivo da iniciativa foi sensibilizar motoristas, pedestres e toda a comunidade sobre os impactos negativos da exploração do trabalho infantil, além de reforçar o papel da sociedade no combate a essa violação de direitos.

Durante a ação, a equipe do Creas distribuiu materiais informativos e orientou a população sobre a realidade enfrentada por crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, especialmente aqueles expostos a atividades inadequadas em vias públicas e semáforos.

Leia Também:  Prefeitura de Sinop divulga cronograma de vacinação itinerante de junho para ampliar cobertura vacinal

A coordenadora de Proteção Social Especial, Marilene Pereira, destaca a importância da mobilização como ferramenta de conscientização e fortalecimento da rede de proteção. “Essa é uma ação muito importante, em que a equipe do Creas está nos semáforos realizando a entrega de material informativo sobre o combate ao trabalho infantil. Em nossa cidade, temos observado crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade em espaços públicos. Por isso, estamos intensificando esse trabalho de enfrentamento e conscientização junto à população”, ressaltou.

A mobilização reforçou ainda a principal mensagem da campanha: lugar de criança é na escola, no convívio familiar, no lazer e vivendo plenamente a infância. A informação e a conscientização são ferramentas fundamentais para prevenir violações de direitos e fortalecer as políticas públicas de proteção.

A ação contou com apoio da Guarda Civil Municipal, por meio do Departamento de Educação para o Trânsito (DET) e da equipe operacional, que atuaram diretamente na organização e segurança viária durante toda a mobilização. A participação da Guarda Civil Municipal de Sinop foi fundamental para garantir a segurança tanto das equipes da Secretaria de Assistência Social quanto dos cidadãos durante a panfletagem nos cruzamentos de maior movimento.

Leia Também:  Show de abertura do Festeja Sinop será com Barões da Pisadinha neste sábado (2)

Além de conscientizar a população, a ação também orientou sobre a importância de não incentivar o trabalho infantil por meio da oferta de dinheiro, compra de produtos vendidos por crianças ou contratação de menores para atividades proibidas pela legislação. A recomendação é que casos de violação de direitos sejam comunicados aos órgãos competentes para que as famílias recebam acompanhamento adequado e crianças e adolescentes tenham acesso à rede de proteção.

A Prefeitura de Sinop reforça que o enfrentamento ao trabalho infantil é uma responsabilidade compartilhada entre poder público, famílias e sociedade. Por meio da conscientização e da atuação integrada, o município segue fortalecendo políticas públicas que garantam proteção, dignidade e desenvolvimento pleno para crianças e adolescentes.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA