POLÍCIA
Polícia Civil apreende menor e prende idoso por tráfico de drogas e tentativa de homicídio
POLÍCIA
Um adolescente foi apreendido e um idoso preso, pela Polícia Civil, na sexta-feira (25.08), no município de Nova Xavantina (645 km a leste de Cuiabá), durante apuração de uma tentativa de homicídio.
Investigado por envolvimento em um homicídio, o menor de 17 anos, foi autuado em ato infracional análogo aos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e tentativa de homicídio. O idoso de 61 anos, tio-avô do infrator, foi autuado em flagrante por tráfico de drogas e associação para o tráfico.
A ação resultou também na apreensão de várias porções de entorpecentes, embaladas e prontas para a venda, além de duas motocicletas usadas para cometerem os crimes.
Na manhã de sexta-feira (25), os policiais civis foram acionados pelo Hospital Municipal informando que na noite anterior, uma pessoa de 36 anos deu entrada na unidade de saúde, atingida por disparos de arma de fogo.
A vítima relatou que estava em casa, quando indivíduos invadiram o imóvel e a obrigaram a entrar em um veículo. Porém, a vítima conseguiu correr, mas foi alvejada na região das costas, pelos tiros disparados em sua direção.
Diante dos fatos a equipe passou a diligenciar visando esclarecer a ocorrência, identificando o adolescente como sendo o autor dos disparos da arma de fogo.
Na residência do menor no bairro Montes Claros, foram encontradas 16 porções de pasta base de cocaína, aproximadamente R$ 300 em dinheiro, e uma motocicleta Honda CG 125 Fan.
No local descobriu-se que o tio-avô do infrator também praticava o comércio ilícito, usando a referida motocicleta, razão pela qual o idoso foi detido em flagrante delito.
Em outro endereço os policiais civis localizaram uma segunda moto, de cor vermelha, utilizada como apoio na tentativa de homicídio em apuração.
Conforme investigação da Delegacia de Nova Xavantina, o menor é apontado por envolvimento no homicídio de João Lucas Cipriano, ocorrido no final do mês de julho.
Inicialmente o caso era tratado como desaparecimento de pessoa. No entanto, o corpo de João Lucas Cipriano foi localizado enterrado em uma cova, às margens do Rio das Mortes.
O infrator e o idoso foram conduzidos até a delegacia onde foram ouvidos. Ambos foram, apreendido e preso, respectivamente, e posteriormente colocados à disposição da Justiça.
Ao ser apresentado para o juiz plantonista, o magistrado prontamente determinou a internação do adolescente, o qual foi encaminhado para o Sistema Socioeducativo.
Fonte: Policia Civil MT – MT
POLÍCIA
Acusado de feminicídio é encontrado morto em cela de presídio em Várzea Grande
Joilson Bonifácio Correia de Sousa Silva, de 44 anos, foi encontrado morto na manhã deste sábado (17) em uma cela da Penitenciária Ahmenon Lemos Dantas, em Várzea Grande, na região metropolitana de Cuiabá. Ele era acusado de assassinar a ex-companheira, Conceição Moreira da Silva, de 31 anos, com aproximadamente 16 golpes de faca, em Chapada dos Guimarães.
Informações preliminares repassadas à reportagem indicam que Joilson estava sozinho na cela quando foi localizado. Ainda não há confirmação oficial sobre a causa da morte nem sobre as circunstâncias em que o corpo foi encontrado. A hipótese inicial de que não houve participação de outras pessoas depende de apuração e não foi confirmada.
As autoridades deverão realizar perícia médico-legal e examinar registros da unidade prisional para esclarecer o horário e a causa do óbito, além das condições em que o detento permaneceu sob custódia do Estado.
Joilson estava preso desde a noite de 10 de outubro, quando foi detido após a morte de Conceição. O feminicídio ocorreu por volta das 21h, na Rua do Ipê, nas proximidades da Mercearia Azevedo, no bairro São Sebastião, em Chapada dos Guimarães, a cerca de 65 quilômetros de Cuiabá.
Segundo os registros policiais, Conceição havia saído do trabalho em um supermercado e seguia de bicicleta para uma pizzaria quando foi surpreendida pelo ex-companheiro. Ele teria aguardado a passagem dela e iniciado o ataque em via pública. A vítima foi derrubada e atingida por aproximadamente 16 golpes de faca.
A Polícia Militar foi acionada pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), após testemunhas relatarem que uma mulher era atacada com uma arma branca. Quando os policiais chegaram, encontraram o suspeito contido por moradores. Joilson tinha ferimentos pelo corpo e um corte na cabeça, atribuídos à reação de pessoas que presenciaram o ataque. A faca indicada como instrumento do crime foi apreendida.
Socorrida por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Conceição foi encaminhada para atendimento médico, mas morreu em decorrência da gravidade dos ferimentos. O caso foi registrado no boletim de ocorrência nº 2026.343185 e passou a ser investigado pela Polícia Civil como feminicídio.
Vítima havia denunciado ameaças
Conceição havia procurado as autoridades para denunciar ameaças do ex-companheiro. Em 28 de setembro, 12 dias antes de ser morta, obteve uma medida protetiva de urgência após relatar episódios de violência e intimidação.
De acordo com informações divulgadas sobre o procedimento policial, ela havia voltado à residência onde morava com Joilson para buscar pertences, acompanhada de dois irmãos. Na ocasião, ele teria se armado com uma faca e ameaçado a mulher. Os familiares intervieram, e ela não foi atingida.
Depois do episódio, Conceição registrou denúncia por ameaça no contexto de violência doméstica. O procedimento apontava risco grave à integridade da vítima. Informações levantadas durante a investigação indicaram que o suspeito não aceitava o fim do relacionamento e perseguia a ex-companheira.
Mãe de três filhos, Conceição teve a morte lamentada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Chapada dos Guimarães, que também questionou a efetividade da proteção oferecida após as denúncias.
Prisão preventiva
Joilson foi preso em flagrante em 10 de outubro. No dia seguinte, durante audiência de custódia, o juiz plantonista André Barbosa Guanaes Simões converteu a prisão em flagrante em preventiva. A medida manteve o acusado sob custódia enquanto avançavam os procedimentos judiciais, mas não representava condenação definitiva.
Com a confirmação formal da morte, a Justiça poderá reconhecer a extinção da punibilidade de Joilson, nos termos do artigo 107, inciso I, do Código Penal. A morte do acusado não impede a apuração de eventuais responsabilidades de outras pessoas, caso sejam identificadas.
Até a conclusão dos procedimentos oficiais, a causa da morte de Joilson permanece indeterminada.
-
POLÍCIA6 dias atrásPolícia Militar apreendeu mais de 10,1 toneladas de entorpecentes em 2026
-
JURÍDICO6 dias atrásDerrubar canal com eleitores limita mobilização, dizem especialistas
-
JURÍDICO6 dias atrásTSE manda Meta esclarecer restrições a postagens da campanha de Lula
-
ESPORTES4 dias atrásEstudante da Rede Estadual representa Mato Grosso nas Paralimpíadas Escolares em São Paulo
-
POLÍCIA4 dias atrásPolícia Militar prende quatro homens por tentativa de homicídio em Cuiabá
-
POLÍCIA1 dia atrásPolícia Civil recupera no Pará carretas furtadas de pátio de veículos apreendidos em Confresa
-
POLÍCIA4 dias atrásPolícia Civil prende homem investigado por ameaça contra companheira e posse ilegal de arma de fogo
-
POLÍCIA6 dias atrásPolícia Militar utiliza esporte como ferramenta de transformação social na Baixada Cuiabana


