CUIABÁ

MATO GROSSO

Prazo para professores e estudantes se inscreverem na IV Mostra Científica Steam MT é prorrogado

Publicados

MATO GROSSO

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) prorrogou até 12 de setembro o prazo para professores e estudantes do Ensino Fundamental e Médio se inscreverem na IV Mostra Científica Steam MT 2023. Poderão concorrer projetos relacionados às práticas das áreas de Ciências da Natureza, Matemática, Tecnologias, Engenharias e Arte, por meio das linguagens nas escolas urbanas, do campo, quilombolas e indígenas.

Outra mudança promovida no edital é quanto a avaliação dos projetos, que será realizada no dia 16 de outubro. A seletiva estadual será divulgada no site da Seduc no dia 8 de novembro.

De acordo com a líder da Política de Tecnologia no Ambiente Escolar, Silvana Copceski, a mostra tem por objetivo ampliar o protagonismo estudantil e fortalecer as práticas científicas na era tecnológica e digital.

“Os projetos inscritos devem ser interdisciplinares e estar relacionados com desenvolvimento de robótica, prototipagem rápida, educação 4.0, realidade virtual e aumentada, simulações, entre outros”, explicou.

Outro requisito essencial para que as propostas sejam aprovadas é que tenham uma descrição objetiva dos resultados esperados, além das medições dos impactos gerados na comunidade. Mais uma meta é que todos os trabalhos sejam amplamente divulgados.

“A rede social escolhida para dar visibilidade nesta edição foi o TikTok. Cada vídeo deverá ter, no mínimo, um minuto e, no máximo, três minutos de duração. O tema deverá estar em destaque, assim como a sua abordagem científica”, pontuou Silvana.

Leia Também:  Réu que matou por causa de pen drive é condenado a 16 anos de prisão

Na avaliação do secretário de Estado de Educação, Alan Porto, essa interação dos participantes com a sociedade já se torna um grande exercício científico e social. Ele observa que a prática Steam é uma das metodologias ativas empregadas na educação.

“No ensino tradicional o professor expõe o conteúdo enquanto o aluno anota e absorve passivamente as informações. Na metodologia ativa, os alunos são incentivados a discutir, criar soluções para problemas, interagir, ensinar e aprender uns com os outros. Isso tudo são ferramentas que objetivam otimizar o aprendizado, colocando os estudantes como protagonistas dos seus conhecimentos e no centro do processo de aprendizagem”, completou.

Organização

A mostra está organizada em duas etapas: regional e estadual. As categorias foram divididas em três grupos: Ensino Fundamental Anos Finais (6º ao 9º ano), Ensino Médio e Novo Ensino Médio – Formação Técnica e Profissional-Ensino Médio Técnico ou Profissionalizante.

Na etapa regional, que ocorrerá de agosto a outubro, acontecerá a apreciação dos projetos elaborados e desenvolvidos, podendo ser evento já ocorrido ou em andamento no ano letivo de 2023. Cada escola poderá inscrever quantos projetos quiser em cada categoria, com participação de equipes de no máximo dois estudantes e um professor cada uma.

Leia Também:  Servidores e empregados públicos têm até 30 de junho para realizar a Declaração de Bens e Valores

Para participar da competição, os estudantes devem estar regularmente matriculados na escola, podendo ser de turmas diferentes, desde que na mesma categoria.

Premiações

Os projetos de estudantes classificados na seletiva regional em 1°, 2° e 3° lugar receberão certificados, assim como o professor orientador de cada projeto. Já os classificados na seletiva estadual em 1° lugar receberão um tablet para cada estudante que fizer parte da equipe. Os que ficarem em 2° lugar receberão aparelhos celulares e, em 3° lugar, serão contemplados com fone de ouvido.

Já na seletiva estadual o professor orientador de cada projeto receberá um tablet. A escola também receberá um tablet por cada categoria premiada em 1° lugar. Por fim, o vídeo do projeto postado no TikTok que obter o maior número de visualizações também receberá um tablet para cada estudante da equipe.

Acesse o formulário de inscrição neste link e confira o edital aqui.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Coronel Roveri destaca investimentos e redução de crimes durante passagem pela Sesp-MT

Publicados

em

Reprodução

O coronel César Roveri voltou a destacar, nas redes sociais, ações e resultados relacionados ao período em que esteve à frente da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT).

Em uma publicação no Instagram, Roveri reuniu registros de iniciativas desenvolvidas durante sua gestão e mencionou investimentos no fortalecimento das forças de segurança, uso de tecnologia, integração entre as instituições e estratégias de enfrentamento à criminalidade.

Entre as ações citadas está o programa Vigia Mais MT, que ampliou o uso de câmeras de monitoramento em municípios do Estado. A tecnologia passou a ser utilizada como ferramenta de apoio às forças policiais, além de auxiliar em operações e no monitoramento de áreas estratégicas.

Dados divulgados pela Segurança Pública também apontaram redução em determinados indicadores criminais no período. Em 2024, os roubos de veículos em Mato Grosso registraram queda de 28% em relação ao ano anterior. Os furtos de veículos também apresentaram redução no mesmo intervalo.

Roveri também mencionou investimentos em equipamentos, tecnologia e efetivo como parte das medidas adotadas para reforçar a estrutura da segurança pública estadual.

Leia Também:  Governo inicia obra de acesso para nova ponte sobre o Rio Cuiabá

Cenário eleitoral

A publicação ocorre em meio à movimentação política do coronel, que é cotado para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026.

Apesar do contexto eleitoral, a publicação analisada concentra-se na divulgação de ações e resultados atribuídos ao período em que Roveri comandou a Sesp-MT.

As informações sobre indicadores criminais e resultados apresentados na reportagem têm como base dados divulgados por órgãos públicos e informações atribuídas ao próprio coronel.

A legislação eleitoral estabelece regras para a divulgação de conteúdos relacionados a candidatos e pré-candidatos. A propaganda eleitoral na internet será permitida a partir de 16 de agosto, conforme o calendário das Eleições 2026. Até o início do período permitido, conteúdos jornalísticos devem manter caráter informativo, sem pedido explícito de votos ou elementos que possam caracterizar propaganda eleitoral antecipada.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA