CUIABÁ

MATO GROSSO

Primeira-dama de MT participa da 2ª edição do Mutirão da Cidadania na fronteira

Publicados

MATO GROSSO

A primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, participa, nesta quarta-feira (23.08), da 2ª edição do Mutirão Cidadania realizado em área de fronteira. A ação é promovida pela Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), em parceria com o Grupo Especial de Fronteira (Gefron), com o apoio da Unidade de Ações Sociais e Atenção à Família (Unaf), e parceiros. Os serviços contemplarão a comunidade Aparecida do Distrito Ponta do Aterro, localizada em Vila Bela da Santíssima Trindade.

“Os mutirões de cidadania contemplam a população com diferentes serviços e esses são acessos importantes. Para nós, que temos acesso facilitado, pode parecer coisa muito simples, mas para quem está em locais mais distantes faz uma grande diferença. Essa é a finalidade dos serviços de Assistência Social e Cidadania, tornar a vida do cidadão prática e digna”, destacou a primeira-dama Virginia Mendes.

Serão oferecidos serviços de foto 3×4; 2ª via de documentos; plastificação de documentos; sorteios de brindes; atendimento odontológico e médico.

A comunidade ainda será contemplada com os programas idealizados pela primeira-dama Virginia Mendes, o SER Família Solidário, com 300 cestas de alimentos e kits de higiene e limpeza; 300 filtros de barro; e o Aconchego, com 300 cobertores.

Leia Também:  Ouvidoria Itinerante estará no Distrito de Aguaçu nesta quarta-feira (26)

As ações contam com apoio da Prefeitura Municipal, Politec, Polícia Federal e Receita Federal.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Lúdio altera projeto para garantir licitação no BRT e gratuidade a estudantes e pessoas com deficiência na região metropolitana

Publicados

em

O deputado estadual Lúdio Cabral (PT) articulou a apresentação, na sessão plenária de quarta-feira (17), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), de uma proposta para garantir licitação para operar o Bus Rapid Transit (BRT), e também criar gratuidade a estudantes e pessoas com deficiência no transporte intermunicipal na Baixada Cuiabana.

As mudanças constam no substitutivo nº 4 ao Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 48/2025 , enviado pelo governo do estado para criar o Plano de Mobilidade da Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá. Lúdio conseguiu a assinatura de outros 13 deputados no substitutivo assinado como lideranças partidárias.

“O substitutivo que eu apresento agora retoma o texto original proposto pelo governo, para que seja feita uma licitação para a operação do BRT, e não fique margem para que o contrato seja feito sem licitação. E estamos retomando também o conteúdo de uma emenda anterior, para garantir gratuidade a pessoas com deficiência e a estudantes, respeitando o equilíbrio econômico-financeiro dos contratos. Quero agradecer aos 13 colegas deputados que assinaram o substitutivo para que ele possa tramitar, porque o projeto já passou pela primeira fase de votações, e passa agora pela segunda e última votação”, afirmou Lúdio na tribuna da Assembleia Legislativa.

Leia Também:  Copa 2022: Judiciário funciona em horário alterado nesta sexta (02)

O texto de Lúdio retoma a proposta original do governo e inclui um parágrafo único no artigo nº 14. O novo trecho diz que, na execução do plano de mobilidade da região, “fica assegurada a gratuidade tarifária no transporte público coletivo às pessoas com deficiência, seus acompanhantes e aos estudantes regularmente matriculados na educação básica e superior”. Com o novo substitutivo, o PLC nº 48/2025, que tramita em urgência urgentíssima, deverá ser analisado novamente pela Comissão de Infraestrutura Urbana e de Transporte, e pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação.  

Lúdio havia alertado para diversos problemas no substitutivo nº 3 ao projeto original do governo estadual. Essa versão previa que os “serviços de transporte coletivo e mobilidade urbana na Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá”, como é o caso do BRT, poderia “ser absorvido pelo contrato vigente MIT-1 Categoria Básica, que abrange todos os Municípios da Região Metropolitana”, sem prever licitação.

O “MIT-1 Categoria Básica” é o lote 1 do Mercado Intermunicipal de Transporte de Passageiros (MIT) que abrange a Baixada Cuiabana, ou Região Metropolitana do Vale do Rio Cuiabá, incluindo as linhas de ônibus entre os municípios de Cuiabá, Várzea Grande e Santo Antônio do Leverger.

Leia Também:  Hospital Estadual Santa Casa faz mutirão de exames para medir fluxo de ar dos pulmões de pacientes



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA