CUIABÁ

MATO GROSSO

Agnaldo Santos destaca ação de solidariedade, respeito e aprendizagem com povos indígenas

Publicados

MATO GROSSO

Em mais uma ação da superintendência dos assuntos indígenas da casa civil do estado, que tem a frente Agnaldo Santos com apoio da madrinha dos povos indígenas a primeira dama Virgínea Mendes, junto com SETASC, Defesa Civil, UNAF, a PM e a Secretaria de Assistência Social do município de Juína-MT, foram realizadas a entrega de 500 cestas básicas com kits de higiene e 500 cobertores.

Durante a ação realizada na aldeia Doloykwa/Kotakoynakwa da Etnia Enawênenawê, ouve também a emissão de 149 certidões vitais e a plastificação de 380 documentos, reforçando o acesso aos direitos básicos da população indígena. Essa é mais uma ação liderada por Agnaldo Santos e promovida por programas como o SER Família Indígena, SER família, e SER família Aconchego, todos eles idealizados pela primeira dama do estado.

Os povos indígenas tem recebido cada vez mais dignidade através de tais programas, principalmente às famílias indígenas que se encontram em situações de vulnerabilidade. Com total apoio do Governo de Mato Grosso, especialmente do governador Mauro Mendes, Junto ao comprometimento do então secretário-chefe da Casa Civil Fábio Garcia e a competência do superintendente de assuntos indígenas do estado Agnaldo Santos, todas as ações têm sido um sucesso.

Leia Também:  PM interdita festa promovida por organização criminosa em Campo Verde

Podemos acompanhar essa onda de solidariedade e ação através do perfil @agnaldosantos_mt , que tem se tornado uma ponte a culturas indígenas, turismo, belezas e riquezas que esses povos tem a nos oferecer.

Fotos: Superintendência Indígena do Estado

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

ALMT aprova em 1ª votação projeto que destrava emendas

Publicados

em

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou em primeira votação, na sessão desta quarta-feira (21), o Projeto de Lei nº 546/2026 , de autoria do deputado estadual Gilberto Cattani (PL), que altera a Lei Estadual nº 10.587/2017 para permitir que emendas parlamentares sejam destinadas de forma direta e simplificada às Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) e a outras entidades sem fins lucrativos que atendem pessoas com deficiência.

Pelo texto, as emendas individuais e de bancada poderão ser repassadas por meio de termo de fomento, sem chamamento público quando os recursos forem provenientes de emendas parlamentares, possibilidade já prevista na legislação federal (Lei nº 13.019/2014). A indicação do parlamentar deverá conter a identificação da entidade, a finalidade pública, o valor e o órgão estadual responsável pela execução.

Para Gilberto Cattani, o excesso de burocracia tem dificultado o direcionamento de emendas às instituições e impedido que os recursos cheguem a quem precisa.

“Temos tentado mandar emendas para as Apaes e temos conseguido, mas a burocracia é gigantesca. Muitas vezes a gente tem que mandar para uma secretaria da Prefeitura para que ela faça o repasse, e isso muitas vezes inviabiliza. Existem situações em que as emendas foram, inclusive, devolvidas porque não conseguiram chegar ao destino final”, disse o deputado.

Leia Também:  Círculos de construção de paz podem ser solicitados pela população no portal do TJMT na internet

O projeto também determina que o governo adote um rito simplificado e prioritário, exigindo apenas os documentos indispensáveis. Pendências meramente formais não poderão impedir o andamento do processo, e a entidade deverá receber notificação e prazo para corrigir eventuais falhas, além de orientação do órgão estadual sobre o plano de trabalho, a documentação e a prestação de contas.

Questionado sobre o projeto, o parlamentar reafirmou a importância das associações para os municípios. “As Apaes têm um papel fundamental de acolhimento a pessoas com alguma deficiência, mas também para as famílias dessas pessoas. Nós queremos que elas recebam esse recurso sem burocracia, de forma simples e direta. O nosso projeto faz com que a emenda possa ser direcionada diretamente para a instituição, de maneira muito simplificada. E isso vai trazer um benefício enorme para essas pessoas que precisam das Apaes em todo o estado”.

Os recursos poderão ser utilizados na manutenção das entidades, na aquisição de equipamentos e veículos adaptados, além da realização de obras e reformas. A proposta mantém a exigência de plano de trabalho, fiscalização e prestação de contas. O órgão estadual também não poderá recusar a execução da emenda com base em exigências burocráticas sem amparo legal.

Leia Também:  Seplag realiza cerimônia de encerramento do Acelera Gov.MT com premiação

Na justificativa, o deputado destaca que as Apaes têm papel histórico na assistência, na educação, na habilitação e na inclusão de pessoas com deficiência e que, em muitos municípios mato-grossenses, suprem lacunas na atuação do poder público. Segundo o texto, o excesso de exigências, a demora na análise e a insegurança quanto à execução dificultam a chegada dos recursos às instituições que prestam atendimento.



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA