CUIABÁ

MATO GROSSO

MPMT busca atuação coordenada para enfrentar crimes cibernéticos

Publicados

MATO GROSSO

Equipes do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, Polícia Judiciário Civil, Polícia Federal, Tribunal de Justiça e Ministério Público Federal participam nesta segunda e terça-feira (14 e 15), no auditório da Procuradoria-Geral de Justiça, do Simpósio “Investigação eficiente de crimes cibernéticos – caminhos adequados”. Cerca de 150 profissionais participam presencialmente e virtualmente, por meio da Plataforma Teams, das discussões.

Na abertura dos trabalhos, o coordenador do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) – Escola Institucional do Ministério Público do Estado de Mato Grosso, Antonio Sergio Cordeiro Piedade, enfatizou a importância da atuação coordenada e colaborativa das instituições que lidam diariamente com investigação.

“Precisamos trabalhar no mesmo formato de uma agência, com sintonia fina entre as instituições para enfrentamento às organizações criminosas que, necessariamente, atuam com as modalidades de crimes cibernéticos”, ressaltou o promotor de Justiça.

O coordenador do Centro de Apoio Operacional (CAO) de Combate a Crimes e Ilícitos Cibernéticos, promotor de Justiça Daniel Carvalho Mariano, lembrou que, por não ter fronteiras, o enfrentamento aos crimes cibernéticos exige atualização constante. “É a primeira vez que nos reunimos para discutir esta temática em rede, com a participação de diversas instituições que atuam diariamente com investigação. É um momento muito importante para network e troca de experiências”, comentou.

Leia Também:  Famílias participam do Mutirão Pai Presente em Várzea Grande

Segundo ele, o Centro de Apoio Operacional de Combate a Crimes e Ilícitos Cibernéticos do MPMT disponibilizará esta semana chat, além do Whatsapp, para contato direto e aberto com membros do MPMT e das outras instituições que atuam no enfrentamento às modalidades de crimes cibernéticos.

Na abertura do evento, o  coordenador de Tecnologia da Informação do MPMT, promotor de Justiça José Mariano de Almeida Neto, representou o procurador-geral de Justiça, Deosdete Cruz Júnior. Ele ressaltou a importância do evento, lembrando que os crimes cibernéticos causam por ano prejuízos de mais de sete trilhões de dólares. Afirmou ainda que estas novas modalidades de crimes avançam de maneira veloz e que a legislação ainda está sendo alterada para enfrentamento à nova realidade.

A programação do evento inclui palestras de servidores do Departamento de Tecnologia da Informação e do CAO Ciber do MPMT, da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos (DRCI), do CyberGAECO do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), do TikTok, do Grupo Meta (Facebook, Instagram, WhatsApp e Threads), do Google, da Microsoft e da Uber.

Leia Também:  Governo de Mato Grosso lamenta morte do fotojornalista Maurício Barbant

Fonte: Ministério Público MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Caminhoneiro morre após perder controle de carreta e tombar na BR-364

Publicados

em

Reprodução

Um caminhoneiro morreu após um acidente envolvendo uma carreta na BR-364, em Campo Novo do Parecis (a 402 km de Cuiabá).

A ocorrência foi registrada no trecho da rodovia que liga o município a Tangará da Serra. Conforme as informações preliminares, o motorista seguia pela estrada conduzindo uma carreta Scania R 420, que transportava uma carga de fertilizantes agrícolas, quando perdeu o controle do veículo.

Após sair da pista, a carreta tombou às margens da rodovia. O impacto provocou danos na estrutura do veículo e também comprometeu parte da carga transportada.

Equipes de atendimento foram mobilizadas para prestar socorro, mas o caminhoneiro não resistiu aos ferimentos. Ele ficou preso nas ferragens e teve a morte confirmada ainda no local.

A área do acidente foi isolada para a realização da perícia, que deve apontar as possíveis causas da ocorrência. O corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), onde serão realizados os procedimentos de identificação.

As circunstâncias que levaram o motorista a perder o controle da carreta ainda serão apuradas.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Governo de MT moderniza sala que homenageia ex-governador Garcia Neto
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA