MATO GROSSO
MT aplica R$ 1,1 bilhão em multas ambientais nos primeiros sete meses de 2023
MATO GROSSO
Nesse período, 55,2% das multas foram aplicadas por equipes em campo, que flagraram o desmatamento e impediram o aumento do dano ambiental. Os outros 44,8% das multas foram de modo remoto, utilizando imagens de satélite de alta resolução, que mostram com precisão as áreas antes e depois do desmate ilegal.
No período, foram emitidos 2.596 autos de infração contra infratores, de forma digital, diretamente no Sistema Integrado de Gestão Ambiental de Autuação (SIGA Autuação). Por meio da tecnologia, o trâmite é mais célere, transparente e auditável.
“O Estado está empenhado, com equipes em campo e o aprimoramento contínuo da fiscalização ambiental, com o maior investimento da história nesta ação, de R$ 77 milhões neste ano. Nenhum desmate ilegal passa despercebido pelo nosso monitoramento, e as chances são grandes de alguma equipe estadual ir até o local e apreender máquinas, multar e embargar a área. O crime não compensa em Mato Grosso”, destaca o secretário de Estado de Meio Ambiente em exercício, Alex Marega.
As multas foram aplicadas em parceria pela GPFCD, Coordenadoria de Fiscalização de Flora (CFFL), Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA), regionais da Sema, Batalhão de Emergências Ambientais (BEA), Polícia Militar, Coordenadoria de Fiscalização de Empreendimentos e Coordenadoria de Fiscalização de Fauna (CFFA).
Operação Amazônia
O Governo de Mato Grosso realiza a Operação Amazônia contra crimes ambientais, com equipes em campo e de monitoramento remoto, para responsabilizar os infratores. Quem se deparar com um crime ambiental deve denunciar por meio dos contatos: Policia Militar (190), ouvidoria da Sema (0800 065 3838) ou pelo novo WhatsApp para denúncias (65) 9 8153-0255.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Coronel Roveri destaca investimentos e redução de crimes durante passagem pela Sesp-MT
O coronel César Roveri voltou a destacar, nas redes sociais, ações e resultados relacionados ao período em que esteve à frente da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT).
Em uma publicação no Instagram, Roveri reuniu registros de iniciativas desenvolvidas durante sua gestão e mencionou investimentos no fortalecimento das forças de segurança, uso de tecnologia, integração entre as instituições e estratégias de enfrentamento à criminalidade.
Entre as ações citadas está o programa Vigia Mais MT, que ampliou o uso de câmeras de monitoramento em municípios do Estado. A tecnologia passou a ser utilizada como ferramenta de apoio às forças policiais, além de auxiliar em operações e no monitoramento de áreas estratégicas.
Dados divulgados pela Segurança Pública também apontaram redução em determinados indicadores criminais no período. Em 2024, os roubos de veículos em Mato Grosso registraram queda de 28% em relação ao ano anterior. Os furtos de veículos também apresentaram redução no mesmo intervalo.
Roveri também mencionou investimentos em equipamentos, tecnologia e efetivo como parte das medidas adotadas para reforçar a estrutura da segurança pública estadual.
Cenário eleitoral
A publicação ocorre em meio à movimentação política do coronel, que é cotado para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026.
Apesar do contexto eleitoral, a publicação analisada concentra-se na divulgação de ações e resultados atribuídos ao período em que Roveri comandou a Sesp-MT.
As informações sobre indicadores criminais e resultados apresentados na reportagem têm como base dados divulgados por órgãos públicos e informações atribuídas ao próprio coronel.
A legislação eleitoral estabelece regras para a divulgação de conteúdos relacionados a candidatos e pré-candidatos. A propaganda eleitoral na internet será permitida a partir de 16 de agosto, conforme o calendário das Eleições 2026. Até o início do período permitido, conteúdos jornalísticos devem manter caráter informativo, sem pedido explícito de votos ou elementos que possam caracterizar propaganda eleitoral antecipada.
-
Primavera do Leste7 dias atrásCavalgada da Expo Primavera reúne tradição, cultura e comitivas de toda a região
-
Primavera do Leste4 dias atrásPrefeitura de Primavera do Leste realiza leilão com 40 lotes de veículos, máquinas e sucatas
-
Primavera do Leste5 dias atrásPrimavera do Leste participa de capacitação nacional para fortalecer implantação da Farmácia Viva
-
Sinop5 dias atrásPrefeitura de Sinop inicia atendimentos do CRAS no Alto da Glória nesta quinta-feira (20)
-
Primavera do Leste5 dias atrásPrimavera do Leste realiza primeiro evento dedicado às mães atípicas
-
Sinop5 dias atrásSinop alcança 2º lugar em Mato Grosso e 25º no Brasil entre os maiores exportadores
-
Primavera do Leste2 dias atrásPrefeitura articula com DNIT avanços para acesso a indústrias em Primavera do Leste
-
Rondonópolis2 dias atrásProcon fiscaliza cinema e orienta sobre entrada de alimentos


