CUIABÁ

MATO GROSSO

Presidente recebe moção de aplauso da Câmara de Cuiabá pelo Dia do Advogado e do Magistrado

Publicados

MATO GROSSO

A presidente do Poder Judiciário de Mato Grosso, desembargadora Clarice Claudino da Silva foi homenageada pela Câmara Municipal de Cuiabá, com a entrega da Moção de Aplauso pelo Dia do Advogado, que será comemorado nesta sexta-feira, dia 11 de agosto.
 
No total foram homenageados 109 advogados. A solenidade foi proposta pelo presidente da Câmara de Cuiabá, vereador Chico 2000 e pelo vereador Demilson Nogueira. Celebrado no dia 11 agosto, a data faz referência aos primeiros cursos de Direito criados no Brasil, que foram a Universidade de São Paulo (USP) e a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco, criados em 1827.
 
Em seu pronunciamento, a desembargadora Clarice Claudino mencionou a criação da Faculdade de Direito em Olinda (PE) e da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, que hoje integra a Universidade de São Paulo (USP), e destacou a ascensão profissional conquistada pelas mulheres na Advocacia.
 
“Todas as famílias abastadas na época tinham filho formado em Direito, passa pelos grandes poetas e grandes nomes da política. É uma tradição que até hoje ainda é muito forte. Se fizermos um levantamento entre os homens públicos, o bacharelado em Direito é ainda predominante. Esse cenário tem agora, um componente a mais, que é a ascensão cada vez maior da mulher, tanto na advocacia quanto na política”.
 
A presidente do Judiciário aproveitou para homenagear o trabalho prestado pelos mais de 18 mil magistrados e magistradas brasileiros, que também será comemorado no dia 11 de agosto.
 
“Solenidades como essa fortalecem a categoria e traz ao público nomes que trabalham incessantemente em prol da sociedade. Falo também, não só da advocacia, já que no dia 11 de agosto também é comemorado o Dia do Magistrado, que também são nossos homenageados. Somos 18 mil profissionais no país, e temos sob a nossa responsabilidade nada menos do que 80 milhões de processos, é realmente uma vida de sacrifícios e dedicação extrema, e é por isso que rendo minhas homenagens a todos que compõe o sistema de justiça. Nenhum é mais importante do que o outro, porque se falhar um, os outros todos estarão indo para o mesmo caminho. Que os nossos advogados e advogadas da advocacia pública e privada, magistrados e magistradas de todos os segmentos da magistratura, recebam as nossas homenagens com votos, de que tenhamos cada vez mais claros, os propósitos que nos movem rumo à uma sociedade de paz, de engajamento e de colaboração fraterna”, concluiu a desembargadora.
 
A presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Gisela Cardoso, ressaltou a importância do advogado, que é uma das profissões mais importantes para a sociedade, pois tem a função da pacificação social e por isso está garantida na Constituição Federal.
 
“A importância do advogado na sociedade não pode ser esquecida, não pode ser escondida. Ela deve ser lembrada e celebrada como estamos fazendo aqui hoje. Por isso agradeço a deferência ao vereador Chico e o vereador Demilson por proporcionar a advocacia mato-grossense essa lembrança, essa homenagem e todos estes advogados hoje representam os mais de 33 mil advogados inscritos na OAB/MT”, destacou.
 
“É uma data especial que precisa ser lembrada e a Câmara Municipal de Cuiabá não poderia ficar fora dessa homenagem ao Dia do Advogado. Profissionais que são lembrados, normalmente, quando tem problemas”, disse o presidente da Câmara de Cuiabá, Chico 2000.
 
#Paratodosverem. Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Primeira imagem: desembargadora Clarice está atrás do púpito falando ao microfone. Segunda imagem: desembargadora Clarice Claudino posa para foto. Ao centro, o vereador Chico 2000, acompanhado da presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Gisela Cardoso, o vereador Demilson Nogueira e o procurador da Câmara Municipal, Marcos Antônio de Souza Brito, a direita.
 
Naiara Martins
Coordenadoria de Comunicação da Presidência do TJMT
imprensa@tjmt.jus.br
 
 

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Fase regional dos Jogos Escolares e Estudantis de Seleções Mato-grossenses ocorre em Sorriso
Propaganda

MATO GROSSO

ALMT aprova em 1ª votação projeto que destrava emendas

Publicados

em

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou em primeira votação, na sessão desta quarta-feira (21), o Projeto de Lei nº 546/2026 , de autoria do deputado estadual Gilberto Cattani (PL), que altera a Lei Estadual nº 10.587/2017 para permitir que emendas parlamentares sejam destinadas de forma direta e simplificada às Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) e a outras entidades sem fins lucrativos que atendem pessoas com deficiência.

Pelo texto, as emendas individuais e de bancada poderão ser repassadas por meio de termo de fomento, sem chamamento público quando os recursos forem provenientes de emendas parlamentares, possibilidade já prevista na legislação federal (Lei nº 13.019/2014). A indicação do parlamentar deverá conter a identificação da entidade, a finalidade pública, o valor e o órgão estadual responsável pela execução.

Para Gilberto Cattani, o excesso de burocracia tem dificultado o direcionamento de emendas às instituições e impedido que os recursos cheguem a quem precisa.

“Temos tentado mandar emendas para as Apaes e temos conseguido, mas a burocracia é gigantesca. Muitas vezes a gente tem que mandar para uma secretaria da Prefeitura para que ela faça o repasse, e isso muitas vezes inviabiliza. Existem situações em que as emendas foram, inclusive, devolvidas porque não conseguiram chegar ao destino final”, disse o deputado.

Leia Também:  Corpo de Bombeiros realiza cerimônia de encerramento da 9ª edição do Projeto Social Bombeiros do Futuro

O projeto também determina que o governo adote um rito simplificado e prioritário, exigindo apenas os documentos indispensáveis. Pendências meramente formais não poderão impedir o andamento do processo, e a entidade deverá receber notificação e prazo para corrigir eventuais falhas, além de orientação do órgão estadual sobre o plano de trabalho, a documentação e a prestação de contas.

Questionado sobre o projeto, o parlamentar reafirmou a importância das associações para os municípios. “As Apaes têm um papel fundamental de acolhimento a pessoas com alguma deficiência, mas também para as famílias dessas pessoas. Nós queremos que elas recebam esse recurso sem burocracia, de forma simples e direta. O nosso projeto faz com que a emenda possa ser direcionada diretamente para a instituição, de maneira muito simplificada. E isso vai trazer um benefício enorme para essas pessoas que precisam das Apaes em todo o estado”.

Os recursos poderão ser utilizados na manutenção das entidades, na aquisição de equipamentos e veículos adaptados, além da realização de obras e reformas. A proposta mantém a exigência de plano de trabalho, fiscalização e prestação de contas. O órgão estadual também não poderá recusar a execução da emenda com base em exigências burocráticas sem amparo legal.

Leia Também:  Fase regional dos Jogos Escolares e Estudantis de Seleções Mato-grossenses ocorre em Sorriso

Na justificativa, o deputado destaca que as Apaes têm papel histórico na assistência, na educação, na habilitação e na inclusão de pessoas com deficiência e que, em muitos municípios mato-grossenses, suprem lacunas na atuação do poder público. Segundo o texto, o excesso de exigências, a demora na análise e a insegurança quanto à execução dificultam a chegada dos recursos às instituições que prestam atendimento.



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA