CUIABÁ

Rondonópolis

Prefeitura implanta rede de iluminação pública em canteiro da avenida de acesso ao Alfredo de Castro

Publicados

Rondonópolis

A Prefeitura de Rondonópolis iniciou a implantação da extensão da rede de iluminação pública na nova avenida – MT-383 – que liga a Avenida dos Estudantes, na região do Parque de Exposições Vilmar Perez de Farias, ao bairro Alfredo de Castro. A iluminação será instalada em toda a extensão do canteiro central da avenida, em um trecho de aproximadamente um quilômetro.

A obra é executada pela empresa Eletro Tartare que foi contratada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Sinfra) para o serviço. A previsão é de que a instalação seja concluída nos próximos dias e já garanta mais segurança para quem for visitar o parque de exposições durante da 49º Exposul, que acontece entre os próximos dias 7 (segunda-feira) e 12 (domingo).

A Sinfra destaca que para a implantação da rede de iluminação pública na via estão sendo investidos R$ 597 mil. Ao todo, serão instalados 32 novos postes, com 128 luminárias de led.

A iluminação pública na nova avenida vai garantir mais segurança para pedestres e condutores que utilizam a via, bem como para os moradores da região, que têm na avenida a principal via de acesso entre os bairros e a Avenida dos Estudantes.

Leia Também:  Servidores comemoram data com dia de lazer e mutirão de serviços

Fonte: Prefeitura de Rondonópolis – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Rondonópolis

Número de atividades dispensadas de alvarás ou licenças mais que dobra em Rondonópolis

Publicados

em

O novo decreto municipal, publicado nesta semana pelo prefeito Cláudio Ferreira, que regulamentou a classificação de risco das atividades econômicas em Rondonópolis, com base na Lei da Liberdade Econômica, vem facilitar o licenciamento e a liberação de funcionamento das empresas em âmbito local.

Conforme o decreto, o número de atividades econômicas classificadas de baixo risco (Risco I) passa de 216 para 504 em Rondonópolis. São atividades que poderão iniciar o funcionamento após o registro empresarial, o deferimento da viabilidade de localização e a realização do cadastro fiscal municipal, sem necessidade de obtenção prévia de alvarás ou licenças de funcionamento.

A secretária municipal de Fazenda, Rane Curto, avalia que a ampliação das atividades classificadas como de baixo risco, alinhada ao decreto municipal nº 13.463, de 03 de julho de 2026, representa um avanço importante para o ambiente de negócios em Rondonópolis.

“Ao reduzir a burocracia para atividades que apresentam baixo potencial de risco à saúde, ao meio ambiente e à segurança, o Município cria condições para que pequenos empreendedores iniciem ou ampliem seus negócios com mais rapidez e menor custo, sem abrir mão da responsabilidade e da fiscalização quando necessárias”, ressalta.

Leia Também:  Centro Integrado de Bem-estar Animal de Rondonópolis Osvaldo Pereira Beltramini tem cães e gatos para adoção

As atividades classificadas como de baixo risco e dispensadas de atos públicos prévios de liberação não precisam obter posteriormente um alvará de funcionamento. A dispensa permanece válida enquanto forem mantidas as atividades, as características e as condições que fundamentaram o enquadramento como baixo risco.

Entretanto, Rane Curto observa que essa dispensa não significa ausência de fiscalização. A empresa continua obrigada a cumprir a legislação sanitária, ambiental, urbanística, tributária e de segurança aplicável; a permitir a fiscalização posterior pelos órgãos competentes; e devendo solicitar licenciamento ou alvará caso altere sua atividade para uma classificação de médio ou alto risco, ou deixe de atender aos requisitos legais.

Vale informar ainda que, com a lei nº 14.925, de 09 de julho de 2026, sancionada pelo prefeito e publicada no Diário Oficial desta terça-feira (14), as atividades classificadas como de médio risco (Risco II) passam a ter um aumento de prazo para resolverem a burocracia e obterem o licenciamento definitivo. Nesse caso, o prazo de vigência do Alvará de Localização e Funcionamento Provisório foi ampliado de 60 dias para 180 dias.

Leia Também:  Mostra Cultural divulga trabalhos desenvolvidos por alunos

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA