CUIABÁ

GERAL

Exame para certificação de jovens e adultos chega a mais de 1 milhão de inscritos

Publicados

GERAL

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023 chegou a 1.104.146 participantes inscritos. No dia 27 de agosto, serão aplicadas as provas para o ensino fundamental e médio, em todos os estados e no Distrito Federal, conforme consta no Edital.

Neste ano, o exame contará com novidades, como a inclusão da opção de Cartão-Resposta ampliado para quem tem deficiência visual e a correção diferenciada da redação para pessoas com transtorno do espectro autista.

Do total, 193.572 (17,53%) buscam a certificação para o ensino fundamental e 910.574 (82,47%) para o ensino médio. As mulheres são maioria, com 613.097 (55,53%) participantes. Já o público masculino conta com 491.049 (44,47%) inscritos.

A faixa etária com maior número de inscrição é a de 31 a 59 anos. Ao todo, são 445.158 pessoas com essa idade, o que representa 40,32% do número total de inscritos. Pessoas com idade igual ou maior que 60 anos representam 8.824 inscritos, dos quais 6.540 para certificação no ensino médio e 2.284 para o ensino fundamental. 

Leia Também:  Surto de covid no Brasil deve "acabar" depois do Natal, sugere estudo

Documentação – A menos de um mês para o exame, os participantes devem ficar atentos quanto à documentação exigida para o dia da prova. São considerados documentos válidos para a identificação:

  • Cédulas de Identidade expedidas por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal;
  • Identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, inclusive aqueles reconhecidos como refugiados, em consonância com a Lei nº 9.474, de 22 de julho de 1997;
  • Carteira de Registro Nacional Migratório, de que trata a Lei nº 13.445, de 24 de maio de 2017;
  • Documento Provisório de Registro Nacional Migratório;
  • Identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que por lei tenha validade como documento de identidade;
  • Passaporte;
  • Carteira Nacional de Habilitação, na forma da Lei nº 9.503, de 23 de setembro de 1997;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social emitida após 27 de janeiro de 1997; e
  • Documentos digitais com foto (e-Título, CNH digital e RG digital) apresentados nos respectivos aplicativos oficiais.
Leia Também:  Digital do Bolsa Atleta está em 100% das medalhas brasileiras no Mundial de natação paralímpica

Fonte: Brasil Geral

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

GERAL

Cacique Raoni recebe alta após quase um mês internado em São Paulo

Publicados

em

Reprodução

O cacique Raoni Metuktire, uma das principais lideranças indígenas do Brasil, recebeu alta médica nesta quarta-feira (15), após permanecer cerca de quatro semanas internado em um hospital de São Paulo.

Aos 93 anos, Raoni foi hospitalizado em 19 de junho para tratar uma obstrução intestinal e, durante a internação, também enfrentou um quadro de pneumonia e episódios de hemorragia digestiva, que exigiram acompanhamento médico intensivo.

Segundo a equipe médica, o líder Kayapó apresentou boa evolução clínica e seguirá a recuperação ao lado da família em Peixoto de Azevedo, no norte de Mato Grosso.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Mais de 600 advogados de Sinop participam de evento em apoio a Pedro Paulo e Sgarbi
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA