CUIABÁ

MATO GROSSO

MT Saúde realiza bate-papo online sobre câncer de cabeça e pescoço nesta sexta-feira (28)

Publicados

MATO GROSSO

Com o objetivo de conscientizar os servidores e a população geral sobre a importância da identificação e do diagnóstico precoce do câncer de cabeça e pescoço, doença que pode alcançar 90% de cura se tratada precocemente, o MT Saúde realizará nesta sexta-feira (28.07), às 16h, o bate-papo online “Julho Verde: tumores de cabeça e pescoço”.

O convidado dessa edição é o médico cirurgião de cabeça e pescoço Erik de Freitas Fortes Bustamante, credenciado ao plano MT Saúde pela OncoLog.

O bate-papo com o especialista será transmitido ao vivo pelo canal do convênio no YouTube e pela plataforma Google Meet. Clique aqui para se inscrever. A ação ocorrerá em parceria com a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag-MT).

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima o surgimento de cerca de 40 mil casos novos de cânceres de cabeça e pescoço por ano, no país, para o triênio 2023/2025. Os tumores malignos (câncer) que aparecem na boca, orofaringe, laringe (local onde estão as cordas vocais), nariz, seios nasais, nasofaringe, órbita, pescoço, tireoide, couro cabeludo, pele do rosto e do pescoço são os mais comuns.

Leia Também:  Seplag discute serviços públicos inteligentes para uma sociedade digitalmente conectada à cidadania

Entre os principais fatores de risco para a doença estão o fumo e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, associados à má higiene oral ou má conservação dos dentes, e má alimentação.

Bate-papo MT Saúde

“O bate-papo online do MT Saúde é um projeto assistencial de cuidados, cujo objetivo é alertar os servidores do Estado de Mato Grosso e seus familiares sobre os cuidados à saúde de forma preventiva, levando informação a toda a população”, comentou a presidente do MT Saúde, Misma Thalita dos Anjos.

O projeto ocorre mensalmente, sempre com um assunto do momento abordado por especialistas credenciados à rede de prestadores do plano, e é transmitido ao vivo em seu canal no YouTube. Confira AQUI a playlist de todos os eventos.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

ALMT aprova em 1ª votação projeto que destrava emendas

Publicados

em

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou em primeira votação, na sessão desta quarta-feira (21), o Projeto de Lei nº 546/2026 , de autoria do deputado estadual Gilberto Cattani (PL), que altera a Lei Estadual nº 10.587/2017 para permitir que emendas parlamentares sejam destinadas de forma direta e simplificada às Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) e a outras entidades sem fins lucrativos que atendem pessoas com deficiência.

Pelo texto, as emendas individuais e de bancada poderão ser repassadas por meio de termo de fomento, sem chamamento público quando os recursos forem provenientes de emendas parlamentares, possibilidade já prevista na legislação federal (Lei nº 13.019/2014). A indicação do parlamentar deverá conter a identificação da entidade, a finalidade pública, o valor e o órgão estadual responsável pela execução.

Para Gilberto Cattani, o excesso de burocracia tem dificultado o direcionamento de emendas às instituições e impedido que os recursos cheguem a quem precisa.

“Temos tentado mandar emendas para as Apaes e temos conseguido, mas a burocracia é gigantesca. Muitas vezes a gente tem que mandar para uma secretaria da Prefeitura para que ela faça o repasse, e isso muitas vezes inviabiliza. Existem situações em que as emendas foram, inclusive, devolvidas porque não conseguiram chegar ao destino final”, disse o deputado.

Leia Também:  Polícia Civil cumpre ordens judicias contra empresas suspeitas de fraudes em licitações

O projeto também determina que o governo adote um rito simplificado e prioritário, exigindo apenas os documentos indispensáveis. Pendências meramente formais não poderão impedir o andamento do processo, e a entidade deverá receber notificação e prazo para corrigir eventuais falhas, além de orientação do órgão estadual sobre o plano de trabalho, a documentação e a prestação de contas.

Questionado sobre o projeto, o parlamentar reafirmou a importância das associações para os municípios. “As Apaes têm um papel fundamental de acolhimento a pessoas com alguma deficiência, mas também para as famílias dessas pessoas. Nós queremos que elas recebam esse recurso sem burocracia, de forma simples e direta. O nosso projeto faz com que a emenda possa ser direcionada diretamente para a instituição, de maneira muito simplificada. E isso vai trazer um benefício enorme para essas pessoas que precisam das Apaes em todo o estado”.

Os recursos poderão ser utilizados na manutenção das entidades, na aquisição de equipamentos e veículos adaptados, além da realização de obras e reformas. A proposta mantém a exigência de plano de trabalho, fiscalização e prestação de contas. O órgão estadual também não poderá recusar a execução da emenda com base em exigências burocráticas sem amparo legal.

Leia Também:  Confira pauta da sessão do Plenário Virtual desta semana

Na justificativa, o deputado destaca que as Apaes têm papel histórico na assistência, na educação, na habilitação e na inclusão de pessoas com deficiência e que, em muitos municípios mato-grossenses, suprem lacunas na atuação do poder público. Segundo o texto, o excesso de exigências, a demora na análise e a insegurança quanto à execução dificultam a chegada dos recursos às instituições que prestam atendimento.



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA