CUIABÁ

MATO GROSSO

Aula de robótica educacional é novidade na volta às aulas da Escola Ferreira Mendes

Publicados

MATO GROSSO

Estudantes da Escola Estadual Francisco Alexandre Ferreira Mendes, situada no Bairro Boa Esperança, em Cuiabá, retornaram às salas de aula após as férias escolares de julho com uma atividade, até então, inédita na unidade: a robótica educacional. Nesta semana, no início do programa, que é promovido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), as turmas do 6º e 7º anos de Ensino Fundamental participaram de uma aula inaugural.

Atualmente, o programa está inserido em 102 escolas, impactando mais de 30 mil estudantes com o conhecimento de tecnologias educacionais.

Para o diretor da escola, professor Marlos Menezes, o primeiro dia do semestre letivo foi bastante enriquecedor com as aulas do programa de robótica. “Vimos a empolgação e o brilho nos olhos dos estudantes ao montarem o protótipo. Mais empolgação ainda foi quando o robô fez os primeiros movimentos”.

Segundo ele, se trata de uma atividade que contribui com a aprendizagem de forma muito dinâmica. “Isso vai auxiliar tanto no desenvolvimento da coordenação motora quanto na criatividade. Também, nos conceitos básicos da programação e nos conteúdos da base curricular”, comentou.

Leia Também:  Setasc realiza 5ª reunião da comissão que reúne assistentes sociais do Estado e municípios

As aulas do programa são alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), estimulam o pensamento computacional e o aprimoramento de habilidades e competências importantes para o desenvolvimento humano e tecnológico, por meio de uma metodologia ativa alinhada à abordagem STEAM, que utiliza os conjuntos educacionais da LEGO® Education.

A estudante Suzane Fernanda, do 6º ano, contou que adorou a aula. “Achei a aula muito legal, porque a gente trabalhou em grupo. Também aprendi a usar o tablet, mas gostei mais ainda de ver cada pecinha se encaixando e formando o robozinho”, comentou.

Também do 6º ano, o estudante Felipe Anzil, conseguiu enxergar o futuro com as aulas de robótica. “Gostei muito. É bom aprender desde cedo a montar e a estudar um robô. No futuro, se eu quiser seguir nessa profissão gostaria de ser programador”, comentou o estudante.

Os professores Valcir Borges e Patrícia Tiene Fujimura, acompanharam a aula, juntamente com a orientadora do programa SIMROBÓTICA® Jucineia Serenata. “Com o programa, os estudantes aprendem muito mais do que tecnologia. Eles têm a oportunidade de desenvolver competências e habilidades essenciais para o seu desenvolvimento pessoal e profissional”, comentou a orientadora.

Leia Também:  Gefron completa 20 anos no combate aos crimes em região de fronteira em Mato Grosso

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

ALMT aprova projetos de apoio à agricultura familiar, saúde e educação em sessão ordinária

Publicados

em

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou, durante sessão ordinária realizada nesta quarta-feira (21), projetos voltados à agricultura familiar, saúde, educação e assistência social. Entre os destaques estão medidas de apoio aos produtores de queijo artesanal e à cadeia do leite.

Uma das principais discussões envolveu o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) nº 5/2026 , de autoria de Gilberto Cattani (PL), que susta os efeitos de decreto do Poder Executivo relacionado à regulamentação de produtos lácteos artesanais. Segundo o parlamentar, as regras dificultam a atividade das pequenas queijarias e aumentam os custos de comercialização.

Em entrevista concedida antes da sessão, Cattani afirmou que a regulamentação promoveu uma redistribuição tributária que estaria “penalizando os artesanais, ou seja, o pequeno produtor, a pequena queijaria, e beneficiando as grandes indústrias”. O líder do governo, Dilmar Dal Bosco (União), chegou a pedir vista da proposta, mas devolveu a matéria durante a sessão, permitindo sua aprovação por unanimidade. Da mesma forma, foi aprovado o PDL nº 1/2026 , também de Cattani, que susta a obrigação de envio mensal de dados sobre produção, industrialização e comercialização por agroindústrias familiares e de pequeno porte. 

O plenário aprovou ainda, em segunda votação, o Projeto de Lei (PL) nº 554/2025 , que altera critérios de representatividade dos produtores na administração do Fundo de Qualidade, Produtividade e Segurança Alimentar do Leite. 

Leia Também:  Pesca é liberada em todos os rios de Mato Grosso a partir desta terça-feira

Por outro lado, foi rejeitado o PL nº 347/2022 , de autoria de Gilberto Cattani, que buscava facilitar o acesso à posse e ao porte de armas de fogo para mulheres vítimas de violência doméstica com medidas protetivas judiciais. Com a rejeição, a proposta segue para arquivamento. A matéria tinha parecer contrário da Comissão de Constituição, Justiça e Redação.

Saúde e educação— Entre as matérias incluídas na ordem do dia, os deputados aprovaram, em primeira votação, o PL nº 336/2026 , de Fábio Tardin (Pode), que garante a oferta de toucas hipotérmicas para reduzir a queda de cabelo de pacientes submetidos à quimioterapia na rede estadual. 

Na área de educação, o plenário aprovou o PL nº 1888/2025 , de Janaina Riva (MDB), que prevê a inclusão da carne suína na merenda escolar, com alternativa para estudantes com restrições alimentares. Foi acatada a Emenda nº 1 à proposta. Os deputados também aprovaram o PL nº 1975/2024 em segunda votação. A proposta institui uma campanha de desconexão das telas digitais, incentivando a redução do uso excessivo de celulares e redes sociais. “O nosso objetivo agora é criar uma campanha de desconexão das telas digitais e reforçar o trabalho que a escola vem fazendo, principalmente nas atividades extracurriculares”, afirmou Silva.

Leia Também:  Gefron completa 20 anos no combate aos crimes em região de fronteira em Mato Grosso

Outras deliberações— Entre os projetos aprovados estão ainda o PL nº 4/2025 (segunda votação), de Eduardo Botelho (União), que institui a Política Estadual de Combate à Fome; o PL nº 619/2026 (primeira votação), de Max Russi (Podemos), que cria o Dia Estadual do Professor Indígena; e o PL nº 175/2025 (segunda votação, nos termos do Substitutivo nº3 ), também de Russi, sobre conectividade em comunidades indígenas e quilombolas.

Também foi aprovado, em primeira votação, o PL nº 1123/2026 , do Executivo, que autoriza a doação à União da Gleba Pelissoli II, em Santa Terezinha, para fins de regularização fundiária. 

Já o PL nº 795/2026 , que autoriza a contratação de empréstimo de R$ 1,5 bilhão junto à Caixa Econômica Federal, foi retirado de pauta a pedido da liderança do governo. Também houve pedido de vista de Wilson Santos (PSD) em proposta que altera a delimitação da Área de Proteção Ambiental (APA) de Chapada dos Guimarães.



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA