CUIABÁ

MATO GROSSO

Seplag realiza lives sobre novas formas de otimizar o serviço público nesta quarta-feira (19)

Publicados

MATO GROSSO

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Mato Grosso (Seplag), por meio do Laboratório Central de Inovação em Práticas Públicas (LabSin), realiza, nesta quarta-feira (19.07), duas lives para os servidores públicos estaduais.

A primeira transmissão ocorre das 9h às 11h com o tema “Pensamento Visual e Inteligência Artificial no Redesenho dos Serviços Públicos”. A segunda abordará o “Prêmio de Eficiência e Inovação em Práticas Públicas”, das 15h às 16h. Ambas serão transmitidas pelo canal do YouTube da Secretaria, com tradução simultânea em libras.

As ações fazem parte do projeto GentInova, vinculado ao Sistema Central de Inovação em Práticas Públicas do Poder Executivo do Estado (Sinova-MT).

A primeira transmissão contará com a participação do representante do Linguagem Simples Lab, de Santa Catarina, Sidan Orafa, e será apresentada pela gerente do LabSin MT, Alessandra Oliveira. O objetivo é trabalhar habilidades de pensamento visual, transformação digital e linguagem simples. Uma das propostas é explorar o conceito do pensamento visual, uma técnica que busca traduzir as ações do Poder Público para a população, tornando-as mais acessíveis.

“A mentalidade artística e criativa é uma forma de criar boas possibilidades de capacitação, estabelecer uma comunicação mais empática e também estreitar a relação entre o governo e a sociedade, o que significa mais transparência e inclusão”, explicou Orafa.

Leia Também:  Escola de Governo oferta 150 vagas para curso que otimiza a gestão organizacional

A segunda live, no período da tarde, contará com as presenças da coordenadora de Intraempreendedorismo de Inovação, Angélica Monteiro, da gestora governamental, Flávia Pimenta, e do superintendente de Governança Digital e Inovação em Práticas Públicas, Washington Silva.

Angélica e Washington estiveram presentes no último episódio do podcast MT Conectado, da Secretaria de Comunicação de Mato Grosso (Secom), disponível no Spotify e YouTube. Na transmissão, eles detalharam os objetivos e as regras da premiação. A live desta semana será um bate-papo e uma forma de sanar eventuais dúvidas dos servidores em relação ao prêmio.

“O prêmio faz parte de uma política que tem o propósito de desenvolver uma cultura fortalecida de empreendedorismo, eficiência e inovação no setor público”, ressaltou Washington, na ocasião.

Prêmio de Eficiência e Inovação

O objetivo do Prêmio é valorizar os servidores e fomentar soluções inovadoras para garantir o melhor atendimento à população. Serão premiadas as dez melhores práticas em cada uma das três categorias estabelecidas: Transformação Digital, Redução de Custos/Melhoria da Receita, Satisfação do Cidadão ou do Servidor. Os interessados poderão fazer a inscrição de forma individual ou em grupos de até cinco integrantes até o dia 31 de agosto, de forma gratuita, no portal do Estado.

Leia Também:  Forças de segurança e 700 alunos da rede estadual vão desfilar no Dia da Independência em Cuiabá

GenteInova

Ciclo de encontros online sobre inovação no setor público que visam promover a disseminação da cultura de inovação no setor público; facilitar a compreensão do servidor sobre o que é intraempreendedorismo e inovação no serviço público; e dar visibilidade a servidores e projetos inovadores. A cada encontro, o GentInova traz um convidado para compartilhar suas experiências, projetos e conhecimento sobre o tema.

Serviço
Live Pensamento Visual e Inteligência Artificial no Redesenho dos Serviços Públicos

Data e hora: 19/07 às 9h
Canais de transmissão: Google Meet e YouTube

Live Prêmio de Eficiência e Inovação em práticas públicas
Data e hora: 19/07 às 15h
Canais de transmissão: Google Meet e YouTube

(Com supervisão de Vitor Hugo Batista)

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Coronel Roveri destaca investimentos e redução de crimes durante passagem pela Sesp-MT

Publicados

em

Reprodução

O coronel César Roveri voltou a destacar, nas redes sociais, ações e resultados relacionados ao período em que esteve à frente da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT).

Em uma publicação no Instagram, Roveri reuniu registros de iniciativas desenvolvidas durante sua gestão e mencionou investimentos no fortalecimento das forças de segurança, uso de tecnologia, integração entre as instituições e estratégias de enfrentamento à criminalidade.

Entre as ações citadas está o programa Vigia Mais MT, que ampliou o uso de câmeras de monitoramento em municípios do Estado. A tecnologia passou a ser utilizada como ferramenta de apoio às forças policiais, além de auxiliar em operações e no monitoramento de áreas estratégicas.

Dados divulgados pela Segurança Pública também apontaram redução em determinados indicadores criminais no período. Em 2024, os roubos de veículos em Mato Grosso registraram queda de 28% em relação ao ano anterior. Os furtos de veículos também apresentaram redução no mesmo intervalo.

Roveri também mencionou investimentos em equipamentos, tecnologia e efetivo como parte das medidas adotadas para reforçar a estrutura da segurança pública estadual.

Leia Também:  Medida cautelar que determinou repasses do Governo à Saúde de Cuiabá será apreciada na sessão desta terça-feira (18)

Cenário eleitoral

A publicação ocorre em meio à movimentação política do coronel, que é cotado para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026.

Apesar do contexto eleitoral, a publicação analisada concentra-se na divulgação de ações e resultados atribuídos ao período em que Roveri comandou a Sesp-MT.

As informações sobre indicadores criminais e resultados apresentados na reportagem têm como base dados divulgados por órgãos públicos e informações atribuídas ao próprio coronel.

A legislação eleitoral estabelece regras para a divulgação de conteúdos relacionados a candidatos e pré-candidatos. A propaganda eleitoral na internet será permitida a partir de 16 de agosto, conforme o calendário das Eleições 2026. Até o início do período permitido, conteúdos jornalísticos devem manter caráter informativo, sem pedido explícito de votos ou elementos que possam caracterizar propaganda eleitoral antecipada.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA