CUIABÁ

MATO GROSSO

Empaer e Seaf promovem Feira da Agricultura Familiar no Festival Internacional de Pesca Esportiva de Cáceres

Publicados

MATO GROSSO

A Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) e a Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf), promovem mais uma edição da Feira Estadual da Agricultura Familiar e Turismo Rural de Mato Grosso (Feaftur). A feira, que terá uma estrutura de 600 metros quadrados com a participação de 50 expositores entre agricultores familiares e comerciantes, acontecerá durante o Festival Internacional de Pesca Esportiva, em Cáceres (212 km de Cuiabá), de 04 a 09 de julho.

Durante os seis dias de evento serão comercializados produtos como doces, licores, queijos, xarope, temperos, derivados da banana (doces, salgados, frita, chips), salames, linguiça, geleias, bolos, pãe, rapaduras, farinhas de vários sabores, café orgânico, mel, própolis, produtos agroecológicos, artesanatos, mudas frutíferas, ornamentais e nativas, fertilizante orgânico, energia solar, pacotes e promoção de trilhas e turismo rural no Estado e outros.

O técnico da Empaer e coordenador do evento, Geraldo Donizeti Lúcio, destaca que está quase tudo pronto para mais uma edição da Feaftur. Ele lembra que a primeira foi durante a Feira Internacional do Turismo do Pantanal, em Cuiabá, no mês de maio.

De acordo com Geraldo, as equipes da Empaer e da Seaf estão trabalhando há semanas para organizar e auxiliar os expositores que representam associações, cooperativas, iniciativas individuais e outras.
“Nesta edição estão participando os municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Nossa Senhora do Livramento, Poconé, Alta Floresta, Porto dos Gaúchos, Brasnorte, Mirassol D´Oeste, Primavera do Leste e Cáceres. São produtos de várias cadeias produtivas que representam muito bem a nossa agricultura familiar”, destaca ele.

Empaer

Leia Também:  Audiências virtuais garantem celeridade e economia para partes que buscam Cejusc de Juína

A equipe da Pesquisa estará expondo um aquário com alevino e peixe. Terá ainda um viveiro de mudas com exemplares florestais, frutíferas e ornamentais, além de máquinas e equipamentos usados nas análises de solos.

Evento | Feira Estadual da Agricultura Familiar e Turismo Rural de Mato Grosso
Data: 04 a 09 de julho, 18h às 23h
Local: Município de Cáceres durante o Festival Internacional de Pesca Esportiva (Fipe)

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

ALMT aprova em 1ª votação projeto que destrava emendas

Publicados

em

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou em primeira votação, na sessão desta quarta-feira (21), o Projeto de Lei nº 546/2026 , de autoria do deputado estadual Gilberto Cattani (PL), que altera a Lei Estadual nº 10.587/2017 para permitir que emendas parlamentares sejam destinadas de forma direta e simplificada às Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) e a outras entidades sem fins lucrativos que atendem pessoas com deficiência.

Pelo texto, as emendas individuais e de bancada poderão ser repassadas por meio de termo de fomento, sem chamamento público quando os recursos forem provenientes de emendas parlamentares, possibilidade já prevista na legislação federal (Lei nº 13.019/2014). A indicação do parlamentar deverá conter a identificação da entidade, a finalidade pública, o valor e o órgão estadual responsável pela execução.

Para Gilberto Cattani, o excesso de burocracia tem dificultado o direcionamento de emendas às instituições e impedido que os recursos cheguem a quem precisa.

“Temos tentado mandar emendas para as Apaes e temos conseguido, mas a burocracia é gigantesca. Muitas vezes a gente tem que mandar para uma secretaria da Prefeitura para que ela faça o repasse, e isso muitas vezes inviabiliza. Existem situações em que as emendas foram, inclusive, devolvidas porque não conseguiram chegar ao destino final”, disse o deputado.

Leia Também:  Estudantes quilombolas da UFMT já podem requerer bolsas de estudo do Governo de MT

O projeto também determina que o governo adote um rito simplificado e prioritário, exigindo apenas os documentos indispensáveis. Pendências meramente formais não poderão impedir o andamento do processo, e a entidade deverá receber notificação e prazo para corrigir eventuais falhas, além de orientação do órgão estadual sobre o plano de trabalho, a documentação e a prestação de contas.

Questionado sobre o projeto, o parlamentar reafirmou a importância das associações para os municípios. “As Apaes têm um papel fundamental de acolhimento a pessoas com alguma deficiência, mas também para as famílias dessas pessoas. Nós queremos que elas recebam esse recurso sem burocracia, de forma simples e direta. O nosso projeto faz com que a emenda possa ser direcionada diretamente para a instituição, de maneira muito simplificada. E isso vai trazer um benefício enorme para essas pessoas que precisam das Apaes em todo o estado”.

Os recursos poderão ser utilizados na manutenção das entidades, na aquisição de equipamentos e veículos adaptados, além da realização de obras e reformas. A proposta mantém a exigência de plano de trabalho, fiscalização e prestação de contas. O órgão estadual também não poderá recusar a execução da emenda com base em exigências burocráticas sem amparo legal.

Leia Também:  Formulário de risco contribui no combate à violência contra a mulher, aponta desembargadora mineira

Na justificativa, o deputado destaca que as Apaes têm papel histórico na assistência, na educação, na habilitação e na inclusão de pessoas com deficiência e que, em muitos municípios mato-grossenses, suprem lacunas na atuação do poder público. Segundo o texto, o excesso de exigências, a demora na análise e a insegurança quanto à execução dificultam a chegada dos recursos às instituições que prestam atendimento.



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA