CUIABÁ

MATO GROSSO

Corregedoria realizará capacitação de Juízes Leigos

Publicados

MATO GROSSO

Com o intuito de compartilhar e atualizar conhecimentos relacionados aos Juizados Especiais do Estado em busca de oferecer melhores serviços à sociedade a Corregedoria-Geral da Justiça de Mato Grosso (CGJ-MT), por meio do Departamento de Apoio aos Juizados Especiais (DAJE) realizará entre os dias 03 a 14 de junho, capacitação virtual de 78 juízes leigos de todo o Estado.
 
O curso, que conta com o apoio do Conselho de Supervisão dos Juizados Especiais (CSJE) do Poder Judiciário e será realizado pela Escola dos Servidores do Poder Judiciário de Mato Grosso, será de 40 horas/aula de atividades desenvolvidas via videoconferência, de segunda a sexta-feira.
 
Segundo a diretora do Daje, Karine Lozich Dias, a capacitação atende às diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “Iremos capacitar os juízes leigos que assumiram agora em junho, além dos juízes leigos que já atuam no Poder Judiciário, mas que não haviam realizado a capacitação. O objetivo é que eles possam ter acesso a mais conhecimento e consequentemente consigam produzir mais”.
 
O conteúdo programático do curso segue as premissas da Resolução nº 174 do CNJ que prevê noções gerais; Direito do Consumidor, Civil, Penal, Administrativo e/ou Constitucional, aplicados nos Juizados Especiais. Ética, Jurisprudência, Técnicas de Conciliação e ainda a parte prática com audiências dos Juizados Especiais e a participação em Debates e Estudos Dirigidos.
 
As aulas serão ministradas pelos juízes: Emerson Luis Pereira Cajango; Cristiane Padim; Antônio Veloso Peleja Júnior; Luis Aparecido Bortolussi Júnior; Cássio Leite de Barros; Érico Duarte; Marcelo Sebastião Prado de Moraes; Gabriela Carina Knaul de Albuquerque e Silva e os servidores: Marcos Girão, Marcela Padovan, Rosivaldo Rodrigues e Deniz Pedrozo de Almeida.
 
Ainda de acordo com Luciana Castrillon da Fonseca Salema, da Gestão de Acompanhamento de Cursos da Escola dos Servidores, as aulas do curso, que serão transmitidas ao vivo via videoconferência, serão gravadas para que elas sejam disponibilizadas via modalidade EaD. “Assim poderemos disponibilizar a capacitação para os próximos juízes leigos credenciados sem necessitar de um número x de juízes para que seja possível realizar o curso. O que facilitará o acesso e ajudará a alcançar melhorias na prestação jurisdicional”, explica.
 
Larissa Klein
Assessor de imprensa CGJ/TJMT

Fonte: Tribunal de Justiça de MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Recursos viabilizados pelo Bapre são usados para fortalecer cooperativa
Propaganda

MATO GROSSO

Ordem Pública e Procon oferecem atendimento no Centro Integrado de Atendimento ao Contribuinte

Publicados

em

A Prefeitura de Cuiabá ampliou o acesso aos serviços públicos com a disponibilização de guichês de atendimento da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp) e do Procon Municipal na nova sede do Centro Integrado de Atendimento ao Contribuinte (CIAC), instalada em frente ao Palácio Alencastro, na região central da capital.

A iniciativa tem como objetivo descentralizar os atendimentos presenciais facilitando o acesso da população aos serviços municipais. Com a nova estrutura, os cidadãos passam a contar com mais um ponto de atendimento além das sedes já existentes dos órgãos.

No espaço destinado ao Procon Municipal, os consumidores podem receber orientações sobre seus direitos, registrar reclamações, consultar o andamento de processos, obter retorno de demandas já protocoladas e realizar o agendamento de audiências de conciliação.

Já os serviços da Secretaria de Ordem Pública, antes concentrados na sede da pasta, localizada na Avenida Érico Preza, nº 1.101, no bairro Jardim Itália, dentro do Parque Tia Nair, também passam a ser oferecidos no CIAC. A medida beneficia principalmente moradores e trabalhadores da região central, que terão acesso facilitado aos protocolos e processos administrativos da secretaria.

Leia Também:  Desembargadora Maria Erotides Kneip participa de Projeto Imersão promovido pelo STJ e STF

Entre os serviços disponíveis estão pedidos de devolução de materiais apreendidos, juntada de documentos, solicitação de cópias de processos, emissão e renovação de Termo de Permissão de Uso (TPU), solicitação de licença especial de eventos, solicitação de autorização de poda de árvore, apresentação de defesa administrativa, cumprimento e contestação de notificações, além de pedidos de desembargo de obras, desinterdição e levantamento de suspensão ou redução de atividades.

Durante o atendimento no CIAC, o cidadão receberá orientações sobre a documentação necessária para o serviço solicitado. Quando o atendimento for realizado por terceiros, será obrigatória a apresentação de procuração assinada pelo interessado, acompanhada de cópia do documento de identificação do procurador.

Além do atendimento presencial, o cidadão pode utilizar o sistema Web Denúncias, disponível no Portal SORP, no endereço https://sorp.cuiaba.mt.gov.br, para comunicar situações que demandem a atuação da fiscalização. Para denúncias de poluição sonora, também está disponível o Disque-Silêncio pelo telefone (65) 99341-3000. O atendimento em regime de plantão ocorre às sextas-feiras e aos sábados, a partir das 22h, e aos domingos, a partir das 19h.

Leia Também:  Programa Verde Novo realiza plantio de mudas de árvores em parceria com empresa Pactus Transportes



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA