CUIABÁ

MATO GROSSO

Suspeito por ameaça é preso pela Polícia Militar com armas de fogo e 159 munições

Publicados

MATO GROSSO

Policiais militares de Campo Novo do Parecis prenderam em flagrante um homem de 45 anos por ameaça e porte ilegal de arma de fogo, na madrugada desta quarta-feira (28.06). Na ação, a PM apreendeu uma pistola, uma espingarda desmontada e 159 munições.

Conforme o boletim de ocorrência, por volta de 00h20, a equipe da 16ª Companhia de PM recebeu denúncias de uma mulher, relatando que teria sido ameaçada por seu marido após uma discussão, durante a noite. Ainda de acordo com a vítima, o suspeito teria dito que lhe mataria caso fosse preso.

De imediato, os policiais militares se deslocaram até o endereço da denúncia e localizaram a vítima, que afirmou que seu marido teria fugido por rumo ignorado, com uma arma de fogo na cintura.

Em diligências, a equipe encontrou o suspeito no bairro Jardim das Palmeiras. Na abordagem, nada de ilícito foi encontrado com o homem, mas questionado sobre a arma de fogo, confessou que teria escondido o objeto próximo de um campo de futebol.

Leia Também:  Governo de MT investe R$ 210 milhões para construção de casas populares

Os policiais foram até o local indicado pelo suspeito e encontraram a arma de fogo, uma pistola de calibre .9mm carregada com nove munições. De volta à residência, a vítima mostrou para a PM o local onde o suspeito guardava diversas munições, sendo apreendidas mais 50 munições de calibre .9mm, 100 munições de calibre .22, além de uma espingarda que estava quebrada.

Diante da situação, o suspeito recebeu voz de prisão em flagrante e foi conduzido para a Delegacia da cidade, com todo o material apreendido, para registro da ocorrência e demais providências.

Disque-denúncia

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190, ou disque-denúncia 0800.065.3939.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

ALMT aprova em 1ª votação projeto que destrava emendas

Publicados

em

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou em primeira votação, na sessão desta quarta-feira (21), o Projeto de Lei nº 546/2026 , de autoria do deputado estadual Gilberto Cattani (PL), que altera a Lei Estadual nº 10.587/2017 para permitir que emendas parlamentares sejam destinadas de forma direta e simplificada às Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) e a outras entidades sem fins lucrativos que atendem pessoas com deficiência.

Pelo texto, as emendas individuais e de bancada poderão ser repassadas por meio de termo de fomento, sem chamamento público quando os recursos forem provenientes de emendas parlamentares, possibilidade já prevista na legislação federal (Lei nº 13.019/2014). A indicação do parlamentar deverá conter a identificação da entidade, a finalidade pública, o valor e o órgão estadual responsável pela execução.

Para Gilberto Cattani, o excesso de burocracia tem dificultado o direcionamento de emendas às instituições e impedido que os recursos cheguem a quem precisa.

“Temos tentado mandar emendas para as Apaes e temos conseguido, mas a burocracia é gigantesca. Muitas vezes a gente tem que mandar para uma secretaria da Prefeitura para que ela faça o repasse, e isso muitas vezes inviabiliza. Existem situações em que as emendas foram, inclusive, devolvidas porque não conseguiram chegar ao destino final”, disse o deputado.

Leia Também:  Comandante-geral dos Bombeiros é o primeiro de MT a assumir presidência de conselho nacional

O projeto também determina que o governo adote um rito simplificado e prioritário, exigindo apenas os documentos indispensáveis. Pendências meramente formais não poderão impedir o andamento do processo, e a entidade deverá receber notificação e prazo para corrigir eventuais falhas, além de orientação do órgão estadual sobre o plano de trabalho, a documentação e a prestação de contas.

Questionado sobre o projeto, o parlamentar reafirmou a importância das associações para os municípios. “As Apaes têm um papel fundamental de acolhimento a pessoas com alguma deficiência, mas também para as famílias dessas pessoas. Nós queremos que elas recebam esse recurso sem burocracia, de forma simples e direta. O nosso projeto faz com que a emenda possa ser direcionada diretamente para a instituição, de maneira muito simplificada. E isso vai trazer um benefício enorme para essas pessoas que precisam das Apaes em todo o estado”.

Os recursos poderão ser utilizados na manutenção das entidades, na aquisição de equipamentos e veículos adaptados, além da realização de obras e reformas. A proposta mantém a exigência de plano de trabalho, fiscalização e prestação de contas. O órgão estadual também não poderá recusar a execução da emenda com base em exigências burocráticas sem amparo legal.

Leia Também:  Investigado por tentativa de feminicídio contra ex-companheira é preso pela Polícia Civil

Na justificativa, o deputado destaca que as Apaes têm papel histórico na assistência, na educação, na habilitação e na inclusão de pessoas com deficiência e que, em muitos municípios mato-grossenses, suprem lacunas na atuação do poder público. Segundo o texto, o excesso de exigências, a demora na análise e a insegurança quanto à execução dificultam a chegada dos recursos às instituições que prestam atendimento.



COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA