CUIABÁ

MATO GROSSO

Seduc realiza a segunda aplicação do Exame Certificador de EJA em unidade prisional

Publicados

MATO GROSSO

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), realiza na próxima segunda-feira (26.05), mais uma etapa do Exame Certificador da Educação de Jovens e Adultos (Certifica Mais), parceria entre a Escola Estadual Gilvan de Souza e a Penitenciária Pública de Porto Alegre do Norte, no interior do Estado.

A ação tem como objetivo conceder a certificação da conclusão dos estudos das etapas do Ensino Fundamental e Médio. A primeira avaliação foi realizada no dia 14 de junho, com a presença da Diretoria Regional de Educação (DRE) Polo de Confresa e do Núcleo de Educação Socioeducativo e Prisional Pública (NESP).

O diretor da Escola Gilvan de Souza, Jhonnathan Rodrigues, explicou que a ação é fundamental para a inclusão. “Nessa primeira etapa, 12 estudantes tiveram a oportunidade de realizar o exame, e puderam testar seu conhecimento. É importante dizer que com essa pequena ação, vai transformar a vida de muitos cidadãos em privação de liberdade, proporcionando assim, à equidade”, pontuou.

Já o diretor da unidade prisional, Raimundo Ferreira Fonseca, ressaltou a implementação do exame no sistema. “Sabemos que as pessoas privadas de liberdade, muitas vezes não tiveram ou não aproveitaram a oportunidade de concluir os estudos. Esta ação impulsiona esse resgate, e possibilita que eles concluam seu ensino e voltem à sociedade com um novo horizonte, um novo futuro”, disse.

Leia Também:  Encontro do TCE-MT aborda importância do orçamento na promoção da igualdade de gênero

O estudante K.S.U., da Escola Estadual Gilvan de Souza, contou que a primeira etapa do exame foi realizada de maneira on-line, utilizando o Chromebook. Para ele, essa metodologia contribui para a sua interação positiva. “Realizar o exame de maneira online é extremamente positivo e importante para obter um resultado satisfatório, as questões ficam mais fáceis e contribuem para o nosso avanço durante esse processo”, disse.

Já A.D.B, da mesma unidade, destacou a chance de poder avançar com os estudos. “É uma oportunidade de se dedicar aos estudos e recomeçar”, disse.

O coordenador de Educação de Jovens e Adultos da Seduc, José Antônio Moreira, disse que a ação proporciona inclusão educacional, e que a oferta do Certifica Mais é mais uma maneira de avançar com a educação em Mato Grosso. Segundo ele, o programa é uma união de esforços que resulta em oportunidades. “Por meio das nossas estratégias e esforços é possível notar uma mobilização intensiva através dos educadores e os profissionais do Sistema Prisional, garantindo e ampliando o direito das pessoas privadas de liberdade à educação”, concluiu.

Leia Também:  Mulheres do município de Cláudia estão usando compostagem como alternativa para produção de adubo orgânico

Na primeira etapa, os estudantes realizaram o exame direcionado às seguintes áreas de conhecimento: Linguagem (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Arte e Educação Física) e Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia). Na segunda etapa, o exame será dirigido às seguintes áreas de conhecimento: Área de humanas (Filosofia, Sociologia, História, Geografia) e área da matemática e suas tecnologias: Matemática.

Sobre o exame

O Exame Certificador de EJA é um programa do Governo do Estado de Mato Grosso, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação, que visa conceder a todo cidadão e cidadã mato-grossense, que não finalizou seus estudos em idade escolar regular, a oportunidade de obter a certificação da Educação Básica. Ao todo, 37 unidades de aplicação do Exame Certificador de EJA estão distribuídas pelo Estado, de acordo com sua localização geográfica.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Coronel Roveri destaca investimentos e redução de crimes durante passagem pela Sesp-MT

Publicados

em

Reprodução

O coronel César Roveri voltou a destacar, nas redes sociais, ações e resultados relacionados ao período em que esteve à frente da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT).

Em uma publicação no Instagram, Roveri reuniu registros de iniciativas desenvolvidas durante sua gestão e mencionou investimentos no fortalecimento das forças de segurança, uso de tecnologia, integração entre as instituições e estratégias de enfrentamento à criminalidade.

Entre as ações citadas está o programa Vigia Mais MT, que ampliou o uso de câmeras de monitoramento em municípios do Estado. A tecnologia passou a ser utilizada como ferramenta de apoio às forças policiais, além de auxiliar em operações e no monitoramento de áreas estratégicas.

Dados divulgados pela Segurança Pública também apontaram redução em determinados indicadores criminais no período. Em 2024, os roubos de veículos em Mato Grosso registraram queda de 28% em relação ao ano anterior. Os furtos de veículos também apresentaram redução no mesmo intervalo.

Roveri também mencionou investimentos em equipamentos, tecnologia e efetivo como parte das medidas adotadas para reforçar a estrutura da segurança pública estadual.

Leia Também:  NEA busca solução pacífica de conflitos em mais de 30 investigações 

Cenário eleitoral

A publicação ocorre em meio à movimentação política do coronel, que é cotado para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026.

Apesar do contexto eleitoral, a publicação analisada concentra-se na divulgação de ações e resultados atribuídos ao período em que Roveri comandou a Sesp-MT.

As informações sobre indicadores criminais e resultados apresentados na reportagem têm como base dados divulgados por órgãos públicos e informações atribuídas ao próprio coronel.

A legislação eleitoral estabelece regras para a divulgação de conteúdos relacionados a candidatos e pré-candidatos. A propaganda eleitoral na internet será permitida a partir de 16 de agosto, conforme o calendário das Eleições 2026. Até o início do período permitido, conteúdos jornalísticos devem manter caráter informativo, sem pedido explícito de votos ou elementos que possam caracterizar propaganda eleitoral antecipada.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA