CUIABÁ
Limpurb alinha acordo para garantir descarte correto de resíduos de construção civil
CUIABÁ
A Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) alinhou um acordo com transportadores de resíduos de construção civil, para o atendimento da demanda referente ao descarte de materiais coletados pelo segmento. A reunião ocorreu nesta quinta-feira (22) e contou com a participação da Associação dos Caçambeiros de Cuiabá e da Câmara Municipal.
Há mais de 15 dias, a Prefeitura de Cuiabá e o Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MPMT) trabalham na construção de uma solução para garantir o descarte seguro de materiais considerados nocivos à saúde pública e ao meio ambiente. Conforme acordado, o Ecoparque Pantanal receberá os resíduos, de forma paliativa, em sua estrutura.
“O Ecoparque, que é o novo aterro sanitário de Cuiabá, já vinha recebendo normalmente outros materiais. O que ainda não era destinado para o local era o gesso que, com esse acordo, poderá ser despejado na unidade, e o amianto, que também há uma condução positiva para validação desse processo”, explica o diretor-geral da Limpurb, Júnior Leite.
Somado a medida paliativa, está agendada para a próxima semana uma nova reunião, visando a resolução definitiva do problema. Também devem participar desse encontro entidades como o MPMT, Câmara Municipal, Assembleia Legislativa, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável e Secretaria de Estado do Meio Ambiente.
De acordo com Júnior Leite, o intuito é trabalhar em conjunto para garantir que todos os materiais sejam descartados em consonância com a legislação ambiental. Segundo ele, em Cuiabá ainda há um índice elevado de despejo irregular em áreas verdes, margens de córregos e terrenos baldios.
“É um trabalho de várias mãos. Estamos todos unidos para resolver o problema e o Município vai entrar com a sua contrapartida. Nesse trabalho também vamos precisar da conscientização da população, daqueles que geram esses resíduos. São produtos nocivos à saúde e que precisam ser separados para que tenham a destinação correta”, pontua Júnior.
Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT
CUIABÁ
Bombeiros militares prestam atendimento a recém-nascido após parto em residência
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) foi acionado na tarde desta quarta-feira (14.1) para atender uma ocorrência de parto em uma residência localizada no bairro Altos da Serra II, em Cuiabá.
A equipe recebeu o chamado por volta das 13h, via Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), e se deslocou prontamente até o endereço informado. Ao chegar ao local, foi constatado que o parto já havia ocorrido.
Os bombeiros militares realizaram os primeiros atendimentos ao recém-nascido, incluindo procedimentos de higienização, avaliação da cavidade oral e das vias aéreas, a fim de descartar possíveis obstruções. Foi constatado choro ativo, sendo realizado o corte do cordão umbilical.
A placenta também foi avaliada para verificar a possível retenção de fragmentos na cavidade uterina, não sendo constatadas intercorrências. Na sequência, o recém-nascido foi entregue à mãe para o início da amamentação.
Após a chegada da equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a mãe e o recém-nascido foram encaminhados a uma unidade de saúde para a avaliação médica necessária.
Orientações
Em casos de trabalho de parto fora de unidades hospitalares, o Corpo de Bombeiros Militar reforça a importância de acionar imediatamente o telefone 193. A rapidez no atendimento é fundamental para garantir a segurança da mãe e do recém-nascido.
Além disso, é essencial manter a calma e oferecer suporte emocional à parturiente, criando um ambiente de tranquilidade, bem como seguir todas as orientações repassadas pela equipe de emergência até a chegada do socorro.
Fonte: CBM/MT
-
Rondonópolis6 dias atrásSemáforos vão ser retirados do cruzamento da Marechal Rondon com a Arnaldo Estevão
-
ENTRETENIMENTO2 dias atrásJuju Salimeni aposta em ensaio impactante e destaca força do autocontrole: ‘Foco’
-
CULTURA5 dias atrásFestival de Documentários “É Tudo Verdade” exibe 75 filmes em SP e RJ
-
ENTRETENIMENTO7 dias atrásSandy celebra aniversário de Junior Lima com declaração emocionante na web
-
Rondonópolis4 dias atrásRondonópolis receberá investimento de mais de R$ 2 bilhões da Cofco
-
ENTRETENIMENTO7 dias atrásJuliana Paes curte viagem romântica com o marido no Japão: ‘Lindos demais!!!’
-
ENTRETENIMENTO6 dias atrásChaiany revela planos de autocuidado após o BBB 26: ‘Isso não é uma questão estética!
-
ENTRETENIMENTO3 dias atrásFilha de Gerson Brenner, Ana Luísa celebra nascimento do filho após morte do pai


