CUIABÁ

CUIABÁ

Câmara realiza audiência pública sobre combate a Hanseníase

Publicados

CUIABÁ

A Câmara Municipal de Cuiabá irá realizar na próxima quinta-feira (22/06), às 14h, uma audiência pública proposta pelo vereador Sargento Vidal (MDB), para debater sobre o alto índice de Hanseníase no Distrito da Guia, em Cuiabá.&nbsp
O objetivo da audiência é conscientizar a população e a classe política sobre a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento da Hanseníase.&nbsp
“Há cerca de um ano estou junto nessa luta contra a hanseníase no Estado, buscando formas de conscientizar a população sobre a doença para que procurem diagnóstico e o tratamento necessário. Logo no início do ano, quando entrei na Comissão de Saúde aqui na Câmara, tenho buscado formas de contribuir com essa luta. Inclusive cheguei a convidar a mestra nesse assunto, professora Closeny que falou bastante sobre a gravidade da doença, relatando que o Distrito da Guia tem um índice muito alto onde há diversas famílias contaminadas, até mesmo criancinhas. Fomos até o Distrito em uma reunião com a comunidade para ouvir deles as necessidades e propus fazer uma audiência pública de forma a conscientizar não somente a população, mas toda a classe política sobre a importância de capacitar os profissionais da Saúde, e orientar a população sobre a doença”, disse ele.&nbsp
O Brasil é o segundo país com maior índice da doença e Mato Grosso ocupa, há 14 anos, o primeiro lugar no país. Diante disso, Vidal sugeriu que a Comissão da Saúde – na qual ele é membro titular – faça uma normativa a nível Municipal sobre a Hanseníase.&nbsp
Para a audiência foram convidados o secretario de Governo Municipal Wilton Coelho a Interventora na Saúde Municipal Danielle Carmona o médico da atenção primária em Saúde de Várzea Grande, Dr. Winston Carlos DA Silva a coordenadora da Rede Hans MT, a professora Closeny Maria Soares Modesto o coordenador do Movimento de Reintegração dos Acometidos pela Hanseníase (Morhan) Núcleo Cuiabá, João Victor Pacheco Fos Kersul de Carvalho o diretor de Comunicação da Rede Hans MT, Jonatan Gabriel da Silva o membro da Rede Hans MT, Sandreli Lopes de Miranda a presidente do Conselho Gestor do Distrito da Guia, Judnalva Ferreira Farias a presidente da Associação do Distrito da Guia, Maria Aparecida Araújo Pinheiro (Cida) o membro da Associação das Pessoas com Doenças Raras de MT, Anderson Barbalho Ribeiro e o advogado Marcione Mendes de Pinho.
Da Assessoria&nbsp

Fonte: Câmara de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Adevair Cabral cobra tapa-buracos e limpeza urbana em 21 indicações
Propaganda

CUIABÁ

PBR volta a Cuiabá após nove anos e reúne milhares no Mato Grosso AgroFestival

Publicados

em

Após nove anos longe de Cuiabá, a Professional Bull Riders (PBR), considerada a maior liga de montaria em touros do mundo, voltou a realizar uma etapa oficial na Capital mato-grossense. A competição foi um dos destaques da abertura do Mato Grosso AgroFestival, realizada nessa sexta-feira (7), no Parque Novo Mato Grosso.

O retorno da PBR levou milhares de fãs do rodeio ao parque e contribuiu para um público de aproximadamente 50 mil pessoas na primeira noite do evento.

A etapa de Cuiabá integra o Campeonato Brasileiro de Montaria em Touros e corresponde à 31ª etapa da temporada nacional. A competição tem premiação de R$ 100 mil e transmissão pelo BandSports, reunindo alguns dos principais competidores do país.

Com a volta da PBR, Mato Grosso retorna ao circuito de uma das principais competições de montaria em touros do mundo.

Evento movimenta economia

Promovido pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, o Mato Grosso AgroFestival segue até domingo (9). A organização estima que o evento movimente aproximadamente R$ 15 milhões na economia da Capital.

Leia Também:  Sine disponibiliza 654 vagas nesta segunda-feira (14); van atende moradores do Santa Terezinha

Além das montarias da PBR, a programação de abertura contou com provas do tradicional Rodeio Cutiano e apresentações musicais, que também contribuíram para o grande público no Parque Novo Mato Grosso.

As competições continuam neste sábado (8), com novas montarias da PBR e do Rodeio Cutiano. As finais estão previstas para domingo (9).

Para o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, o evento reforça a relação da Capital com a cultura do agronegócio e contribui para movimentar diferentes setores da economia.

“Cuiabá não é só uma cidade metropolitana, urbana. É uma cidade que interage com a cultura do agro, com o sertanejo, e traz o rodeio para dentro de casa. Isso fortalece muito a nossa economia. Os hotéis estão lotados, tem gente vendendo, patrocinando. É um grande investimento e Cuiabá só tem a ganhar com isso”, afirmou.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA