POLÍTICA MT
CST de Apoio ao Empreendedorismo recebe presidente da Fapemat
POLÍTICA MT
Em sua terceira reunião de trabalho, realizada na manhã de hoje (19), a Câmara Setorial Temática (CST) de Apoio ao Empreendedorismo e às Micro e Pequenas Empresas recebeu o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), Marcos de Sá Ferreira.
Ferreira falou sobre as parcerias e investimentos para o desenvolvimento da ciência e tecnologia no estado. “Nos últimos quatro anos a Fapemat investiu 60 milhões em pesquisa, inovação e popularização da ciência e bolsas de formação”, destacou. O foco principal, segundo ele, tem sido a aproximação das empresas com as universidades. “O que nós queremos é isso: que as empresas tenham esse centro de inovação também. E as universidades têm esse potencial de contribuir”, afirmou.
Uma das demandas apresentadas ao presidente da Fapemat foi sobre a falta de publicidade dos editais e de orientações para micro e pequenos empreendedores para acesso às parcerias. Para a melhoria, ele afirmou que a instituição está investindo muito no aprimoramento das redes sociais e página da web, mas que o grande diferencial são os agentes de inovação, contratados por meio de seleção pública. Eles atuam na prospecção e acompanhamento dos projetos junto às entidades e empresas.
Quanto aos projetos para este ano, ele adiantou que a Fapemat já trabalha nos editais do programa Inova Amazônia, em parceria com o Sebrae Nacional. A iniciativa visa potencializar o empreendedorismo em biotecnologia na Amazônia, aliada à inovação tecnológica e conservação ambiental. “Nessa edição, cada estado poderá selecionar até 40 projetos que receberão uma bolsa mensal de até R$ 6.400”, explica.
Outro edital previsto para o segundo semestre trata da 3ª edição do Prêmio Inova Mato Grosso, que contemplará 20 empresas de micro, pequeno e médio portes que tenham produtos, serviços ou processos inovadores. “Para este ano o orçamento será de R$ 8,5 milhões, distribuídos em prêmios de 400 mil para fomentar novos projetos tecnológicos e viáveis”, adiantou.
Segundo o presidente da CST, Cléber Ávila Ferreira, a reunião foi muito produtiva e ajudou a esclarecer dúvidas e dar visibilidade ao trabalho da fundação. “A Fapemat faz um brilhante trabalho, mas a comunicação é mais direta com a comunidade acadêmica. Quando falamos de aproximar a Fapemat da iniciativa privada, precisamos pensar de que forma fazer essas informações chegarem mais facilmente aos empreendedores”, afirmou.
Segundo ele, existem diversas empresas com ótimas propostas que podem contribuir com o desenvolvimento da economia, mas que desconhecem os caminhos para obter investimentos que auxiliem no desenvolvimento. “A intenção é que esse espaço da CST contribua para sensibilizar a Fapemat da importância de ir além desse dueto com as universidades e ampliar o diálogo com toda sociedade de uma forma mais ampla”, complementou o Ferreira.
O próximo encontro será no dia 3 de julho, às 10h. Os convidados são a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Ministério de Ciência e Tecnologia e Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Mato Grosso (Seciteci).
Fonte: ALMT – MT
POLÍTICA MT
Max Russi entrega carta com apoio de 18 deputados de MT a Flávio Bolsonaro e reforça mobilização pelo segundo turno; VEJA VÍDEO
Dezoito dos 24 deputados estaduais de Mato Grosso declararam apoio a Flávio Bolsonaro (PL) no segundo turno da eleição presidencial e colocaram suas estruturas políticas à disposição da campanha. A formalização ocorreu nesta quinta-feira (8), em Brasília, com a entrega de uma carta ao candidato pelo presidente da Assembleia Legislativa, Max Russi (Podemos).
Durante o encontro, Flávio agradeceu a adesão e pediu aos parlamentares que mantenham a mobilização no Estado nas próximas semanas. Entre as orientações está a manutenção de pontos de apoio para distribuição de materiais de campanha e atendimento aos eleitores.
A iniciativa havia sido apresentada na quarta-feira (7), durante uma reunião na Assembleia Legislativa. O documento reúne deputados de diferentes siglas e formaliza o apoio suprapartidário articulado em Mato Grosso em torno da candidatura de Flávio.
Ao entregar a carta, Max Russi destacou a presença dos parlamentares em diferentes regiões do Estado e o tamanho da bancada que aderiu ao movimento.
“É um movimento suprapartidário liderado pelo Podemos, que elegeu seis deputados estaduais. Dos 24 deputados, nós temos o apoio de 18 deputados em todas as regiões para dar uma vitória em Mato Grosso”, afirmou.
O presidente da Assembleia também apresentou ao candidato alguns dos deputados que integram o grupo, entre eles Samantha Iris, Alessandra Ferreira e Gilberto Cattani. Max ressaltou ainda o desempenho do Podemos nas eleições, partido que terminou a disputa com a maior bancada estadual.
“Maior bancada lá, seis estaduais e um federal”, disse.
Flávio, por sua vez, pediu que os aliados não interrompam as atividades de campanha, especialmente nas redes sociais, e sugeriu a manutenção de estruturas físicas que possam servir como pontos de distribuição de material.
“Não desmobilizem, nas suas redes sociais principalmente. Eu sei que fisicamente é mais complicado, mas quem quiser também manter alguma coisa em aberto, tem que ser simbólico, onde a gente possa mandar material, onde o nosso eleitor possa buscar o nosso material”, afirmou.
A orientação segue o planejamento anunciado pela frente suprapartidária em Mato Grosso. Republicanos, Podemos, União Progressistas e outras lideranças definiram que comitês, equipes e redes utilizadas durante o primeiro turno serão reaproveitados na segunda etapa da eleição.
A estrutura será utilizada para pedir votos, distribuir materiais e organizar ações de campanha em diferentes municípios mato-grossenses.
A coordenação estadual estabeleceu como objetivo ampliar em pelo menos 100 mil votos a votação de Flávio Bolsonaro no segundo turno em relação ao desempenho obtido na primeira etapa.
-
POLÍTICA MT1 dia atrásMax Russi lidera coletiva de imprensa em apoio a Flávio Bolsonaro
-
POLÍTICA MT17 horas atrásMax Russi anuncia que 18 deputados de MT já apoiam candidatura de Flávio Bolsonaro; VEJA VÍDEO
-
MATO GROSSO1 dia atrásSetasc abre inscrições para sorteio do Camarote dos Autistas no jogo do Cuiabá contra o Avaí
-
POLÍCIA19 horas atrásPolícia Civil prende suspeito e recupera 24 aparelhos de ar-condicionado furtados da administração municipal
-
MATO GROSSO24 horas atrásMT Hemocentro divulga calendário de coletas de sangue para outubro
-
POLÍCIA21 horas atrásPolícia Civil cumpre mandados contra suspeitos de homicídios e tráfico em Diamantino
-
POLÍCIA19 horas atrásPolícia Militar apreende oito armas de fogo, munições e prende dois homens por porte ilegal
-
AGRONEGÓCIO24 horas atrásMato Grosso lidera produção de grãos no Brasil e concentra 59,7% do gergelim nacional


