CUIABÁ

MATO GROSSO

CGE é selecionada para Programa de Eficiência Energética

Publicados

MATO GROSSO

A Controladoria Geral do Estado (CGE-MT), em parceria com a empresa Volt Eficiência Energética e Engenharia, teve seu projeto aprovado no Programa de Eficiência Energética (PEE) da Energisa Mato Grosso, por meio de uma Chamada Pública de Projetos (CPP). O projeto prevê a substituição de lâmpadas convencionais por lâmpadas de LED de maior eficiência energética, além da instalação de um gerador fotovoltaico no prédio da CGE, localizado no Centro Político Administrativo, em Cuiabá (MT).

Ao todo, serão substituídas 1.054 lâmpadas fluorescentes de 32W por lâmpadas de LED de 16W, o que vai proporcionar economia de energia e melhoria nas condições de iluminação dos ambientes da CGE-MT.

O projeto contempla também a instalação de um gerador fotovoltaico de 119,365 KWp conectado à rede elétrica. Essa medida permitirá o aproveitamento da energia solar para a geração de eletricidade, o que reduzirá ainda mais a dependência da CGE-MT da rede convencional de distribuição elétrica.

“Essas melhorias resultarão em uma economia de energia estimada em 220,19 MWh/ano e uma redução de demanda na ponta de 2,55KW, contribuindo com a redução dos gastos com energia e preservação do meio ambiente”, destaca o engenheiro Diego Ferreira, da Volt Eficiência Energética e Engenharia, empresa responsável pela elaboração do projeto para a CGE-MT.

Leia Também:  Indea capacita servidores para padronizar atendimento e fiscalizações em MT

O investimento total será de R$ 603 mil, dos quais R$ 15 mil serão destinados pela CGE-MT como contrapartida, abrangendo custos com materiais e equipamentos, mão de obra, transporte e descarte de materiais. A iniciativa conta com o apoio financeiro da Energisa Mato Grosso, responsável por selecionar e viabilizar os projetos de eficiência energética em parceria com órgãos públicos e entidades privadas.

Além das ações de eficiência energética, serão realizadas capacitações para os servidores da CGE sobre o consumo consciente de energia elétrica. “A intenção é transformá-los em multiplicadores desses conhecimentos, de modo que eles possam disseminar práticas sustentáveis na sociedade, contribuindo assim para a preservação do meio ambiente”, observa a superintendente de Administração Sistêmica da CGE-MT, Roberta de Castro Pinto.

A CGE-MT se inscreveu na Chamada Pública de Projetos da Energisa devido à sua prioridade em promover a sustentabilidade em suas atividades administrativas. Desde 2015, a CGE desenvolve práticas sustentáveis no órgão por meio do Programa Agenda Ambiental na Administração Pública (Programa A3P). Dentre as ações estão a redução do consumo de papel, o descarte consciente de lixo eletrônico e a destinação de papel para reciclagem.

Leia Também:  Quadrilha é detida pela PM por porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas

A previsão é que a instalação das lâmpadas de LED e do gerador fotovoltaico na CGE-MT tenha início em julho de 2023.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

MATO GROSSO

Coronel Roveri destaca investimentos e redução de crimes durante passagem pela Sesp-MT

Publicados

em

Reprodução

O coronel César Roveri voltou a destacar, nas redes sociais, ações e resultados relacionados ao período em que esteve à frente da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp-MT).

Em uma publicação no Instagram, Roveri reuniu registros de iniciativas desenvolvidas durante sua gestão e mencionou investimentos no fortalecimento das forças de segurança, uso de tecnologia, integração entre as instituições e estratégias de enfrentamento à criminalidade.

Entre as ações citadas está o programa Vigia Mais MT, que ampliou o uso de câmeras de monitoramento em municípios do Estado. A tecnologia passou a ser utilizada como ferramenta de apoio às forças policiais, além de auxiliar em operações e no monitoramento de áreas estratégicas.

Dados divulgados pela Segurança Pública também apontaram redução em determinados indicadores criminais no período. Em 2024, os roubos de veículos em Mato Grosso registraram queda de 28% em relação ao ano anterior. Os furtos de veículos também apresentaram redução no mesmo intervalo.

Roveri também mencionou investimentos em equipamentos, tecnologia e efetivo como parte das medidas adotadas para reforçar a estrutura da segurança pública estadual.

Leia Também:  Matrículas nas escolas da Rede Estadual de Ensino continuam abertas

Cenário eleitoral

A publicação ocorre em meio à movimentação política do coronel, que é cotado para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026.

Apesar do contexto eleitoral, a publicação analisada concentra-se na divulgação de ações e resultados atribuídos ao período em que Roveri comandou a Sesp-MT.

As informações sobre indicadores criminais e resultados apresentados na reportagem têm como base dados divulgados por órgãos públicos e informações atribuídas ao próprio coronel.

A legislação eleitoral estabelece regras para a divulgação de conteúdos relacionados a candidatos e pré-candidatos. A propaganda eleitoral na internet será permitida a partir de 16 de agosto, conforme o calendário das Eleições 2026. Até o início do período permitido, conteúdos jornalísticos devem manter caráter informativo, sem pedido explícito de votos ou elementos que possam caracterizar propaganda eleitoral antecipada.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA