CUIABÁ

CUIABÁ

Projeto estimula a leitura na educação infantil e forma novos leitores

Publicados

CUIABÁ

Projeto do Centro Educacional Infantil Cuiabano (CEIC) Santa Clara, localizado no bairro Jardim Leblon, tem como objetivo aprimorar a leitura na educação infantil visando a formação das crianças e criar pequenas e pequenos leitores, que apreciem o contato com os livros de forma prazerosa.

A diretora Rosana Barbosa Gomes Silva e a coordenadora pedagógica Antoniely Vieira Gorski contaram que o espaço, inaugurado na semana passada, já é um sucesso entre as crianças e os pais. “O projeto construído com a participação de todos os profissionais da unidade retoma um hábito tipicamente cuiabano, a utilização da rede, que ao longo dos últimos anos vem se perdendo”, explicou.

A iniciativa precisou de planejamento e cuidados pontuais na instalação. Foram alguns meses de planejamento, cuidados com a estrutura e a escolha do espaço mais adequado para a instalação das redes, confeccionadas por uma das profissionais da unidade e das telas, pintadas por outra servidora. “Escolhemos um lugar aconchegante, com sombra em abundância, que possibilitasse às crianças o contato com o ambiente externo”, destacou Rosana.

Leia Também:  Emanuel Pinheiro assina decreto e garante pagamento da RGA de 3,83% na folha salarial de maio

A unidade atende Maternal e Jardim I e II, um total de 115 crianças, na faixa etária de 1 ano e 1 mês até 3 anos e 11 meses.

O Projeto Redário Literário trabalha as suas práticas pedagógicas alinhadas às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Escola Cuiabana e Rotina Universalizada garantindo não somente o acesso à educação, mas também um ensino de qualidade com experiências grandiosas e humanizadas.

As profissionais contam que o espaço externo da unidade deve ser como uma ampliação da sala de atividades, com oportunidades para o crescimento educacional, para o contato e interação social. “A leitura estimula diferentes habilidades nas crianças. Acreditamos e apoiamos o manuseio dos livros e a contação de histórias como um dos alicerces no desenvolvimento da linguagem, na ampliação do vocabulário, na criatividade e na descoberta do mundo imaginário. Além disso, as redes trazem o aconchego, e a segurança, reproduzindo nas crianças, o colo da mãe”, disse Rosana.

Antoniely destaca que por meio do Projeto são desenvolvidas ações que promovem um ambiente prazeroso, com atitudes de cortesia, de cooperação e autonomia. “Estamos possibilitando a socialização da criança com o adulto e com outras crianças e desenvolvendo habilidades de comunicação e ampliando o vocabulário das crianças. Ouvindo histórias, a criança desenvolve a capacidade de concentração, aprende a lidar com as emoções, desenvolve o gosto pela leitura num ambiente tranquilo e calmo tipicamente cuiabano com mangueiras, artes em tecidos (Bandô) que representam a cultura e os nossos costumes regionais”, ressaltou Antoniely.

Leia Também:  Alunas do 'Qualifica Juventude' apostam em mudança de vida após conclusão dos cursos profissionalizantes

A iniciativa deu tão certo que alguns dos pais já entraram em contato com a unidade, para recriar em suas casas, um redário para leitura.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

CUIABÁ

Prefeitura intensifica fiscalização de ambulantes e trailers irregulares em Cuiabá

Publicados

em

Foto Erlan Aquino

A Prefeitura de Cuiabá realiza nesta quinta-feira (23) mais uma etapa do programa “Ambulantes em Ordem”, com ações de orientação aos comerciantes da Rua 13 de Junho, na região central. O objetivo é manter as calçadas desobstruídas e garantir a circulação de pedestres.

Segundo a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Sorp), a partir desta sexta-feira (24), ambulantes que descumprirem as determinações poderão ter mercadorias apreendidas e sofrer outras sanções administrativas.

A fiscalização também inclui a interdição de trailers irregulares na Avenida dos Trabalhadores, próximos aos bairros Residencial São Carlos e Santa Inês. De acordo com a Prefeitura, os proprietários já haviam sido notificados, e parte das estruturas estava abandonada ou sem funcionamento.

A secretária de Ordem Pública, Juliana Palhares, afirmou que a prioridade é o diálogo, mas destacou que a legislação será cumprida para garantir o ordenamento urbano e a utilização adequada dos espaços públicos.

COMENTE ABAIXO:
Leia Também:  Seminário debaterá a valorização dos autores e escritores cuiabanos
Continue lendo

CUIABÁ

VÁRZEA GRANDE

MATO GROSSO

POLÍCIA

MAIS LIDAS DA SEMANA